Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O príncipe o livro mais controvertido da política universal.

O contexto histórico, político e social desta obra, se confunde com os dias atuais.   A foto mostra o Livro, O Príncipe de Maquiavel.   Para se entender a política atual do país e do mundo é indispensável ler e compreender o pensamento de Maquiavel contido em sua obra esplêndida O Príncipe. Nesta obra de ciências políticas da época o mundo estava em turbulências ideológicas e era necessário alguém de pulso firme, o Príncipe com sabedoria acalmar para conduzir essas inquietudes e aplicar um novo jeito estratégico de agir diante dos fatos. É neste contexto semelhante ao de hoje que esse livro é publicado como certa temeridade de dar certo ou não as teorias descritas que são os fundamentos para o funcionamento de um novo sistema ideológico, diante das mais diversas correntes políticas da sociedade. “O príncipe deve ser flexível, plástico e precisa se adaptar às variadas circunstâncias, sendo parecido com um camaleão. 

Os fumantes do tabaco se matam aos poucos.

A conscientização de reconhecer que o tabagismo é uma enfermidade.

A foto mostra o cachimbo de madeira nobre (Mogno) para as pessoas fumarem o tabaco mais pesado e outras pessoas utilizam para fumar várias outras  drogas ilícitas.
A foto mostra o cachimbo de madeira nobre para fumar tabaco

Quem é fumante precisa se conscientizar de que são doentes, eles necessitam parar de fumar. Para que isso possa acontecer eles precisam admitir sua dependência.  A partir de então, procurar a medicina especializada neste setor da dependência do tabaco.

O percentual de pessoas fumantes dependentes no Brasil atinge números, ainda muito altos, de 9,8%. Este percentual é equivalente a 22 milhões de habitantes que fumam. No entanto, há de ser considerado que em décadas passadas esses números, eram muitíssimos assustadores. 

Todos os fumantes, a cada cigarro queimado, estão a ingerir mais de 4720 substâncias tóxicas do fumo, para o seu organismo. Contudo, entre todas elas, existe a nicotina, que segundo os especialistas da área no tratamento ao tabagismo e em detectar as substâncias tóxicas no corpo, afirmam que está presente no tabaco. Nicotina é “substância, alcaloide, de fórmula C10H14N2, de consistência líquida e incolor, encontrada no tabaco, sendo muito utilizada como inseticida por ser altamente venenosa”.(Fonte: Dicionário Online de Português).


Ela é a principal causadora da dependência química do tabaco. Todos os fumantes desenvolvem ao longo dos anos uma série de doenças e muitas delas são completamente incuráveis. Ainda que se faça tratamentos, poucas pessoas que vivem na dependência do fumo, permanecem com seu sistema imunológico debilitado. A debilitação do sistema imunológico é o caminho para o desenvolvimento dessas doenças perigosas para a vida e muitos vão a óbitos em razão delas. Conheça as principais doenças provenientes do uso contínuo do tabaco. Evidente que existem mais outras enfermidades, que têm relações diretas do uso do fumo. O importante é evitar sempre quaisquer possibilidades de iniciar a entrar neste caminho perigoso comprometedor da saúde e vida de qualidade.

Conheça as substâncias, cancerígenas da fumaça do tabaco.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) existem comprovado 40, substâncias químicas geradoras do Câncer. Os fumantes correm o risco de contrair esta enfermidade principalmente com alto índice de quem não é fumante. Portanto, os apelos de todos os médicos para que as pessoas pararem de fumar, faz todos os sentidos. Contudo, siga os conselhos do seu médico e faça todos os esforços e pare definitivamente. Se nunca fumou, se sinta feliz e evite colocar o primeiro cigarro sob quaisquer motivos ou simples curiosidades. Você só terá a ganhar para a sua qualidade de vida.

Pode se considerar, ser distinto, por não fumar.

Quem nunca fumou pode sim se considerar como o ser humano mais privilegiado do Mundo e certamente nunca entrará neste vício gerador de muitas doenças? O fumante dependente da nicotina, pode sim, correr sérios riscos de ir a óbito, se não procurar ajuda cedo.

O perigo ronda os jovens e adolescentes em razão da curiosidade fatal. Contudo, é importante para os essa turma dessa faixa etária, nunca por curiosidade, na prática, isto é, experimentar o primeiro cigarro pela primeira vez.



No momento em que coloca o primeiro cigarro por influência de amigos da mesma idade, começa então a andar num caminho perigoso, rumo a grandes riscos para a sua saúde. A dependência com o tabaco é um processo lento, contínuo e muito danoso para a saúde e financeira.

A importância dos jovens e adolescentes, viver sem fumar.

O convívio com outras pessoas que já têm o vício de fumar, tem altas possibilidades de seguir com o tabagismo. Os pais e professores precisam orientar essa turminha dessa faixa etária sobre os perigos do fumo. Contudo, orienta-se a não seguir os exemplos das amizades com os jovens fumantes, porque infelizmente, estes já se encontram num caminho perigoso e inclusive para outras drogas ilícitas. As drogas, em geral, causam muitos sofrimentos e dores para eles, mais todos os familiares.

Não é exclusão social, e nem preconceito com usuários é sobretudo, precaução para não seguir o caminho da destruição dos sonhos, dos projetos e até da vida.

Viver em contato com a natureza, e praticar esportes,  pode evitar o vício do tabaco.


Os psiquiatras especializados nesta área, recomendam que os adolescentes procurem fazer amizades com outros jovens que tenham um estilo de vida saudável, de preferência sem nenhum vício. Tenham mais contatos com os pais e com a natureza. Praticar esportes preferidos continuamente. Fazer trilhas nos parques sob o comando dos orientadores e andar de bicicletas nas ciclovias das cidades.

Organizar grupos de jovens para praticar o ciclismo que é um dos esportes saudáveis para todos.

São recomendações importantíssimas e servem para todos os jovens evitarem cair nas drogas a partir do uso do primeiro cigarro. Ame seu pulmão e todo o seu corpo, sobretudo, a sua vida.

Procure evitar, nunca experimentar jogar em seu organismo, mais de quatro mil substâncias químicas venenosas em seu sangue, que levará a dependência e a morte. Viva bem! Viva com saúde, e com qualidade sem usar tabaco e nenhuma droga.

Não é impossível, mas você pode parar de fumar.


A foto mostra o cachimbo de madeira nobre (Pau Ferro) para as pessoas fumarem o tabaco mais pesado e outras pessoas utilizam para fumar várias outras  drogas ilícitas.
A foto mostra o cachimbo de madeira de lei para fumar


Portanto, o vício do tabagismo é uma doença, e todos os fumantes precisam reconhecer a enfermidade e a partir de então, é necessário procurar ajuda especializada para iniciar o tratamento sério. Somente assim, se conseguirá parar de fumar e ter uma vida saudável para respirar com facilidade, sem forçar o pulmão.

Atualmente, existem muitos métodos de desintoxicação da nicotina e as demais substâncias em hospitais e clínicas particulares e públicas especializadas nesta área da dependência do tabaco.

Tudo nesta vida é difícil, mas é necessário haver por parte dos interessados, no caso específico a dependência do cigarro, prosseguir com um tratamento correto nas instituições da saúde especializadas na compulsão  do fumo.

Todavia, cabe ao paciente, decidir pela iniciativa, do tratamento e ganhar um novo estilo de viver bem e com saúde. Tudo isso, tem um preço, mas vale pagar este valor de abandonar e não ser mais escravo da fumaça venenosa do cigarro. Valorize a sua vida e viva mais e com saúde.

Todos podem mudar de vida, não é fácil, mas definitivamente não é impossível, ainda que todos tenham suas fraquezas, mas é necessário levantar a cabeça e focar na meta da libertação do tabaco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade. Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina , artefato antiquíssimo composta sobre duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Um desenho simplório num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal. Este utensílio domestica há muitos anos foram usados no país inteiro até chegar às primeiras transmissões de energia elétrica nas capitais e aos poucos foram se disseminado para o restante do país.