Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

A fábrica da verdade, num mundo de mentiras.

Numa sociedade contaminada com a mentira a verdade é algo raríssimo.

A imagem de fundo azul e caracteres em branco diz: a verdade vencerá.
A imagem diz: a verdade vencerá!
A verdade é este valor preciso e raro de encontrar numa sociedade contemporânea e contaminada pela mentira. Você já imaginou existir um lugar onde houvesse uma fábrica onde se produzisse somente a verdade e pudéssemos comprar ao menos uma fagulha ou sentir o aroma deste valor incalculável.    

Certamente o inventor desse valor subjetivo seria a pessoa mais rica do mundo.  Não somente em dinheiro, mas, sobretudo em retidão, sabedoria, de valores abstratos e caráter que nenhuma moeda vil poderia comprar.

O dono desta inédita invenção talvez, pelo seu valor magnífico, pudesse ter a sabedoria de orientar os sedentos para buscar uma gota da exatidão para serem verdadeiros; desde seu nascimento a sua finitude corpórea.

Se houvesse esta indústria real onde se pudesse todos sentir apenas as fragrâncias da verdade, o mundo seria melhor. As pessoas seriam verdadeiras ao falar, trabalhar, comprar, gerir os bens públicos e particulares. As famílias seriam equilibradas e consequentemente haveria uma sociedade onde se reinaria a fidelidade, honestidade e a paz.

Quem fosse o dono da fábrica da honestidade não poderia vender.

O artífice dessa fábrica inédita não poderia vender a verdade, simplesmente pelo fato de que a perfeição é um valor imaterial. Portanto, não haveria como vender um grama da honestidade, a não ser que o inventor exigisse que todos os sedentos de confiança passassem alguns dias, ou quem sabe algumas horas para ver e seguir seu exemplo concreto, como ser uma   pessoa verdadeira. Apenas poderia ensinar as pessoas serem verdadeiras e se comportarem e viverem na simplesmente na lisura absoluta. Algo impossível para os humanos que carregam em seu íntimo à imperfeição de uma essência pecaminosa que os impedem de atingir a perfeição neste mundo.  

Entretanto, quem fosse à busca da transparência, se conseguisse assimilar este valor pagaria ao autor da fábrica um valor simbólico e começaria a divulgar está boa nova em todos os lugares aonde fosse e por conseguinte, multidões começariam a organizarem em peregrinações para buscar a sinceridade absoluta. E nesta sequência imaginária, haveria multidões e mais multidões para procurar este valor raro e se reportar como verdadeiro.

Nesta continuação o inventor da indústria da verdade se tornaria bilionário e transbordava sabedoria do seu ser visível em seu próprio semblante. Facilmente se contentaria em receber o valor simbólico de gratidão para orientar outras pessoas ao caminho do bem. Somente em função de ter descoberto o caminho verdadeiro e ter compartilhado aos semelhantes a viver de maneira honesta. E assim todos poderiam encontrar a verdade e viver na lisura até seu último suspiro de vida neste mundo.

Você saberia responder o que é a verdade absoluta.

Mas, você sabe o que é a verdade? Até o próprio Cristo foi questionado sobre a verdade, mas Ele é Deus e a própria verdade e não necessitaria responder sobre esta inquirição de um mero mortal. Pois, Ele mesmo é a verdade, bastasse olhar e crer para se contentar da justiça absoluta.  A pergunta é dificílima de responder, mas do ponto de vista humano, porque até o momento ninguém realmente sabe precisamente o que é a verdade em absoluto. 

A polêmica continua sem fim entre os pensadores e os detentores do conhecimento das ciências humanas. As divergências são grandes entre ambas as partes e cada qual define a verdade do seu ponto de vista científico, filosófico e religioso na qual atua.

O mais espantoso é que a mentira sempre procurou sobrepor à verdade. Contudo, a verdade é fato; existe em qualquer circunstância da vida e o melhor ela vencerá a mentira e libertará o homem. Enquanto também a mentira é fato, mas escraviza e condena o homem.  

Mas, vamos ver a origem etimológica do vocábulo verdade. Segundo várias linguísticas, a palavra verdade vem do latim: "veritas" = verdade. Porém, até quanto à origem etimológica há divergências, alguns afirmam que sua origem também vem do grego: "etymon" + "alethéia" = a verdade. É prudente deixar esta polêmica para os peritos dos idiomas antigos.

Hoje o mais assombroso, são os mares de mentiras, nos quais os homens se afundam.

Portanto, infelizmente vivemos em uma sociedade onde as pessoas estão mergulhadas num grande mar de lama da mentira e vivem dia e noite na mentira.

Quando a senhora verdade lhes bate à porta recebe um tremendo sobressalto. Quando a máscara começa a cair tudo que torpe é revelado. Vem à tona o lamaçal das falcatruas, corrupções e muitas e muitas sujeiras que os envergonham ao seu meio em que tais pessoas pousavam de honestas e até moralistas de plantões para os outrem.

Dificilmente se pode dar credibilidade quando as pessoas influentes do mundo falam sobre retidão. Vivemos numa época do ceticismo humano. Mentiram tanto, que a desconfiança tomou o lugar da confiança. Neste ritmo a caminha da humanidade em procurar a fábrica da verdade é uma ilusão pois os mentirosos não suportam a verdade, ela foge deles nunca a encontrará a não ser que as pessoas se envergonhem das mentiras e possam trilhar na vereda de justiça e de uma vida correta.

Quem mente sempre, cada vez mais a verdade foge deles, parece ser algo subjetivo, e a distância aumenta para os homens mentirosos. Todos os homens deveriam se esforçar para viverem retidão. 

Quem vive assim sob as regras da verdade, desde a formação do lar, tem em si princípios inabaláveis que os tornam honesto e feliz. Porquanto a verdade tem o poder de cortar a carne e queimar a consciência de quem praticar a mentira.

Estes se distanciam da verdade, habita no medo de ser atingido pelo poder e rigor da verdade. Um dia as duas realidades opostas se encontrarão e está promovido o embate. A verdade será sempre a vencedora; doa a quem doer.

Em meio às tantas desconfianças ainda existe fagulhas de verdades entre algumas pessoas que fazem disseminar a confiança entre os humanos. Estes não precisam de fábricas da verdade, eles têm suas fábricas que trouxeram das orientações dos seus pais e procuram conservar e repassar este valor para seus filhos. 

Agora que perdeu este valor incomensurável deseja que existisse uma nova fábrica para tentar comprar a qualquer preço à verdade, mas a verdade não se pode comprar, todos tem uma centelha da verdade; basta conservar para nunca faltar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.