Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

O sono noturno é um dos alimentos do cérebro.

A qualidade de vida para todos os seres humanos inicia com uma ótima noite de sono.

A imagem de fundo preto e azul escuro representa as cores da noite e ao centro está escrito: a saúde inicia com uma boa noite de sono.
A imagem diz:a saúde inicia com uma boa noite de sono.
A melhor coisa que existe para o ser humano é viver com qualidade de vida, para isso é fundamental ser dono de um sono equilibrado do começo ao fim. Isto é, desde o momento que iniciar o sono ao despertar. Tão-somente, quando se têm uma noite perfeita de sono, se  faz restabelecer todas as energias gastas durante o dia sobrecarregado de atividades. O nosso cérebro além de ser alimentado através de outros ingredientes produzidos pelo organismo, são levados ao cérebro através do sangue e o oxigênio. O sono perfeito, também faz parte desse alimento natural que nos mantém saudáveis. Quem não dorme bem corre sérios riscos de adquirir facilmente muitas doenças que transtornam a vida para sempre.

É no decorrer do dormir correto que ocorrerá todo o processo orgânico de reestruturação e alimentação do cérebro. Muitas energias são gastas durante um dia exaustivo de trabalho.
Em quaisquer espécies de atividades exercidas sob pressões, atenções e em alguns casos até de conflitos.
Todas as atividades, não fogem à regra e normalmente, elas consomem incalculáveis energias do corpo humano. Tudo o que é gasto de alguma maneira, precisa ser restabelecido e se não ocorrer essa restituição de forma rápida; as consequências começarão a surgir a curto prazo em todo o organismo do homem. No entanto é fundamental dormir com excelência para alimentar corretamente o cérebro.
Entretanto, ao chegar a noite qualquer pessoa e principalmente aquelas que tem uma jornada de trabalho exaustiva estará transformada em puro cansaço e esgotamento. Agora é necessário que se tenha uma ótima noite de sono e que seja realmente ininterruptamente, para estabelecer todas as energias gastas durante o dia de muitas atividades sejam elas braçais ou intelectuais.

O homem no plano físico é perfeito e por isso precisa de um sono perfeito.

Este contínuo ciclo de trabalhar e descansar e vice-versa mostram, como é impressionante a perfeição do corpo humano.  Apenas satisfazer o cérebro com   sono repousante e reparador para se voltar à normalidade.
Essa   perfeição do corpo humano exclusivamente vem mostrar e confirmar quão perfeito é o Criador da criatura humana. Somente Deus que é a perfeição e si mesmo pode criar, outro ser perfeitíssimo tal qual como é o homem em sua estrutura física. Nunca um Ser perfeito poderia criar algo imperfeito; haveria contradição. Contudo, no plano espiritual o homem é imperfeito por que ele mesmo se corrompeu através do pecado, e por isso carrega em sua essência a natureza pecaminosa que deriva todos os males da humanidade. O pecado é a marca da grande luta do homem para se libertar dessa imperfeição, que causam muitos sofrimentos no plano espiritual. Todos os humanos, são os grandes prejudicados multiformes com o peso do pecado que pode vir em formas de vícios que os escravizam a vida inteira, muitos se libertam e outros preferem continuar no sofrimento até o fim.   

O sono é este aspecto perfeito que o Criador presenteou ao homem para que todos tenham forças restituídas durante uma noite de sono. Exclusivamente para continuar a viver e enfrentar o trabalho, desde o período da juventude até a morte.  
Todavia o sono é o alimento natural e especial para o cérebro humano que possa restaurar as forças gastas durante o dia de trabalho. É fundamental respeitar o relógio biológico, regulador do sono para que se tenha saúde e qualidade de vida.

Na contemporaneidade o próprio sistema capitalista conseguiu desregular o relógio biológico do homem.


A imagem mostra o código https na barra de navegação na internet  e identifica que o site é seguro.
O código de https na barra de navegação indica que o site é seguro.
Nos tempos modernos da era digital o relógio natural está todo desregulado em relação ao horário de dormir. O próprio sistema capitalista gerou mecanismos para não parar o crescimento econômico e em contrapartida devolveu aos trabalhadores um sono patológico. Atualmente   muitas pessoas trocam o sono da noite pelo sono do dia que nunca será repousante, igual ao sono da noite. Hoje em dia milhões de pessoas são obrigadas a trabalhar no período noturno para manter a sobrevivência e fazer a economia girar a todo vapor. Além de manter a indústria, o comércio e a economia em pleno funcionamento. Elas geram riquezas para os capitalistas, em troca da venda de suas forças de trabalho com um preço ínfimo e levam junto o seu bem mais precioso o seu repouso noturno.
Nos tempos modernos, enquanto uns dormem outros trabalham para manter o capital girando, mesmo em lesão do bem-estar das pessoas; como por exemplo o sono que é um bem imprescindível para a vida.   
O dormir durante a noite habitualmente gera descanso e saúde. Quem repousa durante o dia sempre terá sono tribulado, não faz o corpo restabelecer plenamente as energias perdidas e não se tem a saúde perfeita para o corpo. Por que o cérebro não recebeu o alimento suficiente e sereno, para restaurar as necessidades da mente.
Atualmente são muitas pessoas na sociedade moderna que sofrem com o transtorno do sono ou insônia que se transforma em patologia crônica.  Essa enfermidade do sono se transforma em patologias crônicas e em vários casos podem ser assintomáticas na maioria do tempo, mas caracterizam-se por eventos agudos perigosos geralmente provocando  muitíssimos indisposições aos pacientes. Muitos fatores contribuem para que a insônia seja realmente a doença da modernidade causadoras de várias outras que prejudicam a saúde de milhões de pessoas. 
Principalmente o homem da era digital, pelo fato de permanecer plugado sem limites na internet, a longo prazo pode gerar sérios perigos para a sua própria saúde sem perceber e quando essa realidade vier átona; poderá causar grandes sofrimentos mentais. 

Além desse fator pode citar uma enorme lista de outras causas da insônia, trabalho noturno exaustivo, preocupações financeiras, dívidas impagáveis, desemprego, problemas de relacionamentos afetivos e conjugais, as separações abruptas dos casamentos, ou perdas de entes queridos de maneiras trágicas, sedentarismo e alimentação diária desregrada. Essa lista de itens ruins para a vida pode sim, contribuírem para desenvolver o transtorno do sono.


Geralmente essas pessoas se não procurarem imediatamente os especialistas do sono poderão; desenvolverem, várias doenças obesidade, ansiedade, irritação, mal humor e depressão. Entre elas a mais preocupante nos dias de hoje é sem dúvida a depressão. Atualmente na era digital, são milhões de pessoas que sofrem de depressão de todas as espécies, a maioria das depressões se desencadeiam através da insuficiência do sono.  Por que o cérebro não descansou o suficiente para se imunizar dessas doenças e proteger o corpo.  

Se perceber que seu sono não está bem, não perca tempo procure ajuda ao seu médico especialista do sono.

A imagem está escrita a palavra insônia.
A imagem está escrita a palavra insônia.
Portanto, se não estiver dormindo bem, não perca tempo, procure o seu médico para diagnosticar os sintomas e as causas da insônia e procurar através da medicina tratamentos eficazes para regular o seu sono.
Não prorrogue essa investigação das noites mal dormidas, mas procure o mais urgente possível corrigir esses transtornos nos hospitais e clínicas especializadas no transtorno do sono. O sono é um bem preciosíssimo da vida de todos os homens e todos necessitam ter noites de sono de qualidade para se obter qualidade de vida. Somente vive bem, quem dorme bem. Então, zele pelo seu sono. Mantenha sempre um horário regular para ir dormir e despertar.
Quando for repousar tenha alguns cuidados básicos. Nunca olhe televisão no quarto, utilize uma luz adequada, nunca luz forte, não ouvir músicas, mas silêncio absoluto. Nunca forçar para dormir e retirar da mente todos os tipos de preocupações, se possível preenche-la com coisas positivas.
Não ultrapasse a hora estabelecida para ir a cama, mantenha sempre o horário de dormir, assim o cérebro começará a se acostumar com o ritmo do horário e certamente ocorrerá de maneira natural um sono repousante e reparador e consequentemente a qualidade de vida.

Comentários

  1. Respostas
    1. Boa noite! A questão das noites mal dormidas na atualidade é uma realidade e afeta milhões de pessoas no mundo inteiro e se convive com uma população doentia em relação a esse sério problema da insônia. Eu conheço muitos amigos e amigas que sofrem de insônia, tudo iniciou após o trabalho noturno e alguns chegaram a ter depressão severa e não mais voltaram a normalidade. Hoje são doentes, vivem a base de antidepressivos e o pior vivem com uma ínfima aposentadoria por invalidez; que hoje em nosso país é dramático para quem depende de um salário de fome desses.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.