Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Faça sua horta caseira tenha hortaliças sem agrotóxicos em sua mesa.

Já imaginou colher hortaliças fresquinhas e sem agrotóxicos para sua família.

A foto mostra lindos tomates cultivados na horta caseira  sem agrotóxicos, mas com adubo orgânico tudo é mais saboroso e excelente para a  saúde.
A foto mostra lindos tomates sem agrotóxicos.
Atualmente com a crise econômica pela qual atravessa o nosso país é importante usar a criatividade para superar parte dessa crise e colher hortaliças saudáveis, orgânicas e fresquinhas da sua pequena horta caseira. É a melhor solução tanto para o bolso quanto para a saúde e o meio ambiente.
Até quem mora em apartamento e em condomínio fechado, pode sim, construir com muita criatividade, sua mini horta, usando alguns vasos de flores e substituí-los por temperinhos verdes, alfaces, couves, cebolinhas de cheiro ou verdes, chás e etc.
Agora quem mora em casas já possui espaços maiores para ampliar a sua horta caseira com uma diversidade de hortaliças, legumes, frutas e raízes tuberosas   que fazem bem para o bolso e principalmente para a saúde. O principal objetivo dessa iniciativa é de se pretender cultivar tudo totalmente de livre dos agrotóxicos, das pesticidas, das fungicidas e dos fertilizantes. Além de outros elementos químicos usados em grandes quantidades desconhecidas; nas hortas comerciais.

Substituir os agrotóxicos e fertilizantes pelas fórmulas caseiras produzirá uma alimentação saudável.

Porém, na sua horta caseira poderás empregar os defensivos, com fórmulas naturais e caseiras para eliminar as pragas. E procurar usar a adubagem da terra, a partir de todo o lixo orgânico, produzido em casa. Em vez de mandar para ser recolhidos pelas empresas públicas e serem descartados nos aterros sanitários. É importante apender sim, reaproveitar o lixo orgânico da casa, na mini, pequena e grande horta caseira. O melhor de tudo é ter a certeza de que as hortaliças, legumes e etc, colhidas serão totalmente orgânicas e com sabores diferenciados daquelas que são compradas nos mercados e feiras livres de todo o país.

Geralmente o que as pessoas compram nos supermercados e feiras estão contaminados por algum tipo de agrotóxico.

A foto mostra um canteiro de plantação de gengibre e está lindo e certamente irá produzir uma boa safra. Será usado em chá e tempero para a culinária.
Linda plantação de gengibre na horta caseira.
Infelizmente os hortifrutigranjeiros, que se compra onerosamente no comércio para o consumo diário, são todas eles contaminadas com pesados agrotóxicos, pesticidas, fungicidas e fertilizantes químicos, todos são prejudiciais a saúde humana e são também contaminadores do meio ambiente. 

Os grandes produtores, produzem na rapidez e velocidade da escala comercial, visando sempre o lucro e não pensam na saúde do povo. No entanto, para atender a demanda eles colocam os aditivos químicos para as plantações agrícolas diversas, crescerem rápidas, em tamanhos grandes e com cores atraentes, que enchem os olhos dos consumidores. Porém, todas elas, contém os mais diversos tipos de agrotóxicos, inseticidas e pesticidas para combater as pragas mais resistentes.
Tem muitos agricultores que respeitam a quantidade mínima a serem aplicadas nas lavouras desses venenos definidos através da (OMS) Organização Mundial da Saúde. 

Contudo, esses venenos quando são pulverizados sobre as hortaliças, legumes e frutas, permanecem resíduos nos alimentos e todos eles causam grandes males a saúde de todos os consumidores. O mais grave são aqueles gananciosos que desrespeitam as normas e aplicam quantidades superiores daquelas toleráveis pela (OMS/ANVISA) e passam desapercebidos pelos fiscais ou quando os próprios fiscais via corrupção deixam passar esses alimentos contaminados para o comércio. É sabido que existem os fiscais idôneos que honram sua missão e profissionalismo e fazem as coisas como manda a lei. Todavia, não se pode ser ingênuos e pensar que todos agem corretamente, mas alguns infelizmente, se corrompem e prejudicam milhões de consumidores no Brasil e no mundo.

A produção dos hortifrutigranjeiros do Brasil é preocupante para a saúde das pessoas.

O Brasil atinge um índice preocupante na contaminação dos hortifrutigranjeiros, a maioria deles são envenenados. Os produtores fazem isso na tentativa de   se livrarem das mais diversas pragas que os assolam as plantações violentamente. Porém, os prejudicados finais são os consumidores. 

Evidentemente, que os órgãos oficiais   mantêm uma rigorosa fiscalização e repressão aos delitos, principalmente naquelas propriedades que produzem as hortaliças, legumes, raízes e frutos em grande escala comercial, mesmo assim, permanecem de maneira invisível os resíduos desses aditivos em todas os hortifrutigranjeiros. 

Quando todos os consumidores   ingerirem estes resquícios de toxinas, a longo prazo as pessoas começam a sentirem sinais de que, algo não está bem com a saúde e consequentemente começará a surgir doenças diversas, que são resultados dessas grandes quantidades de agrotóxicos aplicados e ingeridos na alimentação diária.

Atualmente no Brasil para se obter uma alimentação orgânica é muito complexa.

A foto mostra uma pequena plantação de couve na horta caseira ainda está em fase de crescimento, mas está linda e produzirá muitas folhas saudáveis para uma salada deliciosa.
Uma pequena plantação de couve na horta caseira.
Hoje em dia é muito difícil de se obter uma alimentação cem por cento orgânica por que no Brasil ainda recém está iniciando o cultivo de uma agricultura orgânica e sustentável em pequenas comunidades. Além disso, ainda são muito caros todos os alimentos agrícolas produzidos organicamente. 

Também, existe uma cadeia de produção enorme alimentar, de tudo que chegam à mesa que se contém resíduos de contaminações prejudiciais à saúde. Por que não é somente os hortifrutigranjeiros, mas tem outras coisas que se ingere como os embutidos, os congelados, leite e seus derivados e uma infinidade de outros produtos industrializados que a população compra no supermercado e contém muitas substâncias químicas, como os conservantes, corantes e etc, que contém elementos químicos, prejudiciais à saúde.
É uma realidade complexa e muito difícil de resolver. Só que hoje a população mundial tem mais facilidades de desenvolver doenças diversas, mas algumas delas difíceis de serem curadas ou até irreversíveis.

Então, para amenizar essa realidade dificílima da contemporaneidade é importante que cada pessoa possa fazer a sua parte e comece a colaborar com o mínimo. Contudo, esse mínimo se transforma em máximo quando se pensa em algo relacionado a saúde. As hortas caseiras são ótimas alternativas de comer verduras fresquinhas e saudáveis sem venenos. Já é uma grande oportunidade para todos manterem sua alimentação saudável. 

E mexer com a terra também, faz muito bem a saúde e parece que se descarrega as energias negativas como as tensões, angústias e etc, e alivia a mente.  A natureza faz bem ao ser humano de todas as formas seja para plantar uma flor, hortaliça ou simplesmente retirar os inços das plantas já contribui de maneira grandiosa para a saúde mental de todos.

Quem puder organizar sua horta caseira não perca tempo, somente tem a ganhar e contribuir para a natureza.

Plantação de cebolinhas verdes e já estão floridas são ótimas para temperar sopas e tantos outros pratos que exige os temperinhos verdes.
Uma plantação de cebolinhas verdes que são excelentes para a culinária.
Portanto, quem tiver a oportunidade de cultivar sua minúscula, pequena e grande horta caseira, não perca tempo. Você somente terá a ganhar com sua saúde, com seu bolso e ajudará também na preservação do meio ambiente.
Sabendo desses benefícios sempre procuro organizar a minha pequena horta caseira. E geralmente cultivo algumas hortaliças, legumes e algumas raízes tuberosas que ajudarão na alimentação saudável e diária. E como gosto muito de flores cultivo algumas flores entre elas rosas. Além de alguns tipos de chás de propriedades medicinais, que são excelentes para a saúde.
Ainda assim, é uma grande colaboração para o meio ambiente, e reaproveitar o lixo orgânico para ser um excelente adubo natural. O melhor de tudo é poder, evitar de usar agrotóxicos para exterminar com as pragas, que aparecerão nas plantas de maneira natural. Se todos fizerem assim, contribuirá para a sua própria saúde e a conservação do meio ambiente; certamente a natureza agradece. 🍎🍏🍐🍒🍓🐓

Comentários

  1. Em minha casa meus pais me criaram só com horta caseira ,por questões financeiras
    E agora não me sinto bem comendo com agrotóxicos .
    Quando vou trabalhar no exterior a maioria dos países usam sem agrotóxico e acessível para todos .
    Mas no Brasil produtos sem agrotóxico é muito cato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.