Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

A convivência humana é difícil seja ela real ou virtual.

É complexo a convivência humana no meio real e virtual.

A imagem de fundo vermelho e um circulo na cor azul e caracteres amarelos e branco diz: a convivência humana real e virtual Na web, wide e word.(www).
A convivência humana real e virtual na web,wide e world. 
A convivência humana de maneira genérica seja no âmbito real ou virtual é muitíssimo complexa. Para manter em alto nível as relações humanas, necessariamente exige-se sagaz diplomacia do dirigente de qualquer entidade de caráter social pública ou particular, real ou virtual.
Principalmente, quando se está no comando dos grandes   grupos de humanos de múltiplas e exigências e pensar diversificados.

Não importa a quantidade de pessoas participantes numa determinada comunidade.  O convívio diário e as dificuldades são as mesmas. Porém, o volume dos problemas e as diversificações são proporcionais a relevância do grupo de pessoas participantes.
Quanto maior o grupo também máximo serão os problemas. Então quem estar no controle, necessariamente precisa possuir a sensibilidades e alto grau de habilidades para resolver as mais vaiadas adversidades, sem deixar alguém magoado. É uma arte trabalhar com público diversificado e agradar a todos. Nunca este objetivo será alcançado é totalmente impossível desenvolver uma política de relações humanas, que venha contemplar em absoluto a todos os humanos. A insatisfação sempre estará presente de uma forma ou de outra seja ela minúscula ou enorme, mas sempre permeará no convívio das convivências sociais.

O desafio do líder de um grupo ou comunidade na sociedade real e virtual.

A imagem de fundo preto e caracteres em azul e o simbolo do cadeado e https  mostra a barra de pesquisa. O cadeado sinaliza que o site/blog é seguro.
 A barra de pesquisa na internet segura com https e o cadeado.
Eis aí o grande desafio de quem estará à frente como líder de um certo grupo de pessoas, tanto faz ser a minúscula célula social a família, quanto de médio e grande porte no trabalho, ou de conglomerados de empresas, formadas de pessoas que pensam e agem diferentes. Estas mesmas complexidades de relacionamentos valem tanto para as relações reais quanto para as relações sociais virtuais que ocorrem de maneira virtual na internet. E na atualidade em grande velocidade e escala de pessoas com interesses pertinentes.

Os grupos, as comunidades que são criados virtualmente na web vêm aumentando a passos largos e crescem em todas as áreas sejam simplesmente para a amizade ou para algo sério como os grupos que reivindicam causas sociais e principalmente de trabalhos empresariais. Geralmente, nestes grupos e comunidades virtuais também aparece pessoas de comportamentos difíceis de convivência.
As divergências são permanentes e geralmente são difíceis encontrar soluções entre os membros destas comunidades virtuais que são públicas, privadas e em muitos casos secretas, elas existem nas redes sociais. E tem seus objetivos específicos e quem entra num destes grupos e comunidades já ler as regras, mas com o passar do tempo aquelas normas começam serem desrespeitadas. Aqui se inicia então, os focos de conflitos entre os participantes. Existem muitos casos em que os líderes e moderadores responsáveis esgotam todas as possibilidades de conversações para se resolver uma determinada situação conflituosa. No entanto, quando não ocorre, uma conciliação. A única alternativa é fazer valer energicamente, as normas que regem os grupos e comunidades virtuais.
Imaginem, que ocorrem estes conflitos no campo virtual, agora a situação é muitíssima complexa na vida real. Onde todos convivem permanente e se veem face a face. As situações de conflitos são extremamente superiores e de um grau de complexidade infinitamente difíceis para se chegar a um denominador comum, isto é, a uma solução eficaz sem magoar alguém. Somente isso poderá ocorrer se a criatura que estiver na liderança souber fazer milagres de paz nas relações humanas.

É impossível contentar a todos nos setores de convivência humana real e virtual.

Contentar a todos é uma missão praticamente impossível, por quer esta realidade de desapontamento humano em aceitar as regras sociais vem da essência humana, que é próprio para divergir. Não deixa de ser positivo, por quer são nas divergências respeitosas que brotam novas formas de ver a realidade e o mundo diferente. E não simplesmente permanecer presos as rígidas regras opressoras. São das divergências saudáveis que faz nascer novas maneiras melhores de convivências e de transformações da mesmice. Divergir também é este atributo humano positivo, desde que aponte para uma realidade nova e eficaz.
Quem está na liderança de qualquer grupo social necessariamente precisa ter a mente aberta para novo. Normalmente o novo exclusivamente poderá nascer da discussão e da crítica construtiva. Também é preciso aceitar o pensar diferente de todos membros. Principalmente   daqueles que não acolhem cegamente as normas pré-estabelecidas, simplesmente imposta por uma ou mais pessoas de mente fechada, mas sempre procurar aventurar para o novo e o desconhecido. Estas ações ousadas nascem novas ideias de renovação, produção e convívio melhor entre todos os participantes dos grupos e comunidades reais e virtuais.
Talvez quando todos que estiverem numa liderança e aprender a ouvir a voz do grupo, comunidade real ou virtual começará a encontrar soluções convergentes para contentar quase toda a grande maioria, mas nunca atingirá os 100%  de contentamento. Seria a perfeição e é sabido que perfeição entre os humanos não existe. É fundamental se satisfazer com o máximo alcançado em todo o esforço possível para agradar a todos. Nem Jesus Cristo que é perfeitíssimo conseguiu agradar a todos as pessoas. Agora imaginem os humanos que são imperfeitos nunca conseguirão agradar a todos. Sempre alguém certamente irá entrar na contrariedade de tudo.  O quanto foi realizado com muito esmero, amor e dedicação; pensando sempre no bem comum.

Soluções para manter a convivência em harmonia na realidade e virtual.

A imagem trem 3 círculos entrelaçados e está escrito os algoritmos: world,wide e web que juntos geral o ( www) essa invenção que é a internet mudou as relações humanas.
world,web e wide a invenção que mudou as relações humanas.
Portanto, as relações sociais ou convivências humanas são algo muito sérias e ao mesmo tempo difíceis para se administrar dia a após dia.  Não importa a modalidade e o tamanho do grupo ou comunidade, se é real ou virtual; as complexidades são as mesmas. A melhor tática de conviver em sociedade em ambos os modelos real ou virtual é utilizar ao extremo da diplomacia para procurar sempre o melhor, o entendimento entre as pessoas.
Usar também da sensibilidade e das compreensões e ter a clareza que todos são imperfeitos. Admitir os erros, as imperfeições e fazer que a outra pessoa possa compreender essa situação existencial e na medida do possível procurar a reconciliação de quaisquer fatos que tenham provocado uma dissidência no pequeno ou no grande grupo, comunidade, seja na família ou na empresa ou também na realidade virtual usar as mesmas formas didáticas para manter a reconciliação e a união quando possível entre os membros dos pequenos, médios e grandes grupos ou comunidades.
Todavia, viver em comunhão entre os humanos é uma arte das artes. Principalmente atualmente, onde em algumas sociedades predomina o ódio e a aversão em vez da simpatia das pessoas. Tudo em razão das conjunturas sociais e ideológicas fundamentos que constroem a sociedade e consequentemente as relações sociais. Contudo, em pouco se não houver cuidados especiais são destruídas pela prepotência e o rancor entre as pessoas que participam das comunidades, grupos pequenos ou grandes, reais ou virtuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.