Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

Hábito forçado de arquivar documentos fiscais.

A burocracia força os brasileiros arquivar documentos que servirão de alimentos para as traças.

A imagem mostra vários documentos e notas fiscais para serem arquivadas para evitar problemas futuros.
O hábito forçado de guardar documentos. 

As exigentes leis burocráticas brasileiras forçam a todos a criarem hábitos forçados de arquivar documentos fiscais, serão futuro alimentos dos ácaros e traças. Aparentemente parece ser inútil guardar tantos papéis durante longos períodos nas gavetas e arquivos, mas quem não fazer este ritual ridículo terá terríveis consequências imagináveis e inesperadas posteriormente.

Mesmo que se vive na era da informação digital que transformou o mundo numa aldeia globalizada conectada à internet. No entanto, diante de toda esta parafernália tecnológica atual a impressão que permanece é que tudo é inútil frente às exigências dos burocratas e tecnocratas brasileiros. As pessoas são obrigadas a retrocederem, no tempo quando se refere ao fisco brasileiro. Principalmente no momento de comprovar uma conta quitada no processo de digitalização em muitos casos não é aceitável. É obrigatório apresentar a nota fiscal original. 

Ainda que existam leis que amparam o cidadão de evitar guardar tantos documentos que são verdadeiros hotéis de traças, ácaros, fungos e outros insetos que prejudicam a saúde principalmente das pessoas alérgicas. Em muitas situações não são respeitados.
Infelizmente existem várias outras leis pelas quais, todos as pessoas deverão ter o máximo de cuidado minucioso, para guardar todas essas infinidades de documentos como as notas fiscais em casa, escritório ou com seu contabilista para evitar ter problemas e ser obrigado a pagar a mesma conta novamente. O absurdo é ter que ficar com estes entulhos dependendo do caso por resto da vida. Óbvio que tem aqueles de prazos múltiplos entre 10 a 5 anos para evitar vexames de ser obrigado a pagar a mesma conta novamente sem direito de defesa.

Quantos documentos úteis e inúteis todos são obrigados a guardar.

Alguém já se deu conta de quantos documentos e notas fiscais de todos os tipos guardaram em uma gaveta tudo junto e desorganizado? O grande problema vem depois para fazer uma paciente seleção, do que é necessário guardar em um arquivo bem organizado. Tudo isto para poder fazer comprovação, do que você comprou e do que pagou durante um ano. Há comprovantes que são indispensáveis e que exigem mais atenção principalmente os do imposto de renda que determina que tudo seja devidamente comprovado para evitar cair na malha fina. O leão já está rugindo a nossa porta, para calcular quanto vai levar do nosso patrimônio em pesadas multas.
Também existem documentos de compras e vendas de bens duráveis, as pessoas precisam necessariamente ter muito cuidado e guardá-los em lugar seguro e acessível. Os contratos assinados de compra e venda, as procurações, faturas especiais, todos relacionados à previdência social, seguros, apólice de todas as espécies, escrituras de compra e venda de imóveis todos eles são documentos que merecem cuidados especiais, no momento de arquivá-los.

O que se deve ou não guardar.

Entretanto quais documentos fiscais deveriam serem conservados para evitar problemas e grandes dores de cabeça futuros?  Estes somente terão validade se pagar outra vez e geralmente através de algum descuido ou outros problemas, esta situação pode sim acontecer aí vem grandes problemas. Entre tantos documentos existem aqueles básicos e para maiores informações é melhor consultar seu contador. Os mais comuns são os de dez anos.
O Imposto de Renda, se deve guardar durante cinco anos. Todos os comprovantes de pagamento dos impostos de qualquer natureza, de todas as esferas: municipais, estaduais e federais. Além disso, nunca se pode esquecer das faturas quitadas de telefone, internet, TV por assinatura, luz, água, gás, os planos de saúde, as mensalidades escolares ou cursos superiores, as despesas, os chamados horários de todos os profissionais liberais.
As faturas dos cartões de créditos, financeiras, aluguéis etc. Por tanto, já falei antes que existe em nosso país uma lei que reduz a quantidade de papéis dos arquivos. A lei nº 12. 007/2009, pouco consumidor desconhece e faz pouco uso dela. Esta lei dar direito ao consumidor pedir um recibo de quitação anual das empresas prestadoras de serviço e que deve ser arquivado durante cinco anos. Esta lei é fundamental porque, além de reduzir os espaços em nossos arquivos, a mesma tem uma função ecológica, muitas árvores são preservadas e além disso os componentes químicos que são utilizados para a fabricação do papel nas indústrias de celulose e também as tintas para impressão e todos os gases poluentes que são jogados no meio ambiente, serão reduzidos.
A natureza com certeza agradece e todos nós, que ganhamos mais espaço em nossa casa e desativamos os hotéis dos micro-organismos que prejudicam a nossa saúde respiratória. São medidas sérias que todos devem usufruir pôquer é lei e assim, vamos ganhando qualidade de vida em nosso lar e nos ambientes de trabalho. No entanto, limpem e organizem suas gavetas com muita perícia para não ter problemas futuros.

Comentários

  1. Pois é Cícero, além de sofrermos com a quantidade absurda de impostos que nos cercam, e dos quais não conseguimos escapar, temos que provar que os pagamos. Somos culpados até prova em contrário. Triste isso. Enfim, por muito tempo guardo papéis de tudo que ganho/pago, na esperança de nunca ter de me incomodar comprovando um pagamento que já efetuei.Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo!
      Vivemos num país onde a desonestidade é tanta que somos obrigados por lei guardar esta infinidade de papeis velhos para comprovar o que compramos e pagamos honestamente.Isto se deve a tanta gente desonesta que não cumpre com seus compromissos e para evitar de certas dores de cabeça é melhor fazer como a lei manda para evitarmos dessabores futuros.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.