Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Reunir para relembrar e confraternizar.

Reencontro Memorável entre Amigos da Faculdade Um encontro memorável entre amigos da época acadêmica   A beleza da Serra Gaúcha em um dia de outono, cenário inspirador para o reencontro de amigos que vieram desta região. A vida é tecida por momentos únicos que guardamos no coração como preciosidades. Dentre eles, estão os reencontros com aqueles que caminharam ao nosso lado em etapas marcantes de nossa jornada, como os amigos dos tempos universitários. Esses encontros transcendem o tempo e a distância, renovando laços e reafirmando a importância de celebrar histórias compartilhadas. Foi exatamente isso que aconteceu no inesquecível encontro do dia 21 de abril de 2015, um evento que fortaleceu amizades e trouxe à tona memórias que jamais se apagarão. O reencontro: memórias e novas conexões  No restaurante “Paraíso da Gula”, em Novo Hamburgo-RS, amigos e familiares ...

Os humanos têm relutância para aceitar suas limitações diante do conhecimento.


As limitações humanas são visíveis no conhecimento.

A imagem no formato de livro e capa cor vermelha e branca e caracteres em branco está escrito: o conhecimento e as limitações humanas.
o conhecimento e as limitações humanas.
As limitações humanas existem é uma realidade presente em todos os âmbitos da natureza humana e em especial no aspecto do conhecimento. No entanto são extremamente difíceis de serem aceitas os entraves, principalmente entre aquelas pessoas que cultivam em sua essência a arrogância.

Como é extremamente complexa para os humanos arrogantes, admitirem suas limitações; a relutância é imensa no que tange ao aspecto do saber universal. Muitos se comportam em relação aos seus semelhantes como os senhores do conhecimento e veem os outros como ignorantes, incapazes de aprender ou dominar algum tipo de entendimento sobre algo específico do conhecer genérico.

Você algum dia já se perguntou e de imediato obteve a resposta do quanto é limitado? Porém, muitos humanos mergulhados na arrogância se imaginam serem os donos do saber. Pensam e se consideram os donos do conhecimento mundial. Apenas porque se especializaram em uma ou várias áreas da compreensão ecumênica.

Os arrogantes pensam que são os donos do saber. 


No entanto, enganam-se os arrogantes por que eles não podem conhecer tudo. Pode-se considerar sábio numa área da instrução, mas é leigo na infinidade da sabedoria absoluta. Todos somos aprendizes permanentes, porque a sapiência é infinita. É simplesmente impossível ser sábio em tudo.   Aqui residem sim as limitações humanas e como é difícil as pessoas prepotentes aceitarem esses percalços. Tudo porque eles querem, ser os sabe tudo e os outros os sabe nada.

É triste! Porém, essa realidade existe e é permanente entre os humanos. Basta alguém ter um pouquinho de sabedoria em determinado setor para iniciar uma relação diferenciada e até preconceituosa com a pessoa que procura alguma ajuda ou até mesmo uma mera informação de certas pessoas que tem uma graduação a mais de quem vai buscar aprender. Muitos humanos são tão prepotentes que ignoram quem sabe menos.

Já presenciei situações deprimentes nas quais pessoas humildes ao irem   em consultórios de alguns profissionais liberais diversos, para buscarem informações; foram simplesmente ignorados e humilhados.  Estes tais elementos (profissionais) na sua soberba, parecem que massagear seu ego como sendo os senhores sabem tudo. No momento os letrados com facilidade falaram de nariz empinado com seus clientes sem muito conhecimentos. mas de pura singeleza de espírito incomparável. As pessoas em sua plena humildade foram de certa forma humilhados.

Geralmente os que se autodenominam de sábios são meramente estúpidos, arrogantes, ignorantes, mas nem percebem essa realidade. Estão cegos pelo rancor da miséria centelha do saber. Isto não é ser sábio, é ser extremamente ignorantes. Estes tipos não admitem que meros humanos limitados e não sabem de nada. Não conhece nada além da ponta do seu nariz. São limitados em absoluto e sem chance de abertura para novos horizontes na vida.
Ainda não se deram conta de que todos os humanos são eternos aprendizes. Se aprende numa simples conversa com uma criança e seus belos exemplos de simplicidades. 

Aceitar as próprias limitações diante do saber é fundamental para o novos aperfeiçoamentos. 


Portanto, a questão das dificuldades para aceitar as limitações humanas perante o conhecimento é real para todos entes mortais. Imprescindível que todos procurem admitir que não sabe tudo e necessita aprender continuamente com os amigos, colegas da mesma área de atividade e conhecimento. Além, disso procurar aperfeiçoamentos do pouco que conhece para aplicar para o bem de todos. 

É fundamental respeitar a todos aqueles que não obtiveram saber em razão de muitas circunstâncias da vida. Entre tantas, a falta de oportunidade de estudar e frequentar uma faculdade ou universidade. Se sabe que a educação no Brasil nunca foi e nunca será prioridade, desde o período colonial aos dias atuais para a maioria da população.   Todavia é imperativo todos procurar de maneira amável e solidária ajudar a quem não sabe com a maior simplicidade possível. Ser sempre humilde, mas profissional com os desprovidos do conhecimento. Agir dessa forma enobrece a alma e promover a socialização do conhecimento e tão somente, assim em comunhão se encontrará caminhos para superar os limites diante do saber universal.📓

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A família Barros no Brasil e no mundo.

Família Barros: Uma História de Tradição e Sucesso no Brasil O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude d...

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

ABC da Mãe: Uma Tradição Cultural que Celebra a Maternidade As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   criada no PowerPoint em 5 de maio de 2012, ilustra o conceito do ABC da Mãe, onde as letras 'abc' servem como ponto de partida para explorar as diversas qualidades que definem a maternidade. As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho...