Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

O perfil educacional do eleitor em 2014 é preocupante.

Eleitor do Brasil, tem perfil, para preocupar-se, na educação.  

Perfil do eleitor brasileiro em 2014.
Perfil do eleitor brasileiro em 2014.

O perfil do eleitor brasileiro mostra o descaso dos nossos governantes em relação à educação, a pasta mais importante de qualquer administrador seja a nível: municipal, estadual e federal.


Hoje a população brasileira ultrapassou os dígitos de duzentos milhões de habitantes. No entanto, para ser mais preciso somos: 201.032.714 de habitantes, segundo dados recentes do IBGE. Este perfil em números divulgados pelo TSE que traz um quadro realístico da educação é extremamente preocupante. 

Deste universo populacional o Brasil possui números vergonhosos em relação à formação do seu povo; para uma nação que se diz a sétima economia mundial. Houve uma melhora radicalmente ínfima para uma nação considerada rica, mas não quer corrigir os erros administrativos que vem destruindo a base da pirâmide educacional brasileira.

Atualmente o Brasil tem 142.822.046 habitantes aptos a votar.


A imagem nas cores do Brasil diz:eleições gerais 2014.
A imagem nas cores do Brasil diz:eleições gerais 2014.

E deste total existe um número expressivo entre estes eleitores que são de fato analfabetos e semianalfabetos os números são bem distribuídos entre os que não sabem ler e escrever até as pessoas que já concluíram o ensino superior. Muitas pessoas até se vangloriam que nesta eleição o número de concluídos do ensino superior ultrapassou pela primeira vez o número de analfabetos, mas esquecem de que o número de pessoas analfabetas é muito expressivo para uma nação que está entre as seis mais ricas do mundo, mas possui Rank educacional de 58ª na colocação mundial que é pobre. 

Isso vem somente demonstrar o desprezo que os governantes têm pela educação do nosso povo. Não interessa a sigla partidária que esteja no poder: municipal, estadual e federal, todos erram intencionalmente contra a pasta da educação neste país. Esqueceram que a educação forma todos profissionais para todas as outras áreas da administração brasileira. É no setor da educação que se forma os mentores pensantes, teóricos para tudo e principalmente para o desenvolvimento cultural, científico e político etc.

Os números negativos mostram o descaso com a educação brasileira.

Mais uma vez estes números mostram fielmente, que os nossos políticos nunca valorizaram e jamais irão valorizar a educação em nosso país. Educação não gera voto eles investem em setores que dão retornos garantidos em votos para se reeleger. Além do mais para os governantes é bem mais confortável um povo que tenha uma péssima educação. Este povo não tem como incomodar, povo dócil, e sendo assim, é muito fácil administrar sem incomodaram. Sem protestos, sem reivindicações dos direitos. É por isso que todos os governos de todas as esferas administrativas deixam a educação como algo banalizado, detestável, desprezível, todo tem ojeriza à educação.   

O mais revoltante é que em épocas das campanhas eleitorais eles usam o nome sagrado da educação como forma de arranjar mais votos, prometendo que vão concertar tudo desde a escola caindo aos pedaços a pagarem um salário digno aos educadores. Depois que se elegem esquece o que disseram e jogam as propostas na lata do lixo e somente na próxima eleição voltam a falar em valorização da educação e dos salários dos professores.

O ensino técnico induz o aluno só ao trabalho e não ensina a pensar. 

A tendência no Brasil é pela implantação total do ensino técnico aos estudantes brasileiros. Isso vai à mesma linha de pensamento, um faz de conta que estão investindo em educação. Estão sim, mas algo extremamente direcionada a formação simplesmente de trabalhadores e não de pessoas que pensam. A educação que direciona a formação dos estudantes, a serem seres humanos pensantes, é rejeitada, não há um centavo, nem um apoio, nem um mínimo de investimento, isso pode ser perigoso educar pessoas que pensam, podem atrapalhar futuramente as administrações com protestos.

 

A melhor coisa é investir em trabalhadores, que concluindo o ensino técnico, saem prontos para o trabalho, não para o ambiente acadêmico, tendo o ensino técnico já está excelente, nem imaginar em criar um sistema de ensino que forme seres pensantes, estes podem criar problemas. 

Os gestores convencem os estudantes, principalmente, muitos jovens, que completando o ensino técnico, já pode trabalhar e ganhar muito dinheiro e quem sabe montar seu próprio negócio ser independente, melhor do que batalhar por um longo período de estudos dentro de uma faculdade ou universidade. Veja o perfil do eleitor que vai votar nas eleições gerais de 2014 são eles que vão decidir os rumos do país para os próximos quatro anos.

O TSE faz uma ressonância negativa e real do sistema educacional do Brasil.

Portanto, este perfil elaborado pelo TSE é uma legítima tomografia ou ressonância magnética para mostrar como está a nossa educação. Este perfil é importante e serve para que todos os brasileiros parem e possam fazer profundas reflexões e principalmente cobrar mais e mais melhorias robustas aos próximos governos estaduais, e federais e todos os legisladores que olhem com muita seriedade para esta pasta da educação de todo o país.  A educação brasileira vem melhorando a passo de tartaruga, esta realidade precisa ser acelerada em alta velocidade com investimentos pesados para mudar estes números desastrosos apurados pelo TSE.

 

Ainda tem gente comemorando que neste ano o leitor com curso superior completo ultrapassou o número de analfabetos, e esqueceram os outros números que são vexatórios comparando a outras nações deste grupo onde o Brasil aparece na sétima posição na economia mundial. 

Óbvio não deixa de ser um avanço, mas é um avanço extraordinário tímido. Se houvesse maior atenção dos governantes a educação deste país estes números seriam outros e certamente a erradicação do analfabetismo estaria sido concretizado ou bem próximo do fim. Os números não mentem a educação deste país está na UTI e somente os governos não querem perceber esta realidade.  

 

Os números mostram que o problema está entre o ensino fundamental, médio e superior. Perceba-se evidentemente uma pirâmide cruel neste sistema de ensino brasileiro. Esta realidade só vai mudar quando houver primeiro atenção e investimentos pesados para reestruturar todo o sistema, valorizando os professores. 

Agora medidas paliativas não serve, mas pode sim agravar a situação. Se os próximos governantes não deram a atenção que a educação exige quem sabe nas próximas eleições o TSE trace um novo perfil diferente e elegante do eleitor brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.