Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Eleições 2016 o grau educacional do eleitor preocupa.

A imagem nas cores:verde,azul e amarelo cores predominantes da bandeira do Brasil.
As eleições municipais de 2016 revelam o grau de instrução do eleitor
Nestas eleições municipais de 2016. O total da população brasileira atualmente já atingiu o número de 204.450.649 habitantes. Porém os eleitores aptos a votar somam 144.088.912. As mulheres na frente com 52,21% e os homens 47,73%. Ocorreu leve aumento de 4% desde as eleições de 2012 e apenas 1% em relação a 2014. Quando o Brasil votou para presidente e não valeu por quer 61 senadores anularam com o abominável golpe de 2016. O TSE revelou em suas análises dos eleitores brasileiros um perfil preocupante em relação ao grau na formação educacional do eleitor brasileiro.
Os brasileiros que estão aptos para votar em outubro apresentam dados preocupantes em relação ao grau de instrução. A maioria do eleitorado possui ensino fundamental incompleto. 44.456.754, ou 34,07% do total. Os que apenas sabem ler e escrever somam 20.367.757 e 10.129.580 concluíram o ensino fundamental.
Os votantes com ensino médio incompleto são   23.618.098 de eleitores (18,10% do total). Outros eleitores neste universo de 15.799.474 (12,10%) concluíram o ensino médio.
Somente 3,49% do montante dos eleitores brasileiros concluíram o ensino superior. Eles representam 4.558.845. Uma parcela de eleitores nos dígitos de 3.277.167 ingressaram ao nível superior, mas não concluíram e não chegaram a se diplomarem. (Fonte: TSE).

Não mudou muito se fazer um comparativo com as eleições de 2014.  Este quadro revela que a educação em nosso pais não vai bem. Nestas condições não dar para se esperar muito em relação a grandes mudanças na política nacional. 
O que se viu nos últimos tempos é uma parcela da população que não tem muita consciência política e opinião própria.  E deixa-se ser manipulada pela elite dominante e uma mídia manipuladora que faz essa mesma parcela da população, ser presa fácil para a massa de manobra.

Podem até discordar, mas educação faz um efeito devastador numa população. Isso quando a mesma for bem aplicada para todos. Agora, quando o país não valoriza nem os professores e nem os alunos as consequências ruins são inúmeras e imprevisíveis, em todos os campos do conhecimento. Especificamente na política o fator educacional é imprescindível para discernir nas decisões fundamentais da nação. Falta formação política nas escolas algo que a elite dominante brasileira repudia para poder, juntamente com a mídia golpista fazerem a cabeça da população.
Hoje existe em nosso país uma classe social brasileira formada de pessoas de baixa renda que pensam igual a elite retrógrada.  Aos olhos desta burguesia são consideradas sua base de suspenção de suas ideias atrasadas. A burguesia opressora as transformaram esta classe a partir das eleições de 2016 em uma classe social   politicamente de direita.  Não são poucos, é uma grande massa manipulada pela burguesia nacional, que assumiram o poder instigando o golpe surreal em 2016.

A imagem mostra a frase: mais um golpe de estado no Brasil em 29/08/2016.
Mais um golpe surreal no Brasil em 2016.

Em todo este emaranhado de confusões falta a educação para ser a luz para tirar este povo das trevas provocada pela direita brasileira. A educação tem um papel fundamental na vida de qualquer nação. A nação que não valoriza este setor está fadada a morrer no ostracismo e obscurantismo político.
Os novos prefeitos e vereadores que forem eleitos neste ano terão uma missão grandiosa com a educação. A responsabilidade é muitíssima grande e devem haver uma união em todas as esferas governamentais para mudarem este quadro desolador em relação a educação da população brasileira. A educação dever ser sim o carro chefe para a mudança rumo ao desenvolvimento deste país começando em cada município. Valorizar os professores principalmente em relação a questão salarial que hoje em muitos estados e municípios do Brasil é um verdadeiro deboche nacional. 

O professor se transformou em motivo de chacota para muitos prefeitos, governadores e a população acompanhou neste ritmo de escarnio em relação aos educadores. Todavia, nem o piso salarial nacional eles pagam aos seus professores. Existem situações preocupantes em nosso Brasil tem governadores que descumpre a lei do piso e pior parcelam os parcos salários em várias vezes. O exemplo prático é o Estado do Rio Grande do Sul. Até agora não honrou com o piso nacional dos professores e o mais grave. Nunca mais desde que o PMDB assumiu o poder no RS. Os professores não mais receberam seu parco salário de maneira integral. Todos os meses recebem a contar gotas e as consequências são dramáticas para os educadores.

A imagem mostra a palavra educação que está desvalorizada em nosso país e os resultados reais aparecem nas eleições de todos os anos.
A edução é o pasta de todos os governos que precisa melhorar.

Portanto, a realidade em todo o país não é muito diferente e tende a piorar com este governo ilegítimo que está no poder central. Os resultados negativos da educação precária estão aí divulgados em números pelo TSE apenas dos eleitores aptos a votar nestas eleições de 2016. Um quadro pessimista que está longe de ser mudado por quer não é de interesse da burguesia nacional dominante e a mídia golpista. Quanto mais o povo sem instrução é mais fácil de dominar e manipular. Então para que reverter esta situação? Todavia, em meio a tudo isso o povo deve reagir, escolhendo nestas eleições pessoas que tenham propostas objetivas e executáveis para mudar os rumos da educação e do país começando em valorizar a educação brasileira e todo o sistema educacional. Um trabalho complexo para dar resultados a longo prazo, mas que se deve começar urgentemente a mudar esta realidade ruim em relação a pasta da educação brasileira de maneira geral e de forma lenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.