Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

Quando as escolas não ensinam os cursinhos complementam.

A multiplicação dos cursinhos mostra o fracasso das escolas brasileiras.

 O livro digital é modernidade, mas pouse se aprende nas escolas.
A indústria dos cursinhos no Brasil se multiplica na proporção em que a escola, deixa de trabalhar os conteúdos básicos em todas as áreas do conhecimento. Você já observou que em todas as cidades brasileiras, independentemente do tamanho e número de habitantes, sempre existe um ou muitos cursinhos pré-vestibulares, preparatórios para conclusão do ensino médio, Enem, concursos públicos em gerais, autarquias, ou algumas empresas que fazem provas internamente.

Todos estão lotados de candidatos a uma vaga para qualquer competição em concursos públicos, e geralmente existem listas de esperas para o semestre seguinte.  As salas estão lotadas, algumas além de sua capacidade. Os alunos são egressos de todas as instituições de ensino que estão pagando um alto preço para se aventurar a concorrer a algum cargo público ou alguma vaga para o ensino superior.

Tudo isso é uma consequência da combinação de um ensino deficitário nacional que faz pipocar cursinhos preparatórios por todo o Brasil. É sinal que o nosso sistema educacional está desprovido de tudo é ineficiente, é o fracasso geral das escolas brasileiras. Os alunos precisam de complementação para seguir adiante após terminar o ensino regular nas escolas sejam elas públicas ou particulares. Evidentemente que neste universo educacional tem algumas instituições ensino a nível público ou privado que preparam os alunos, mas é um número muito reduzido. Estes são os privilegiados e não mais precisam pagar um curso preparatório para seguir adiante seja para o ensino superior ou concorrer a uma vaga para um cargo público desejado.

A indústria dos cursinhos no Brasil é enorme.

Os professores no Brasil são pessimamente remunerados.
Hoje em nosso país existe uma verdadeira indústria de cursos preparatórios para tudo, para todos os gostos e bolsos. Estes famosos cursinhos preparatórios que se alastram por todo o país são sintomáticos. Traz-nos um diagnóstico preocupante e que precisa de medidas governamentais urgentes para melhorar a qualidade de ensino em nosso país. 

A base precária tem seu início nas séries iniciais passando pelo ensino fundamental e revelando enfaticamente as mazelas da nossa educação na conclusão do ensino médio brasileiro. Essa decadente realidade do sistema educacional que é falho, se evidencia, também quando os discentes ingressam no também no ensino superior. 

Quando na conclusão do ensino médio o aluno sai despreparado para enfrentar qualquer situação e se sente incapaz de encarar qualquer competição onde se exija domínio em todas as áreas do conhecimento. Ora! Não é de se esperar grandes novidades principalmente na área do ensino público; onde não existem condições dos docentes fazer um bom trabalho pedagógico adequado com os alunos. E, além disso, os professores são pessimamente remunerados e consequentemente humilhados e desmotivados para promover um ótimo desempenho em sala de aula.

Muitos cursinhos não são de confiança.

O mais grave é que muitos destes cursos preparatórios não são de confiança, são fachadas, os donos são meros mercenários que não estão preocupados nenhum um pouco com a preparação ou formação de ninguém. Muitos deles trabalham conteúdos em apostilhas ultrapassados e fora do contexto. E vem de contramão dos conteúdos exigidos pelo Enem, vestibulares e dos concursos públicos. Muitos destes cursinhos nem professores habilitados para ensinar adequadamente os conteúdos têm.

Obviamente que não são todos, tem aqueles que zelam pelo seu nome, sua reputação diante da comunidade, até tem aqueles que usam uma metodologia e didática melhor do que muitas escolas e os alunos aprendem com mais facilidade. Tem professores que são exímios conhecedores de suas disciplinas e fazem um excelente trabalho resultando em alto índice de aprovação dos candidatos a uma vaga em concursos ou para universidades e o próprio Enem.    Muitos cursinhos tem uma preocupação em ensinar e não somente ganhar dinheiro, mas principalmente pelo crescimento e o futuro dos alunos e pessoas que procuram estes cursos preparatórios como reforço e acréscimo de conteúdos que as escolas deixaram de trabalhar. Ou por muitos motivos dos próprios estudantes que em seu período de formação não levaram a sério a seus estudos.  Porém, não nos iludamos, são poucos que fazem isso e tem esta preocupação em preparar turmas e turmas de alunos visando gabaritar as provas dos concursos públicos, Enem e vestibulares.

Na realidade a carência do ensino no Brasil é preocupante.

A nova carteira de trabalho digital.
Portanto, existe uma situação de carência para muitos alunos que terminaram o ensino médio e precisam de uma complementação seja para seguir com os estudos ou para começarem a trabalhar. Atualmente o mercado de trabalho exige no mínimo a conclusão do ensino médio. 

Todavia, os estudantes que concluíram o atual ensino médio a maioria deles não se encontra preparados o suficiente para enfrentar, por exemplo, as provas do Enem, dos vestibulares ou dos concursos públicos de todas as áreas e esferas governamentais.

E se realmente as nossas instituições de ensino capacitassem os nossos alunos visando enfrentar sem medo estas situações futuras e não haveria tantos cursinhos espalhados por todos os recantos deste país. Gerando um mercado lucrativo para os donos destes famosos cursinhos pré-vestibulares e preparatórios para outras áreas de ensino e trabalho. Eles complementam o que a escola deixou de ensinar por uma grande lista de motivos bem conhecidas por todos os professores e estudantes. 

Obrigação dos nossos governantes de proporcionar uma escola pública e de qualidade para todos. Dinheiro existe falta vontade política para investir pesadamente na educação. Hoje em nosso país há uma política educacional que direciona os jovens simplesmente para o trabalho e não para encaminhar para o pensar. 

O ensino técnico tem esta filosofia de simplesmente instruir para o trabalho e não fazer pensar a realidade do trabalho, a vida, a sociedade e toda sua engrenagem de funcionamento.

Comentários

  1. Não dá para entender .Temos que frequentar duas escolas para aprender a mesma coisa .
    A oficial e a outra .Que mundo é este .
    Me recuso a fazer isto .Ou melhor não fiz ,não tinha dinheiro e deu certo.Estudei sozinha em livros .Os livros foram minha outra escola .não oficial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a realidade ruim atualmente do sistema de ensino no Brasil. Geralmente as instituições de ensino não preparam o aluno o suficiente para enfrentar a grande concorrência tanto dos concursos públicos quanto dos vestibulares. Observe que até no ENEM muitos alunos não nem conseguem redigir a redação. Quem tem condições financeiras paga os cursinhos para suprir essa lacuna deixada pela escola. Quem não tem como pagar simplesmente desiste de estudar e vai trabalhar. Agora há aqueles persistentes que vão a luta e procuram se debruçar nos livros com afinco e conseguem ser grandes vitoriosos. Infelizmente é essa a realidade péssima do sistema de ensino em nosso país.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.