Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O príncipe o livro mais controvertido da política universal.

O contexto histórico, político e social desta obra se confunde com o atual contexto político do país e do mundo.  A capa do livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel. É indispensável ler e compreender o pensamento de Maquiavel em sua obra-prima teórica O Príncipe. Nesta obra de ciências políticas da época, o mundo enfrentava turbulências ideológicas e era necessário um indivíduo com pulso firme. O Príncipe, com sabedoria, conduziu essas inquietações e aplicou uma nova estratégia estratégica de atuação diante dos fatos. Neste contexto semelhante ao atual, este livro é publicado com o receio de se adequar ou não às teorias apresentadas que são os fundamentos para o funcionamento de um novo sistema ideológico, diante das mais diversas correntes políticas da sociedade. O príncipe deve ser flexível, plástico e flexível para se adaptar às diversas situações, sendo semelhante a um camaleão.  Para assegurar o bem-estar de todos, o príncipe deve trocar de pensamentos e de atitudes, assim como de má

No início do conclave de 2013, católicos esperam a fumaça branca.

O mundo inteiro está de olho na Cidade do Vaticano.



A foto mostra o Vaticano, multidões de fiéis  praça de São Pedro na espera do anuncio do novo Papa para a Igreja Católica.
Vaticano, multidões de féis na praça de São Pedro na espera do anuncio do novo Papa para a Igreja Católica.


A partir de hoje 12/03/2013 os holofotes da imprensa mundial estarão voltados para a cidade-estado do Vaticano à espera da saída da fumaça branca a qual anunciará ao mundo o novo Papa para a Igreja Católica. No entanto, o conclave começa amanhã 12/03/13 sem data para terminar, até os cardeais escolherem o novo chefe da Igreja. 

Contudo, essa ansiedade será até a hora da leitura do pronunciamento do mais velho cardeal protodiácono, denominado de “decano” por ser o mais idoso entre os cardeais do conclave. Ele irá ler para o mundo a famosa frase em latim: "Habemus Papam", na tradução significa: temos papa. 

No entanto, O mundo católico com este anúncio oficial, ficará a saber quem será o novo líder da Igreja Católica Romana. Segue-se o ritual de escolha do nome a ser chamado e a apresentação ao povo católico. Após a escolha do novo Chefe da Igreja Católica, dá-se por encerrado o conclave realizado no Vaticano.


Conheça a origem da palavra conclave.


A palavra conclave deriva do latim: “cum clave”, traduzindo significa com chave. É uma grande reunião dos cardeais em situação extraordinária e em estado de clausura, seguindo radicalmente todos os rituais criados pelo Papa Gregório X no ano de 1274. Um dos rituais é a lei da incomunicabilidade entre os membros da Eclésia votante. Além disso, todos os continentes mandaram seus representantes e estarão reunidos as portas devidamente trancadas as chaves; para evitar qualquer ingerência de fora que possa influenciar aos eleitores cardinalíssimos em suas votações secretas na escolha do pontífice da Igreja Católica.


Confira a lista completa dos votantes e a abaixo o número de cardeais aptos a votar no conclave por continentes:


Cardeais eleitores.

Europa: 61

América do Norte: 17

América do Sul: 13, Brasil tem 5.

África: 11

Ásia: 11

América Central: 3

Oceania: 1

Total: 117 


Certamente todos os católicos, estão alertas de onde será o próximo Papa.


No decorrer do,  período do conclave gera-se uma grande expectativa em todo mundo católico, para saber de qual país e continente será eleito o novo pontífice da Igreja. Esta expectativa será mais intensa em relação ao perfil do novo papa e principalmente às reformas que ele fará para renovar a Igreja. Restaurar a igreja eliminando as crises atuais e projetando um novo caminhar para atender as necessidades espirituais dos católicos.

Os próprios católicos esperam que seja um líder que tenha coragem de provocar importantes reformas que venham renovar a Igreja e inteirar a mesma a modernidade em todas as áreas: sociais, culturais, econômicas, comportamentais e aos avanços da ciência e da tecnologia.


A vontade dos católicos é a vitória do Papa à frente do seu tempo atual.


Portanto, o mundo católico espera que seja eleito um chefe do tempo presente, não cultive conceitos arcaicos e que venha fechar definitivamente as portas eclesiásticas para o tempo atual da era digital e suas mudanças importantes nas questões doutrinárias. No entanto, ao eleger um papa de ideias retrógradas certamente haverá um grande retrocesso e decepção para os católicos serão estrondosas.

É importante salientar que os velhos problemas que existentes que atormentam os católicos, não serão resolvidos, obviamente só tende a se agravarem e provavelmente perderão, muito mais fiéis seguidores, acontecerá uma grande demanda para outros credos. Tudo que alguns dirigentes da cúpula que clama por mudanças, não querem, estão procurando evitar que se estanque as saídas de católicos para outras religiões.


Uma das missões do novo Papa é evitar a saída dos católicos para outras religiões.

Portanto, o próximo papa terá uma missão dura de estancar as migrações dos católicos para outras religiões no mundo inteiro. Entretanto,  para que isso seja lentamente interrompido, necessariamente passará por uma profunda mudança de postura doutrinária e visão de futuro dentro da Igreja. Isto só será possível através de um papa de mente aberta para as grandes mudanças, para aceitar este novo perfil da sociedade moderna que está a “anos-luz” à frente da mentalidade atual da hierarquia católica.

Contudo, certamente a igreja, obrigatoriamente deve passar por um profundo processo de arejamento das mentalidades conservadoras que dominam essa engrenagem política religiosa do catolicismo, entretanto, não combinam com as mudanças do mundo moderno. Todos os momentos se criam formas velozes de comportamentos, contrários ao conservadorismo eclesial. 

Todavia, resta, no entanto, esperar pelo resultado do conclave e seus desdobramentos pastorais para os próximos anos na Igreja católica. Todos esperam ansiosos, que apareça a fumaça branca da renovação e um novo tempo para o mundo católico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.