Pular para o conteúdo principal

A fumaça branca do conclave, pairou sobre a Argentina.

A Igreja Católica abre um novo tempo.

 

Keep in mind that since december 9 of 2015, the Presidencia de la Nación Argentina changed the licensing of media files published by them, from CC-BY-SA-2.0 to CC-BY-2.5-AR. This apply only for new files published after that date.
A foto mostra o Papa Francisco em 2013/Créditos da foto para a Wikipédia.


A fumaça branca que surgiu do conclave foi realmente surpreendente para o mundo, ao mesmo tempo, anunciava o tão esperado grito de habemus papam. Este grito de ''temos papa" foi um som estridente de grandes proporções em decibéis que ultrapassou as barreiras dos muros do Vaticano, um eco de socorro de uma Igreja em crises, encontrou este pedido na Argentina; quase chegando ao Brasil. O novo Papa é o argentino Papa Francisco.

 

O mundo tem um novo Papa latino.

 

Um som que envolveu e despertou o mundo católico repleto de problemas, mas transmitindo uma novíssima mensagem de esperança, unidade, fraternidade, uma nova Igreja. A partir de agora vista sobre os olhares de um novo papa vivenciado com a realidade Argentina e seus problemas socioeconômicos. Um novo líder católico que representa o sofrimento do povo latino-americano, sofredor para uma igreja sofredora. Contudo, todos os povos do mundo sofrem as dores da pobreza, das injustiças, das discriminações de múltiplas espécies.

 

Óbvio a Igreja Católica entra em uma nova era, um tempo de renovação quebrando a hegemonia do poder pontifício concentrado por muitos anos no Continente Europeu e abrindo sua administração religiosa e política para a América Latina e do Terceiro Mundo, a nossa vizinha Argentina. Isto terá grandes desdobramentos de que este fato singular e histórico deste novo papa Argentino escreverá uma nova página da história da Igreja sôfrega por mudanças.

 

A América Latina e o mundo estão felizes com a eleição do Papa Francisco.

 

Portanto, é mais um momento inusitado na história da Igreja Católica da América Latina, ao eleger o Cardeal Jorge Mario Gregório Bergoglio, que adotou o nome papal de Francisco. De formação jesuíta mostra um perfil emblemático de seriedade e autoridade embasado na humildade. Os Jesuítas que sempre apresentaram um papel de destaque e influência na história da Igreja Católica, devido sua formação intelectual de princípios da Companhia de Jesus, certamente terá condições para renovar essa Eclésia, a qual se encontra em crise e ela será resolvida a partir da democracia eclesiástica e do diálogo. Os Jesuítas historicamente são bem preparados para serem os defensores e restauradores da Igreja em tempos históricos memoráveis de crises.

O país de origem do papa, a Argentina, está em festa.
 

Parabéns a Argentina, a América Latina, o Mundo Católico, pois, a fumaça branca do poder papal pairou sobre o Continente Latino-Americano, sobre a Argentina. Este fato histórico nos surpreende, mas a Igreja dá sinais de mudanças impactantes abrindo suas portas para uma renovação do poder em decadência que gera conflitos em todos os campos sociais da modernidade científica e tecnológica. Além das questões doutrinárias que devem ser revistas em função de uma sociedade do tempo presente de muitas transformações volúveis. Mãos à obra Francisco, agora tem muito que restaurar nesta grande Igreja.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.