Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Pai, em constante zelo.

A missão de ser pai e educadores nesta conjuntura atual e desafiadora.


A imagem de fundo azul e os caracteres nas cores de ouro está inscrito: Pai é o grande amigo para toda a vida.
Pai é o grande amigo para toda a vida.


Neste dia alusivo ao Dia dos Pais desejo fazer uma reflexão a respeito da missão de sermos pais educadores, em uma conjuntura desafiadora a formação dos nossos filhos. Além de ser um momento propício e importante para todos nós pais raciocinarmos se estamos sendo ou não bons exemplos para os filhos. Na realidade, os pais de hoje quase não dispõem daquele tempo necessário para observar e acompanhar o processo de amadurecimento de seus filhos.

 

A maioria não faz isso por negligência, mas o que os impede de executar esta sublime função, são os inúmeros compromissos de trabalhos assumidos constantemente, para poder suprir as necessidades das proles de uma forma digna de um progenitor responsável. Há situações de displicência sim, onde não acontece uma vivência autêntica entre pais e filhos.  Geralmente tem pais que não: protege, orienta, conversa, passeia e não conhece seus filhos só sabem que eles existem e nada mais. Nem sempre os pais conseguem satisfazer os constantes apelos consumistas dos filhos, induzidos através das constantes solicitações de consumo em todos os meios de comunicação, que estão à disposição 24 horas diárias.

 

A responsabilidade de ser pai é gigantesca.

 

O momento atual é muito complexo para qualquer homem que deseja assumir a responsabilidade de ser pai, em uma conjuntura desfavorável à educação de qualidade para os seus filhos. Não é simples promover um sistema de valores educacionais familiar nos dias de hoje. Não é responsabilidade da escola promover a educação dos filhos é tarefa dos pais, a escola só pode complementar este processo que deve ter sua base em casa. A legítima educação vem do berço, de casa. Há muita interferência externa que entra em confronto com o que é ensinado no lar; são grandes os apelos de pessoas estranhas com valores inversos; que tentam impor de qualquer forma, outros ensinamentos que deturpam o que é ensinado em casa.

 

Os pais devem ter atenção redobrada nesta missão cheia de grandes obstáculos e que impedem uma educação sadia repleta de valores que formam os fundamentos sólidos para uma vida inteira. O que se aprende no lar, com absoluta certeza os filhos, andam como sefosse guiado através de um GPS, que o faz trilhar correto nos caminhos tortuosos; que podem surgir na vida. Principalmente neste mundo repleto de falsas ilusões. Pois tudo o que são proporcionados de uma maneira descabida e sem modéstia aos nossos queridos filhos, simplesmente são chamamentos perigosos que não levam a nada e muito menos a lugar nenhum.

 

Os perigos dos filhos se afastarem das orientações dos seus pais.

 

Quando os filhos saem das orientações dos pais, começam a navegar em canais cheios de abismos ou rotas perigosas que os arrastam a um fim trágico. Mais do que nunca, quem se propõe a assumir uma paternidade responsável, acima de tudo deve ter uma vida regrada de valores salutares que sirvam de exemplos para seus filhos seguirem sem medo e com orgulho. Não esqueçam que o país deve ser espelho para os filhos. Os pais que não deram bons exemplos não têm moral de cobrar dos filhos que sejam uma boa pessoa, cidadãos corretos revestidos de dignidade, honestidade e ética.

 

Há situações em que os filhos não respeitam seus pais, porque os pais não são exemplos de bons pais. Em seu lar templo sagrado da família, há muitas situações em que os pais o destroem fazendo coisas que são reprováveis aos olhos dos filhos. Sendo desta forma os progenitores perderam a autoridade e a moral diante dos seus próprios filhos. Não podem exigir e cobrar nada. Pois, não os ensinou a andar em caminhos seguros para serem pessoas firmes em busca de realizações pessoais e de sucesso. Geralmente os filhos seguem os caminhos dos pais, o que os pais fazem eles fazem também ou similar. Raramente de um lar desequilibrado, desarmônico, sairá alguém de sucesso.

 

Existem personagens na história de grandes realizações que surgiram de lares problemáticos, ou os filhos nem conhecem os pais por abundantemente razões e são grandes benfeitores da humanidade. Também tem filhos que obtiveram uma educação exemplar, mas foram fracassados na vida, às vezes motivo de vergonha para os pais e a família em geral. Como se diz em tudo tem suas exceções, nada neste mundo é perfeito. Corremos todos os segundos para melhorar um pouco do que somos.

 

A importância da presença dos pais junto aos filhos.

 

No entanto, solicitações a todos os pais que amem mais os seus filhos estejam mais presentes, sejam participativos em tudo troquem fraldas, levem ao pediatra, levem a escola. Acompanhe seu rendimento escolar, brinquem mais, ouça-os com atenção e carinho, converse sem reprimir, reserve em sua agenda diária um tempo especial para isso. Faça tudo isso e um pouco mais, em vez de os encherem com algo material e fugaz. Seja o porto seguro para eles, o referencial para todos os momentos e circunstâncias. Não brigue e nem ridicularize, dialogue, valorize, elogie, ressaltem tudo que eles fazem de bom, de positivo e esqueçam tudo que for negativo.

 

Ressaltando sempre o positivo para uma educação equilibrada e sem transtornos. Evite que estranhos mal-intencionados, façam o papel de orientadores de seus amados, tirando das mãos pessoas perniciosas que os levarão a um caminho sem volta. Vigiem sem cessar e com muito zelo e atenção sobre os relacionamentos virtuais dos seus amados filhos. O mundo virtual está repleto de criminosos camuflados de pessoas honestas. Por isso, todo o cuidado é pouco, o controle de contas e senhas dos filhos é fundamental para uma prevenção de futuros problemas. Isto não configura invasão de privacidade. Devemos ser categóricos: é precaução com a segurança com aqueles que são mais frágeis e caros a todos os papais. É um desafio constante ser pai hoje em uma sociedade descontrolada sem segurança e voltada ao consumo sem limites. E assim todos devem obrigatoriamente permanecer em constante zelo com seus filhos.

 

Os filhos precisam respeitar seus pais sempre.

 

Portanto, filhos respeitem seus pais seja ele o que forem iletrados e letrados, ricos ou pobres, jovens ou velhos, sadios ou doentes. Todos eles merecem o respeito, à dignidade. Seja verdadeiro amigos de seus pais, brinque, jogue bola, faça uma caminhada na ciclovia ou no parque. Aproveite todo o tempo que puder, siga os bons exemplos, tire lições de seus ensinamentos para a vida, ouça mais seus pais do que os amigos. Compartilhe tudo que for legal aos seus pais enquanto eles estão vivos, depois só restam saudades. Nunca jamais esconderam nada de seus pais.

 

Não o pressionem para obterem o que seus pais não podem comprar. Poupe-os de deixar seus pais tristes porque eles não podem satisfazer seus desejos de consumo. Em vez disso os abracem, e digam obrigado pai por tudo que me destes, segundo as tuas condições. Este será o mais valioso presente que os filhos podem dar aos seus pais, o reconhecimento por tudo que eles fazem e podem dar.   Sejam felizes com os pais que todos têm. Sejam uns legítimos companheiros de todas as horas e circunstâncias diversas. Jamais pensem em abandonar quem sempre os amou e cuidou desde pequenos e sempre estão vigilantes. Vocês jovens que ainda não são pais só saberiam alegria e ao mesmo tempo os compromissos de serem pais no dia que vocês forem chamados de pai ou papai. Feliz Dia dos Pais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.