Pular para o conteúdo principal

As eleições de 2022 se aproximam é hora de votar.

Os cidadãos são obrigados a votar segundo a lei eleitoral.

 

A imagem nas cores do Brasil está inscrito: Eleições 2022.
 Eleições 2022.


Todos os brasileiros acima dos 16 até aos 70 anos residentes ou não no país tem uma missão linda, a cumprir com seus deveres para com a democracia. No entanto, este chamado é singular para cada eleitor, a comparecer aos seus locais de votações dos seus municípios. Isto é, nos seus domicílios eleitorais, para exercer o ato sublime de votar.

Contudo, é a festa democrática que já está em plena agitação nos bastidores seguindo as regras e o calendário da Justiça Eleitoral do Brasil, concentrada sob a total responsabilidade do órgão maior da corte judiciária, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

A data da eleição.

 

(“O primeiro turno do pleito acontecerá no primeiro domingo de outubro, dia 2. (“Calendário eleitoral: saiba as datas das eleições em 2022 ...”) O eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês. "A votação começará às 8h e terminará às 17h, quando serão impressos os boletins de urna." (“Confira as principais regras para as eleições de 2022 ...”) Em 2022, a hora de início da votação será uniformizada pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal”). [1. Fonte: TSE]

 

A responsabilidade de cada eleitor é gigantesca.

 

O Brasil está em ritmo de mudanças e essa somente dependerá de cada eleitor que tem este dever como cidadão, para escolher entre os mais diversos candidatos que se achegarão a sua casa para pedir seu voto. É fundamental receber todos os candidatos a deputados estaduais, federais, senadores, governadores e os presidenciáveis. Contudo, é muito importante, ler com muito cuidado as propostas que eles irão lhes apresentar para mudar para melhor, seu município, estado e sobretudo o país. No entanto, se possível, leia com zelo as propostas de todos e procure conhecer a história pregressa de todos, para poder fazer uma escolha consciente e livre para conceder-lhes o seu voto.

 

O ato de votar é passar uma procuração a alguém para te representar no meio político.

 

O seu voto é importante porque ele será, a sua procuração e que passará, para esse ou aquele candidato; se eleito será seu procurador público. Este irá te representar nos poderes legislativos e executivos do país.

Esta procuração pública de plenos poderes, você passará no dia da votação. Somente você e a sua consciência e a urna eletrônica que estará na cabine saberá da sua votação. É neste instante sublime, que passarás a responsabilidade, materializada no ato de digitar o seu voto para este ou aquele postulante a algum cargo eletivo.

A Partir daquela ação democrática, seja quem for, você terá alguém para lhe representar seja no poder executivo e legislativo do seu estado, ou no congresso nacional e principalmente no Palácio do Planalto por um período de quatro anos de mandatos.

Não obstante, somente depois dos longos 4 anos de mandato, você terá outra oportunidade, para trocar ou deixar por mais quatro anos, se este estiver fazendo uma ótima administração, caso contrário, com seu poder do voto, o eleitor retira do comando; seja ele quem for.

Aqui reside a essência da democracia, que a população por vários motivos (repugnáveis) dos maus políticos, tende a esquecerem.

 

Na democracia não é só festa, mas compromissos e resultados.

 

O regime democrático, ainda com defeitos, é a melhor direção de governo do mundo. Na democracia todos os cidadãos conseguem decisões em suas mãos, o futuro do seu estado e do país somente dependerá de suas escolhas certas na hora de votar.

Agora se você não tem interesse em se engajar neste tempo tão importante, no qual a nação clama por mudanças, mas vota de qualquer jeito, é inconsequente com o futuro do país.

Votar simplesmente em qualquer pessoa, é sim (irresponsabilidade) quanto cidadão. Votar para não ser penalizado, é ser insensato com a história. Ir votar desinteressado, sem almejar mudanças, na atual conjuntura é sim, insanidade.

Votar sem conhecer o candidato e sua história e sem ao menos ler com atenção, o que ele está propondo e propagando para mudar a situação na qual se encontra a nação é ser imprudente. Não obstante, você será sim o responsável por tudo que virá acontecer de ruim após encerrado o processo eleitoral. Se não houver nenhum impedimento, esse sujeito será empossado, no entanto, fique ciente de que foi você que ajudou a escolher a pessoa errada para o lugar errado. Ele terá a partir de então poderes populares para prejudicar a você e aos demais que o elegeram.

É por isso, que na democracia não é só uma festa, mas sobretudo, responsabilidade, tanto na hora de votar, quanto depois, para arcar com as consequências das escolhas boas ou ruins, as quais você fez com o seu voto delineará o futuro do seu estado e país.

Portanto, as suas opções na hora de votar são muito importantes para finalizar o processo democrático, mas as suas consequências irão muitíssimo além das eleições.

Todavia, o seu voto é grandioso e tem um poder incrível na sociedade. Não obstante, é só através dele, que é possível fazer a troca de alguém, que está atrapalhando o desenvolvimento econômico e principalmente aqueles, que procuram sob todas as formas, colocar a democracia em risco.

Você com o seu ato de votar tem o poder para consertar o que está errado ou ao contrário poderá continuar no erro.

De regra todos querem eliminar o erro, virar a página ruim e reescrever uma nova história. A democracia é maravilhosa quando a população entende o seu papel, o seu poder e dever que o regime democrático lhes confere.

 

Seja responsável, com o chamado da democracia; venha votar.

 

Portanto, foi dado o alerta do chamado para votar em outubro próximo, já foi publicado. Contudo, para você decidir o rumo político do seu estado e do país. Contudo, não seja fujão, mas bravo, e com sabedoria venha decidir o futuro político do seu estado e país nas urnas eletrônicas brasileiras.

Não desperdice o seu voto ele é muito importante para fortalecer o regime democrático e além do mais é o principal instrumento, para a sua participação política nacional, no melhor domínio político do mundo, ainda assim com falhas.

Neste mundo não existe nada perfeito e principalmente, quando se trata do campo político. A política é em si uma grande complexidade e divergências de pensar diferentes.

Contudo, ainda que a política seja complexa, ninguém poderá escapar porque a vida em sociedade é movida a administração, em todas as épocas de a participação do homem ser político na comunidade. Fique atento à data da posse dos eleitos(a).

 

As datas de diplomação e posse.
 

(“Eleitas e eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro. (“Eleições 2022: calendário eleitoral, datas, prazos e ...”) Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, bem como de governador, a posse ocorrerá em 1.º de janeiro de 2023. Parlamentares assumem os mandatos em 1.º de fevereiro do próximo ano”. (“Datas importantes do ano eleitoral de 2022”) [2. Fonte: TSE].

Portanto, não deixe de comparecer aos locais de votação de sua cidade. Não se abstenha de votar a sua participação é essencial para o fortalecimento da democracia. Nunca pense em anular o seu voto e não caia na onda das notícias falsas, essa praga da era digital, que precisa ser combatida ao rigor da lei. Nem pense em votar em branco, mas seja corajoso e responsável para com seus compromissos como cidadãos, venha atender a convocação da democracia e faça a sua parte, vote com responsabilidade e consciência. Pense bem! O futuro do seu estado e país está em suas mãos, ou seja, no seu ato altivo de votar.

 

O cidadão que fugir de votar não tem direito a reclamar.

 

Todavia, o cidadão apto a votar e por ranço não comparecer para escolher, contudo, se ir até o local, só para anular e digitar em branco, ainda que seja seu direito. Não obstante, perde seu direito de reclamar, reivindicar e exigir mudanças. Visto que no momento mais importante da democracia, ele foi covarde, se negou a participar das decisões importantes do seu município, estado e país.

Ele não pode se dirigir a nenhum parlamentar ou algum chefe dos poderes executivos para cobrar mudanças na sua rua, bairro, município, estado e país.

Todavia, somente quem possui esse direito de reclamar são todos aqueles que votaram em algum representante dos poderes legislativos e executivos de todas as esferas administrativas do Brasil.

Portanto, não seja covarde, mas atenda com civilidade o chamado da democracia e seja um cidadão ativo ao participar da vida política de seu país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.