Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O Brasil em chamas: uma crise ambiental que afeta a todos.

  Causas, consequências e soluções para os incêndios florestais no Brasil A foto mostra a fumaça dos incêndios que cobrem os céus do Brasil. A Amazônia, o pulmão do mundo, e o Cerrado, o berço das águas, estão sendo consumidos por um fogo que avança descontrolado. Os incêndios florestais no Brasil, que batem recordes a cada ano, representam uma ameaça existencial para a biodiversidade, o clima e a vida de milhões de pessoas. Indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais, que dependem diretamente da floresta para sobreviver, são os mais afetados por essa crise. As consequências dos incêndios se estendem além das fronteiras brasileiras, impactando o clima global e a regulação do ciclo hidrológico. A combinação de fatores como o desmatamento, as mudanças climáticas e a ação do homem tem contribuído para essa tragédia ambiental, exigindo ações urgentes e coordenadas para reverter esse cenário. Causas dos incêndios:  ▪︎ Desmatamento: A expansão da agricultura, pecuária e ativida

O rumo do Brasil é crescer ao envelhecimento.

No Brasil a população cresceu e declina na faixa etária.

O mapa do Brasil mostra os municípios e a população atual em 2013, de mais de 200 milhões de habitantes. Somos exatos: 201.032.714 de pessoas.
O mapa do Brasil mostra a população atual 201.032.714 de habitantes.   *

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a nova atualização da população total do Brasil e rompeu os dígitos de 200 milhões de habitantes. Em números do IBGE e publicado no diário oficial da união somos precisamente 201.032.714 habitantes. O Brasil teve um expressivo aumento em sua população de 7.085.828 habitantes em comparação ao mesmo período de junho de 2012 quando éramos 193.946.886 pessoas.

Segundo projeções do IBGE apopulação terá um ritmo de crescimento até o ano de 2042 quando provavelmente chegaremos a um número estratosférico na casa dos 228, milhões de brasileiros.

A partir deste período a população brasileira vai começar através de muitas séries de fatores entrar em declínio. Em relação à taxa de fecundação a projeção ressalta ainda, que a idade média em que as mulheres têm filhos, que está em 26,9 anos em 2013, deve chegar a 28 anos em 2020 e 29,3 anos em 2030. Uma sinalização evidente para o declínio na taxa de natalidade e consequentemente caminhamos para esta época rumo a um Brasil de velhos.

Até 2060 teremos uma estimativa de 218,2 milhões de brasileiros. Dentro de uma expectativa de vida em média de aproximadamente 81,2 nessa faixa. Segundo o IBGE teremos uma porcentagem de26,7 milhões de habitantes idosos que é equivalente a 58,4 milhões para uma população geral em torno 218 milhões para o ano de 2060. De acordo com os números das fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teremos sim um país de uma população reduzida e velha.

 

Observe os números de habitantes das regiões e seus respectivos estados brasileiros. (fonte: IBGE)

 

POPULAÇÃO BRASILEIRA EM 2013

 

REGIÃO SUDESTE

POPULAÇÃO

São Paulo

43.663.672

Minas Gerais

20.593.366

Rio de Janeiro

16.369.178

Espírito Santo

3.839.363

REGIÃO NORDESTE

POPULAÇÃO

Bahia

15.044.127

Pernambuco

9.208.551

Ceará

8.778.575

Maranhão

6.794.298

Paraíba

3.914.418

Rio Grande do Norte

3.373.960

Alagoas

3.300.938

Piauí

3.184.165

Sergipe

2.195.662

REGIÃO SUL

POPULAÇÃO

Rio Grande do Sul

11.164.050

Paraná

10.997.462

Santa Catarina

6.634.250

REGIÃO NORTE

POPULAÇÃO

Pará

7.969.655

Amazonas

3.807.923

Rondônia

1.728.214

Tocantins

1.478.163

Acre

776.463

Amapá

734.995

Roraima

488.072

REGIÃO CENTRO — OESTE

POPULAÇÃO

Goiás

6.434.052

Mato Grosso

3.182.114

Distrito Federal

Mato Grosso do Sul

2.789.761

2.587.267

 

BRASIL TOTAL = 201.032.714

 

É dever do Estado criar políticas públicas para proteger a população.

 

Diante desta realidade projetada cabe aos governos de todas as esferas republicanas, pensarem seriamente em políticas públicas, as quais venham proteger e beneficiar, esta população que tem uma longa experiência de vida e muitos podem ser absorvidos para o mercado de trabalho. Principalmente criar políticas públicas que proporcionem uma boa qualidade de vida nas áreas de: saúde, mobilidade urbana, lazer e turismo.

Esta realidade que o IBGE projeta para as próximas décadas pensam que não, é algo já traçado, definido e que vai acontecer como se prever nestas projeções.

Portanto, observe que o crescimento negativo da população é fato. No entanto, não é uma sentença definitiva, tudo pode ter uma tremenda reviravolta e mudar estas projeções de crescimento, negativo da população para um aumento vegetativo dos habitantes para positivo.

A população do país só poderá crescer bem, de maneira ordenada.

 

Tudo dependerá das políticas públicas que venham valorizar a família, a segurança, a educação, habitação, transporte de qualidade, tudo que venha favorecer as mulheres terem condições dignas de procriarem seus filhos e ter um país que ofereça cenários, decentes para as famílias criarem as proles com peculiaridades.

As políticas públicas em todos os setores sociais são imprescindíveis para reverter o crescimento negativo da população.

Todavia, se absolutamente nada for feito, certamente estas projeções do IBGE se concretizarão em índice, crescimentos negativos surpreendentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le