Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

A linguagem informal é usual nas redes sociais.

Nas redes sociais, você pode se comunicar de forma informal e comum.


A imagem de fundo verde no canto direito apresenta um chip que representa a “internet”. No lado esquerdo, está escrito: A linguagem informal e informal nas redes sociais.
A linguagem informal e informal nas redes sociais.


A convivência de anos nas redes sociais ensina a escrever e se comunicar de forma rápida, informal e coloquial entre os amigos. No entanto, existem excelentes publicações que seguem a forma culta de escrever, segundo as regras gramaticais do português brasileiro e outras línguas afins.  


Cada rede social tem as suas próprias formas de interação entre os usuários, nas quais todos se comunicam de forma rápida, permitindo que escrevam mensagens e recados sem se preocupar com as regras gramaticais da língua portuguesa, especialmente o português do Brasil.


Para acompanhar a velocidade acelerada da era digital e da inteligência artificial, as pessoas criam termos curtos para digitar palavras e frases de forma que as outras as compreendem. Portanto, existem diversas abreviaturas que significam algo na comunicação digital, onde, até certo ponto, tudo está livre das regras gramaticais, da linguagem escrita, culta e formal; da nossa língua portuguesa e das outras línguas coirmãs do mundo. Poderia ser chamado de códigos ou convenções digitais que são compreensíveis para os internautas.



Verifique as formas de linguagem empregadas nas mídias sociais.

 


1. Abs.= abraços.


2. Beijs = beijos e beijos.


3. Block do inglês, bloquear, muito usado nas redes sociais, é uma ferramenta importantíssima para se proteger de pessoas mal-intencionadas em todas as redes sociais.


4. Bom finde = Bom fim de semana.


5. Bora = vamos embora.


6. Chat = Significa a sala de conversas nas redes sociais estritamente privadas entre os usuários, geralmente a distância.


7. Compas =Companheiros e companheiros.


8. DM = “Direct Message” (do inglês, significa mensagem direta). É aquele local privativo entre os usuários para conversas privadas ou chats, no Twitter.


9. Fake, do inglês, significa falso.


A extrema-direita do Brasil e do mundo usa este artifício criminoso para prejudicar e derrubar os seus adversários, mantendo-se no poder. Esses atos ilícitos cometidos intencionalmente são crimes cibernéticas. Os autores são severamente punidos pelas leis vigentes nos países que aplicam sanções a indivíduos que agem imprudentemente.


a) Perfil fake. Atualmente existem aqueles malditos perfis falsos, cujo objetivo é prejudicar a todos e esses são os disseminadores de notícias falsas.


b) Conta falsa, a conta falsa é igual aos perfis falsos que servem para prejudicar os internautas.


c) Site fake, falso. Tenham muito cuidado ao realizar compras nesses sites. Há aqueles de confiança e muitos que são verdadeiras armadilhas para plantar golpes aos consumidores do Brasil e do Mundo.

d) Video fake.

e) Foto falsa.

f) Mensagem fake.

h) Montagem de fotos e frases.

 


A influência das notícias falsas na pandemia da COVID-19.

 


d) Fake News é a expressão de notícias falsas. Atualmente, as redes sociais são cada vez mais prejudiciais e prejudicam as pessoas, a sociedade e as democracias.


e) Vídeos fake = vídeos falsos, são montados com datas falsas, todos são de procedências mentirosas. Tudo o que está circulando nas redes sociais é uma ação criminosa dos criminosos da internet, que trabalham 24 horas plantando o que é mais cruel possível para prejudicar a população e a sociedade na totalidade, inclusive no que diz respeito aos sistemas democráticos.


Durante a pandemia, essa atividade criminosa funciona maldosamente em relação a tudo o que é relevante para este caos na saúde da população. Este grupo terrorista tem como alvo principal os cientistas, a Ciência, as vacinas e os protocolos de segurança neste, pandemia. 


A extrema-direita, em geral, procura pessoas sem grande conhecimento, que pensam de forma religiosa e fundamentalista, mas têm uma mente fechada. Esses seguem as mentiras sem questionamentos. Em razão desse pensamento atrasado e negacionista, muitos foram a óbito. São contrários às vacinas e não cumprem os protocolos de prevenção para inibir a disseminação do vírus da COVID 19. Eles seguem a onda da falsa notícia e se contaminam facilmente. Contudo, esses fatores, lamentavelmente, contribuem para o desestímulo de milhares de pessoas a não procurarem as unidades de vacinação.


10. Hashtags = o sinal gráfico (#) conhecido como jogo da velha. É o algoritmo mais utilizado nas redes sociais para impulsionar um assunto na internet.


11. Inbox é o termo em inglês que significa “na caixa”, ou “porta de entrada”. Em outras palavras, são (chat) as salas de conversação, o ambiente para conversas privadas no Facebook.


12. Linkar = Significa ligar, unir um endereço de uma notícia, foto, site, “blog”, portal de notícias, e letras de músicas.


13. Nos trends do Twitter tem os famosos assuntos do momento. Os Twitters são, geralmente, os mais relevantes durante o dia. Ele é visto no topo conhecidos como: Twitter trends = as tendências do Twitter. Essas “hashtags” tem uma duração do topo de 24h e depois deste período começa a baixar.


14. Política de privacidade são regras claras muitas utilizadas nas plataformas para o uso de dados dos usuários nos portais de notícias, sites ‘web’, “blogs” e vídeos. São leis de proteção de dados para proteger os usuários ao clicarem em qualquer destes meios de comunicação e interações digitais de hoje na “web”.


15. Printar = Tirar captura de tela de fotos, páginas, vídeos e textos.


16. Retweet = compartilhar uma postagem, mensagem, foto, textos, ligação e vídeos.


17. RT significa que todos podem compartilhar o Twitter, seja mediante listas, grupos, perfis, notícias, fatos, mensagens, imagens, vídeos, caricaturas e outras atividades que ocorrem nesta rede social, em particular no Twitter.


18. SDV= Siga que te Sigo de Volta.


19. TL = timeline, do inglês: linha do tempo. Na maioria das redes sociais, é possível encontrar a tradução da linha do tempo da sua página. A timeline mostra todas as postagens das contas dos seus amigos que você adicionou para seguir. Em algumas redes sociais, há botões que permitem selecionar o que considera relevante nas postagens dos amigos.


20. TMJ = Tamo Junto ou estamos juntos.


21. Proponho subirmos a “hashtags” = Vamos fazer aumentar a “hashtags” no alto da rede social, a, b e c.


22. Os emojis (figurinhas) são fundamentais para traduzir ou escrever risos em conversas entre amigos: haha, hahaha e hehehe. Além disso, os gifs são relevantes para traduzir ou escrever risos.


É importante enfatizar que essa linguagem é própria das redes sociais e geralmente permanece no âmbito da “web”, contudo, algumas é o caso da “hashtags” (#), que começaram a ultrapassar o ambiente virtual. Ela começa a ser utilizada em âmbito comercial como fachadas de lojas e eventos festivos para a promoção e na intenção de reunir as pessoas para festas e manifestações políticas.


Conheça quem usa a linguagem informal, e a formal na “internet”.


Dessa forma, é perceptível que os usuários mais frequentes da linguagem coloquial e informal são os internautas. Para se comunicarem nas redes sociais, as conversas são, geralmente, de caráter informal e informal. Contudo, é importante salientar que esses diálogos ocorrem apenas entre os usuários em relações de uso comum, as quais envolvem formas de linguagem e falas rápidas. No entanto, são repletas de abreviações e gírias. Dado que o mundo virtual é extremamente veloz, as alocuções devem ser rápidas para poder acompanhar o raciocínio do locutor das conversas.


Todavia, as matérias jornalísticas, acadêmicas, científicas e tantas outras, são de excelente qualidade em conteúdo e redação. Todas elas são postadas na internet e utilizam linguagem formal e culta. Na Ciência, por exemplo, usa-se a linguagem técnica, compatível com essa área do conhecimento humano.


Assim, se a linguagem for adequada e padronizada para a área jurídica, literária, filosófica, artística e redação de documentos governamentais, a linguagem deve ser adequada e padronizada, ainda que nas regras gramaticais mais rigorosas do português do Brasil.


A convivência virtual tem uma linguagem própria e todos os internautas rapidamente se adaptam à linguagem informal, nas conversas entre os amigos seguintes ou seguem na teia da internet, nesta era digital.


Contudo, é assim o homem, esse ser pensante, que consegue criar, recriar e se reinventar em todos os contextos históricos para se manter presente como autor da sua história. Ele não é apenas um coadjuvante, mas tem consciência de sua missão histórica. O homem é um ser ativo e ativo em todas as épocas e contextos políticos, sociais e históricos. Em geral, as pessoas boas deixam seus legados para a geração futura. Como são históricos e pensantes, tendem a facilitar a convivência entre os indivíduos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.