Pular para o conteúdo principal

A linguagem informal é usual nas redes sociais.

O estilo de se comunicar nas redes é informal e coloquial.

 

Nas redes sociais se usa a linguagem informal e coloquial.


A convivência de anos nas redes sociais, se aprende a escrever e se comunicar rápido de maneira abreviada, informal e coloquial entre os amigos. Contudo, existem excelentes publicações que se seguem a forma culta da escrita de acordo com as regras gramaticais do português brasileiro e outras lingas afins.  

Cada rede social utiliza as suas formas de interações entre os usuários, os quais, todos se entendem de forma veloz, para escrever as mensagens e recados uns para os outros, sem formalidades, as quais se exigem as regras gramaticais da língua portuguesa; especificamente o português do Brasil.

Para acompanhar a rapidez da era digital as pessoas criam termos curtos para digitar palavras e frases de tal maneira, que as outras entendam. Sendo assim, há muitas abreviaturas que quer dizer algo, na comunicação da era digital e onde até certo ponto, tudo é livre, das rígidas regras gramaticais, da linguagem escrita, culta e formal; da nossa língua portuguesa e das demais línguas coirmãs do mundo. Até poderia se denominar códigos ou convenções digitais que são compreensíveis entre os internautas.

Confira as formas de linguagens utilizadas nas redes sociais.

 

1. Abs.= abraços.

2. Beijs = beijos e beijos.

3. Block do inglês, bloquear, muito usado nas redes sociais, é uma ferramenta importantíssima para se proteger de pessoas mal-intencionadas em todas as redes sociais.

4. Bom finde = Bom fim de semana.

5. Bora = vamos embora.

6. Chat = Significa a sala de conversas nas redes sociais estritamente privadas entre os usuários, geralmente a distância.

7. Compas =Companheiros e companheiros.

8. DM = “Direct Message” (do inglês, significa mensagem direta). É aquele local privativo entre os usuários para conversas privadas ou chats, no Twitter.

9. Fake, do inglês significa falso.

A extrema-direita do Brasil e do mundo utiliza deste expediente criminoso para prejudicar e derrubar os seus adversários e se perpetuar no poder. Estes atos falsos praticados deliberadamente são crimes cibernéticos. Os autores são punidos rigorosamente pelas leis que existem hoje nos países para punir essa gente do mal.

a) Perfil fake. Atualmente existem aqueles malditos perfis falsos, que tem como objetivo prejudicar a todos e esses são os disseminadores de notícias falsas.

b) Conta falsa, a conta falsa é igual aos perfis falsos que servem para prejudicar os internautas.

c) Site fake, falso. Tenham muito cuidado ao realizar compras nesses sites. Há aqueles de confiança e muitos que são verdadeiras armadilhas para plantar golpes aos consumidores do Brasil e do Mundo.

 

A ação maléfica das notícias falsas na pandemia da COVID-19.

 

d) Fake News = Notícias falsas. Atualmente nas redes sociais é algo mais nocivo que existe e prejudicam as pessoas, a sociedade e as democracias.

e) Vídeos fake = vídeos falsos, são montados com datas falsas, todos são de procedências mentirosas. Tudo o que é fake que rola nas redes sociais é uma ação criminosa dos bandidos da internet que trabalham 24 horas plantando tudo o que mais cruel, para prejudicar a população e a sociedade como um todo e no âmbito da política; aos sistemas democráticos.

No decorrer da pandemia essa atividade criminosa, funciona maldosamente em relação a tudo que é pertinente a este caos na saúde da população das pessoas. Esse pessoal do mal ataca os cientistas, a Ciência, as vacinas e os protocolos de segurança nesta pandemia.

Eles procuram geralmente as pessoas sem muito esclarecimento, aquelas de pensar religioso e fundamentalista, de mente fechada. Estes seguem a estas mentiras. Em razão desse pensamento atrasado e negacionista, muitos foram a óbito. São contra as vacinas, não seguem os protocolos de prevenção para frear a disseminação do vírus da COVID 19. Eles vão à onda das fake News e se contaminam facilmente. Contudo, estes lamentavelmente, contribuem para o desestímulo para milhares de pessoas a não procurarem as unidades de vacinações.

10. Hashtags = o sinal gráfico (#) conhecido como jogo da velha. É o algoritmo mais utilizado nas redes sociais para impulsionar um assunto na “internet”.

11. Inbox = do inglês que significa dentro da caixa, ou caixa de entrada, em outras palavras são (chat) as salas de conversação, o ambiente de conversas privadas no Facebook.

12. Linkar = Significa ligar, unir um endereço de uma notícia, foto, site, “blog”, portal de notícias, e letras de músicas.

13. Nos trends do Twitter tem os famosos assuntos do momento. Geralmente são os Twuitter mais importantes do dia. Ele é visto no topo e são conhecidos como: Twitter trends = as tendências do Twitter. Essas “hashtags” tem uma duração do topo de 24h e depois deste período começa a baixar.

14. Política de privacidade são regras claras muitas utilizadas nas plataformas para o uso de dados dos usuários nos portais de notícias, sites ‘web’, “blogs” e vídeos. São leis de proteção de dados para proteger os usuários ao clicarem em qualquer destes meios de comunicação e interações digitais de hoje na “web”.

15. Printar = Tirar print de fotos, páginas, vídeos e textos

16. Retweet = compartilhar uma postagem, mensagem, foto, textos, ligação e vídeos.

17. RT = Significa que todos podem compartilhar o Twitter, que pode ser lista, grupo, perfil, notícia, fato, mensagem, fotos, vídeo, caricaturas e muitas outras coisas que rolam nesta rede social, neste caso específico no Twitter.

18. SDV= Siga que te Sigo de Volta.

19. TL = timeline, do inglês: linha do tempo. Geralmente na maioria das redes sociais já vem traduzida de linha do tempo, da sua página. É na timeline que aparecem todas as postagens das contas dos seus amigos que você adicionou para seguir. Algumas redes têm botões para você escolher o que quer de mais relevante das postagens dos amigos.

20. TMJ = Tamo Junto ou estamos juntos.

21. Vamos subir a “hashtags” = Vamos fazer aumentar a “hashtags” no alto da rede social, a, b e c.

22. A figura de linguagem (onomatopeia) importante para traduzir ou escrever os risos nas conversações entre os amigos:  kkkkk, hahaha, hehehe, rsrsrsrs auuul e huuu, além dos emojis (figurinhas), os gifs, que falam por si mesmas.

É importante enfatizar que essa linguagem é própria das redes sociais e geralmente permanece no âmbito da “web”, contudo, algumas é o caso da “hashtags” (#), que começaram a ultrapassar o ambiente virtual. Ela começa a ser utilizada em âmbito comercial como fachadas de lojas e eventos festivos para a promoção e na intenção de reunir as pessoas para festas e manifestações políticas.

Conheça quem usa a linguagem informal, e a formal na “internet”.

 

Portanto, como se pode notar, que os principais usuários da linguagem coloquial e informal são os internautas, para se comunicarem nas redes sociais, geralmente as conversas são totalmente informais e coloquiais. No entanto, é importante esclarecer que esses diálogos, só existem entre os usuários em relações em comuns, as quais são formas de linguagens e falas rápidas. Todavia, são repletas dessas abreviações e gírias. Como no mundo virtual há muita velocidade, as alocuções precisam ser velozes para poder acompanhar o raciocínio do locutor das conversas.

Todavia, as matérias jornalísticas, acadêmicas, científicas e tantas outras, são de excelente qualidade em conteúdo e redação. Elas são postadas na ‘internet’, todas elas utilizam sim, de linguagem formal e culta. Por exemplo, no campo da Ciência é utilizada a linguagem técnica, compatível com essa área do conhecimento humano.

Assim, se dar cumprimento linguístico na área jurídica, literária, filosófica, artística, e a redação de documentos governamentais, se aplica a linguagem adequada e padronizada, não obstante, dentro das mais rigorosas regras gramaticais do português do Brasil.

A convivência virtual tem a sua linguagem própria e todos os internautas rapidamente se adaptam a forma coloquial, nas conversas entre os amigos que se segue ou é seguido na teia da ‘web’ nesta era digital.

Todavia, assim é o homem esse ser pensante o qual é capaz de criar, recriar e de se reinventar e em todos os contextos históricos para se manter presente como autor da sua história. Ele não é o coadjuvante na história, mas é parte consciente do seu papel. Ele é fundamental como ser ativo, em todas as épocas e contextos políticos, sociais e históricos, normalmente as pessoas boas deixam seus legados, para a posteridade, seguirem seus apropriados exemplos. Como ser histórico e pensante, geralmente facilitam a convivência entre os indivíduos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.