Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Araucária a árvore em extinção no Brasil.

As araucárias é uma das lindas florestas em extinção no Brasil.

A foto mostra lindas araucárias na fase jovem.
O bioma da Mata Atlântica da Floresta composta de Araucárias, cientificamente é catalogada de Floresta Ombrófila Mista. Esse restante da Mata Atlântica se encontra no Sul e Sudeste.
É impressionante observar de perto as gigantes árvores em sua fase adulta podem até atingir 50 metros de altura. Elas mostram sua imponência diante das demais árvores. No país restam apenas uma pequeníssima porcentagem que escaparam da fúria predatória dos devastadores da mata atlântica brasileira.

No princípio a Floresta com Araucária em sua condição virgem, se compreendia uma extensão de aproximadamente 40% do território do Paraná, 30% de Santa Catarina e 25% do Rio Grande do Sul. Também ocorria em maciços descontínuos, nas partes mais elevadas das Serras do Mar.

As reservas das Araucárias no Brasil correm sérios riscos de extinção.

Uma linda araucária jovem.
Agora a Floresta que contém ainda algumas Araucárias correm sérios riscos de extinções.  Os últimos levantamentos dos órgãos ambientais trazem números desanimadores. Apenas existe aproximadamente uma área original de 3% dessa árvore símbolo da imponência da flora da Mata Atlântica, e poderá ser extinta   do mapa florestal. É necessário haver uma forte e ostensiva vigilância dos governos municipais, estaduais e federais que zelam para a conservação desses biomas fundamentais das araucárias.          Na realidade somente existem menos de 1% da floresta de araucária em estado primitivo onde a ganância humana não conseguiu alcançar. Esses pequenos trechos florestais são espalhados nas reservas dos Estados do Sul e parte mínima do Sudeste. A situação atualmente do que resta das as araucárias Ombrófila Mista é fato, e está em estado de vulnerabilidade que requer todos os cuidados para a sua continuação na flora brasileira.

Menos de 1% da área original guarda as características da floresta primitiva, ou seja, são áreas pouco ou nunca exploradas. Certamente o difícil acesso impediu o homem predador chegar a esses nichos naturais.

Porém existe sim, a extrema vulnerabilidade da Floresta Ombrófila Mista. Todos os cuidados precisam serem redobrados para evitarem os predadores humanos inescrupulosos, que são capazes em nome da vil moeda, colocarem sua moto serras, e exterminarem com essas arvores centenárias, dessa espécie raras existentes na quase desparecida Mata Atlântica brasileira.

Os municípios do Sul existem as festas do pinhão, onde se apresentam a culinária.

A foto mostra uma belíssima araucária.
As araucárias na fase adulta, produzem os seus frutos a pinha. A pinha é recheada de sementes o conhecido pinhão, uma amêndoa saborosa e consumida durante o inverno. Ela é cozida e pode comer retirando a sua casca e se produz muitos pratos deliciosos usando a semente da araucária.

Aqueles municípios onde se concentram as maiores reservas das araucárias são promovidas anualmente as grandes festas do pinhão que é a amêndoa saborosa retirada da pinha. Os principais municípios produtores do Pinhão realizam as festas Nacionais e regionais. Nos Estados de Santa Catarina se destaca a Festa Nacional do Pinhão, na Cidadede Lages. No Rio Grande do Sul, em São Francisco de Paula e no Paraná a em São José dos Pinhais e o Município de Pinhão.
Nessas festas são apresentados a arte da culinária, envolvendo o principal elemento a semente da araucária, as danças típicas, o artesanato dessas comunidades. Tudo são apresentadas aos visitantes locais e aos turistas que apreciam essas festas especiais das agroindústrias. Elas têm como objetivo a divulgação, a preservação e arrecadação dessas riquezas naturais, a partir da produção e comercialização da semente da araucária de maneira sustentável.

Os benefícios do pinhão para a saúde.

A foto mostra a pinha e ao lado a semente onde tem a amêndoa do pinhão.
Muitos pratos são preparados para incluir o pinhão na alimentação que é riquíssimo nas vitaminas e sais minerais importantes para o organismo humano. Segundo os nutricionistas se encontram no Pinhão essa lista de sais minerais e vitaminas: Cálcio, Magnésio, Manganês, Fósforo, Ferro, Sódio, Potássio, Cobre, Zinco, Vitamina C e as do complexo B.  Os melhores benefícios do pinhão é a liberação do ácido linoleico. (O ácido linoleico ou ácido 9-12-octadecadienoico é o ácido graxo insaturado ômega-6 com 18 carbonos e duas insaturações, de fórmula química CH3-(CH2)4-CH=CH-CH2-CH=CH-(CH2) 7COOH. Fonte Wikipédia). Esse ácido age como supressor da fome e libera um hormônio chamado colecistoquinina, que ajuda a diminuir a vontade de comer. Por essas características, o consumo é recomendado como lanche, entre refeições, e principalmente no fim da tarde, para ajudar a controlar a fome que é mais comum no período da noite.

Evidentemente se recomenda comer em poucas porções para propiciar uma boa digestão. Pesquisas recentes também apontaram a presença de gorduras monoinsaturadas associadas ao ácido pinoleico. A combinação aumenta a apreciação da semente entre aqueles que buscam alimentos saudáveis.

A natureza é sábia e faz brotar o pinhão durante o frio como fonte de energia para os seres humanos se alimentarem saudavelmente. No inverno gélido do Sul do Brasil, vem junto   a colheita da pinha. O pinhão é energético, surge no tempo certo, para aquecer o corpo e ajudar a espantar o frio.
Portanto as araucárias necessitam de fiscalizações ostensivas para evitar a sua extinção da flora brasileira. Uma árvore tão importante e imponente precisa de cuidados especiais para a continuidade de sua existência na face da
Terra.🌳

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.