Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

A araucária árvore imponente do Sul e Sudeste do Brasil.

A araucária com sua imponência se destaca das demais árvores.

A foto mostra uma araucária ainda jovem, mas já é imponente.
Foto mostra uma araucária ainda jovem, mas já é imponente. 
Ela se destaca na floresta das araucárias quando ao longe, já se avistam suas frondosas e vigorosas copas verdejantes. Geralmente as mais belas somente são encontradas em algumas reservas de matas protegidas em lei. Através do código florestal brasileiro que tem a função de proteger o que sobrou da mata atlântica brasileira, da fúria predatória do homem ganancioso; em nome do lucro a qualquer preço.

Quem chegar ao pé de uma araucária adulta, permanecerá muitas horas admirando a sua beleza e imponência; diante das demais árvores. Essa grandiosa árvore na botânica recebe a classificação de: arbustos ou conífera, pertence à família das araucariaceaea e tem seu nome científico de Araucaria angustifolia

Os e seus contornos são inconfundíveis perante as outras árvores de uma típica floresta tropical. Quando ela consegue alcançar a fase adulta, poderá medir entre 30 a 50 metros de altura. Ela possui um magnifico tronco, uma legitima e colossal coluna   que poderá chegar entre 30 a 50 metros de altura e com 2,5 m de diâmetros.

 O tempo é longo para a Araucária começar a produzir.

Ela se destaca na floresta das araucárias quando ao longe, já se avistam suas frondosas e vigorosas copas verdejantes. Geralmente as mais belas somente são encontradas em algumas reservas de matas protegidas em lei.
A foto mostra as araucárias jovens.
A araucária leva entre 15 a 20 anos para produzir frutos, numa altura até 50 metros.
No Brasil, a conservação e manutenção da variabilidade genética dos pinheirais (araucárias) restantes representa inúmeras dificuldades porque, existe uma fragmentação das espécies naturais e pelo demorado ciclo de reprodução. Uma árvore em seu ciclo natural, geralmente começa a produzir as sementes comestíveis de pinhão pelos os humanos e animais, durante ao um longo período. Quando atinge uma idade entre 15 e 20 anos de vida. Porém, depende de vários fatores, como o solo e o clima se são favoráveis ou não ao seu desenvolvimento rápido ou tardio. Outro fator devastador é realmente a ação inconsequente do homem predador ou devastador dessas belíssimas árvores existentes na região Sul e parte do Sudeste do Brasil.

As matas de araucárias são protegidas por lei.

A foto mostra uma araucária tenra, mas  em extinção no Sul do Brasil.
A foto mostra uma araucária tenra no Sul do Brasil.
Com todo os cuidados existente  es na preservação dessas reservas naturais, onde existem as árvores de araucárias e as demais protegidas em lei, ainda assim, ocorrem o desmatamento de muitas dessas imponentes árvores em nome do progresso. Quando uma árvore deste porte está quase ou já produzindo frutos são simplesmente abatidas de maneira cruel pelos fora da lei e seus motosserras devastadoras.   Estes restantes de pequenas florestas fazem partem do bioma da Mata Atlântica e são encontradas principalmente na Região Sul e nos pontos de relevo mais elevados da Região Sudeste. O homem em sua avareza não dar a devida importância a estes pequenos biomas e em sua fúria descontrolada, desrespeitam as leis ambientais e começam a destruir descabidamente estes pequenos pulmões naturais, que são fundamentais para a sustentabilidade de todo ecossistema dessas regiões.

Ignorância mais ganância destroem a natureza.

O Brasil sofreu e continua a sofrer com a ignorância gananciosa, dos grandes devastadores, em relação as florestas nacionais. Essa violência ocorreu de maneira absurda na mata das araucárias pela ação de muitas madeireiras clandestinas.   Nas regiões das araucárias sempre ocorreu e ocorre a exploração abusiva das madeireiras e invasores de terras para construir condomínios de luxo nessas reservas de conservações ambientais e protegidas em lei. A araucária foi definitivamente colocada na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção em 1992.  Nestas regiões se somava 20 milhões de hectares originalmente cobertos pela Floresta de Araucária. Atualmente restam, aproximadamente apenas 2% dessa área. As madeireiras provocaram um grande crime ambiental irreversível e se não houver uma fiscalização ostensiva esta ínfima área de reservas ambientais poderão diminuir ainda mais. Confira a lista de Lista Oficial da Flora Ameaçada de Extinção. Os órgãos de proteção ambientais precisam serem enérgicos contra os destruidores da natureza.

Rigor contra os destruidores das araucárias.

A foto mostra a pinha o fruto da araucária e ao lado as sementes que contém uma amêndoa saborosa.
A pinha o fruto mais as sementes da araucária 
Portanto é fundamental que os órgãos oficiais de proteção ambiental sejam mais enérgicos contra os destruidores do que ainda resta da flora brasileira. Especialmente nestas áreas de preservação da flora onde existem as espécies consideradas em extinção, como é o caso das matas de araucárias existentes em nosso país.
Não adianta somente existir a lei é necessário que exista pessoas capacitadas para fiscalizar ostensivamente todas as áreas existentes. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), precisa ser bem equipado com tecnologia de última geração e pessoal suficiente para coibir a ação dos predadores destes biomas da flora brasileira. Esta ação necessariamente precisa ocorrer de maneira integrada com os órgãos municipais, estaduais e federais para uma atuação e fiscalização permanente e agia em todo o país e principalmente nestas áreas onde existem a vulnerabilidade da flora em extinção em todas as regiões do país. É um sério compromisso dos governos de todas as esferas administrativas com a natureza.
Se não houver este compromisso para preservação destes biomas da biodiversidade brasileira, em pouco tempo os destruidores cortarão todas as árvores existentes nos pequenos nichos que ainda escaparam da fúria devastadora do homem egoísta, em nome do progresso e do desenvolvimento sem sentido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.