Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

A música gospel tem uma longa história de evangelização.

Conheça a origem da Palavra gospel.


Na imagem ao lado tem a Clave de  Sol e no espaço azul está inscrito: No espaço cultural do blog tem música.
No espaço cultural do blog tem música.


A música gospel agora tem seu espaço especial e privilegiado neste blog e fará uma ampla reflexão sobre este maravilhoso estilo do universo musical de louvor a Deus.

Desde a existência do blog analiseagora a música sempre tem espaço privilegiado. Como amo muitíssimo quase todos os gêneros musicais, sempre procuro abrir um intervalo especial para falar sobre os diversos estilos que compõem o universo da música.

A origem da palavra gospel vem do inglês. Gospel procedente da língua antiga “God-spell" que significa good tidings, ou good news, em português, "boas novas," referindo-se aos Evangelhos da Bíblia que nos narram as boas novas ao mundo o nascimento de Jesus. Então, “music gospel” é igual à música dos evangelhos, a boa nova da salvação e traduzindo para o português ficaria linearmente, música evangélica. O mais conhecido pai da música gospel é Thomas A. Dorsey (1899-1993) um grande compositor deste estilo musical do século XX.


Harmonia e diversificação estão no estilo musical gospel.


A música é harmoniosa e diversificada em várias vozes (coral), um solista, piano, órgão, guitarra, bateria, baixo, formando um pequeno conjunto musical. Deste gênero derivam-se outros como o Rock, Blues, Jazz  e outros, tendo como o grande representante Elvis Presley e outros representantes deste estilo musical cristã.


Quem trouxe a música gospel para o Brasil? 


Quem trouxe este estilo de louvor ao Brasil foram os evangélicos batistas e presbiterianos vindos dos Estados Unidos em 1882 séculos XIX e introduziram este gênero a partir do próprio estilo americano simplesmente traduziam para a língua portuguesa os hinários e a famosa harpa cristã que ainda é bem aceita por muitos evangélicos.


A explosão da música evangélica no Brasil ocorreu principalmente nas décadas dos anos 80 e 90 e até os dias de hoje. Esta forma animada de louvar ao Senhor tende a crescer grandemente em todo o país. Sempre está surgindo novos grupos que criam letras que não fogem da bíblia e tem também muitos grupos que estão introduzindo um novo ritmo que atraem multidões de jovens em grandes eventos como as ‘caminhadas para Cristo' e os shows dos famosos cantores da música gospel e além dos chamados de rock e sertanejo cristão.


Este gênero musical extremamente reflexivo no mundo evangélico traz uma missão sublime de expressar uma fé religiosa da salvação em Cristo. Este gênero tem uma história remota principalmente do início da colonização dos Estados Unidos, quando houve uma grande aproximação dos antigos estilos musicais afros conectando a gospel.  As pioneiras foram “Negro" “Spirituals” que em português poderíamos chamar de canções espirituais e harmoniosas negras. Estes negros eram escravos vindos da África para colonizarem a América do Norte em situações muito difíceis e principalmente de todo o seu contexto cultural. Eles foram firmes e autênticos em criarem um estilo musical que transcende aos dias contemporâneos. Há uma grande semelhança entre os negros que vieram escravos da África para o Brasil e conservou a base de muita perseguição sua cultura até hoje.


O gênero da música gospel tem muita Teologia.

Nesta e outras matérias que já escrevi sobre músicas no blog está sobre o gênero gospel foi uma das mais difíceis de discorrer.   Um gênero musical extremamente delicado porque está se a falar sobre Deus, isto é,  repleta de teologia. Nesta realidade sagrada, deve haver muito cuidado especial também para não falar algo que não seja compatível à mensagem que a música gospel quer nos transmitir.


Para escrever este texto levei muito tempo pesquisando, ouvindo e lendo livros e muitas letras deste gênero musical, para não cometer nenhuma espécie de heresia e mesmo assim não estarei isento de qualquer gafe e erros. Isto porque a música gospel tem um amplo campo de evangelização em todas as suas letras.  As letras dos hinos de louvores quase todas têm fundamentos teológicos a partir da Bíblia.  Há uma estreita conexão direta com as Sagradas Escrituras. Muito compositor tem sua fonte de inspiração nos livros da Bíblia. Há muitos hinos evangélicos que são um convite à reflexão e à leitura da bíblia. Pode prestar bem atenção nas letras dos hinos evangélicos que são parafraseados de passagens, capítulos ou versículos bíblicos. Por exemplo, verificar na música ''Courageous''(corajosos) de Casting Crowns, Baseado no versículo de 6 “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará", (Deuteronômio 3: 6).

Muito interessante esta forma de evangelização que é feita através do louvor, louvor e adoração a Deus que vem da própria fonte sagrada a Bíblia.


A didática pedagógica dos louvores gospel é sobre Deus.

Gostei desta pedagogia dos hinos evangélicos que nos faz um convite direto a reflexão, conferir a letra da música e comparar com a passagem bíblica nos traz autenticidade do que se está cantando e louvando. Uma bela solicitação para a leitura e a meditação da palavra de Deus.  Este simples trabalho de pesquisa da música gospel foi importantíssimo para minha vida pessoal, conheci outro lado musical que nos apela a uma mudança de vida espiritual porque proporciona estabelecer uma relação de oração e adoração ao nosso DEUS que tem o controle de tudo e de todos. Ele é o Senhor da nossa história, existem muitas músicas que são fundamentadas no Salmo 139 que fala justamente de alguns atributos divinos de Deus onisciente, onipotente e Deus presente, poderoso, zeloso pelos seus amados filhos. Deus como conhecedor da nossa vida antes, durante e depois do nosso nascer. Ele tem o controle absoluto da nossa vida, isso é simplesmente maravilhoso e inicialmente incompressível ao entendimento dos entes mortais. Que temos um Deus onipotente que cuida de cada humano mesmo sendo pecador imerecido de absolutamente nada. Entretanto, na sua misericórdia e graça que são infinitas Ele está atento e protegendo a nós. Estes louvores evangélicos trazem esta mensagem de esperança, fé, salvação, proteção, provisão de Deus Trino que cuida de cada miserável pecador, indigno de qualquer graça salvífica do Deus onipotente, onipresente e onisciente. Levaria muito tempo escrevendo sobre a música gospel, mas, ficaria uma matéria extremamente extensa.


Há muitos artistas do gênero gospel para todos os gostos.

No mundo gospel há uma enorme variedade de compositores, cantores de todas as denominações evangélicas e ficaria difícil elencar todos desde os primórdios aos de hoje. O blog analiseagora deixa livre para que todos os seguidores da música evangélica possam escolher seus grupos musicais prediletos. Apenas irei postar algumas músicas como ilustração usando o YouTube e fiquem bem à vontade para ouvirem as músicas e os grupos que gostam. 👍




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.