Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Chimarrão o chá amargo da hospitalidade gaúcha.

O chá amargo da erva mate se transforma em hospitalidade e identidade gaúcha.

Uma típica cuia de chimarrão. 
O chimarrão legado deixado pelos índios Guaranis habitantes do sul da América do Sul e hoje identifica os gaúchos. A culinária é algo cultural maravilhoso geradora de identidades entre as nações de todas as partes do mundo. As bebidas sejam elas alcoolizadas ou não, são itens que completam os cardápios dos povos. Elas têm esta função fundamental de representar as tradições gastronômicas das pessoas. É o caso do chimarrão um precioso chá feito das folhas da erva-mate.  Repleto de história, tradição, costumes e traz estampadas as identidades culturais de muitos povos indígenas, incluindo os gaúchos e outras pessoas de algumas regiões do Brasil.


O chimarrão vai além das fronteiras do RS, incluindo outros estados brasileiros como: SC, PR e MT. Este chá amargo, produzido há muitos séculos pelos nossos irmãos indígenas. Os primeiros habitantes do Sul da América do Sul. Eles deixaram este legado culinário para os atuais povos que colonizaram e vivem em terras do sul da América do Sul. Como naquela época cada tribo tinha e tem seu jeito, sua formula de preparar e saborear o chimarrão. Hoje também cada povo o prepara de acordo com seus costumes. Aqui no RS o chimarrão é considerado símbolo da hospitalidade e amizade, da união entre os amigos e familiares.

 As vitaminas, sais minerais e os benefícios do chimarrão para a saúde.

A erva mate onde se faz o chimarrão é um moderado diurético. Estimulante das atividades físicas e mentais. Auxiliar na regeneração celular. Elimina a fadiga. Contém vitaminas - A, B1, B2, C e a vitamina E. São ricas em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e manganês. É um estimulante natural que não tem contraindicações. É vasodilatador: atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco. Auxiliar no combate ao colesterol ruim (LDL), graças a sua ação antioxidante. Por ser estimulante, possui, também, poderes afrodisíacos, graças à vitamina E presente na erva-mate. É rica em flavonoides (antioxidantes vegetais) que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce, tendo um efeito mais duradouro pela forma especial como se toma o mate. Segundo o médico pesquisador Olay Schwinger, é indicado o uso do chimarrão de duas a três vezes ao dia. Previne a osteoporose, fortalecendo a estrutura óssea graças ao cálcio e às vitaminas contidas na erva-mate. Contribui na estabilidade dos sintomas da gota (excesso de ácido úrico no organismo). É rico em fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Auxiliar em dietas de emagrecimento. Atua beneficamente sobre os nervos e músculos. Regulador das funções cardíacas e respiratórias. Segundo o Instituto Pasteur da França e a Sociedade Científica de Paris, a erva-mate possui praticamente todas as vitaminas essenciais à manutenção da vida humana. (fonte: Wikipédia).

Como se preparar um gostoso chimarrão.

Folhas de erva mate de onde se produz o chimarrão.
Para se saborear um gostoso chimarrão é imprescindível seguir o rigoroso ritual, como se preparar uma ótima refeição para servir aos familiares e amigos. Assim dever haver dedicação total na preparação da bebida do acolhimento.  Para se aprontar um gostoso chimarrão a ser saboreado entre os amigos, a qualquer momento como: nas discussões da políticas, do futebol, dos problemas sociais e importantes do estado, país e mundo. Também no trabalho e principalmente entre as famílias, é necessário fazer tudo certo como deve ser feito. Somente seguir os passos básicos que o chimarrão sai bem.  Segundo os entendidos o chimarrão tem seus benefícios medicinais como outros chás que tomamos e faz muito bem a saúde curando doenças. Alguns bens, além do aconchego.

Sem muitos rodeios se faz assim um bom chimarrão. 1. Ter uma boa cuia. 2. Nesta cuia se coloca a erva-mate até em cima. 3. Escolha uma erva-mate de qualidade e bem verde. 4. Coloque a bomba dentro da cuia já com a erva-mate. 5. Coloque água numa temperatura de 8° graus célsius. Está pronto para servir é só passar de mão em mão e iniciar uma bela conversa na roda do chimarrão.  

Portanto, nesta típica roda de chimarrão tudo ocorre de bom entre os participantes e sempre tem lugar para mais alguém ser acolhido como manda à tradição gauchesca.  As conversas são colocadas em dia e muitas decisões importantes são decididas neste momento especial, onde todos estão alegres, descontraídos na espera da cuia chegar às mãos enquanto isso surge o diálogo, o debate sobre qualquer assunto. Ou simplesmente se toca e canta muitas músicas típicas gaúchas. São momentos especiais onde os laços de amizades de fortalecem e a tradição vai passando de geração para geração.👍

Aprenda a fazer o chimarrão.



Comentários

  1. Respostas
    1. Muito obrigado e vamos tomar um amargo chimarrão o elo da amizade e hospitalidade gaúcha.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.