Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Não discuto política!

Conversa entre dois amigos sobres discutir ou não política.

Um amigo se diz da direita, neutro, odeia política e ainda em alto e bom tom vem afirmar categoricamente, jamais a discutirá. O outro amigo de esquerda tem partido definido e filiado; e ama a política. O amigo de esquerda, todas as formasprocuram convencer a importância dela, ainda que tenha, corrupções e todas as mazelas. Porém é fundamental para regular a vida de todos os cidadãos da sociedade. Se alguém quiser ser meu amigo real ou virtual, não venha com este papo de política porque não gosto e detesto. E não discuto política porque estou bem longe desse coisa ruim. Ela não atinge minha vida! Não gosto e tenho raiva de quem gosta.Olha só se tem cabimento amigo!O mané, lá da esquina me chamar de assexuado político? O que será o que ele quis dizer com esse apelido? Ora!Tenho sexo, sou macho, valente e já mais, admitirei este conceito. Agora sim, é mesmo que nunca irei gostar desta tal coisa de política, prefiro ser neutro porq…

Respeitar os alertas da meteorologia pode evitar fatalidades.

A tecnologia meteorológica tem a função de beneficiar a humanidade.

Ciclone catrina de 2014 no Sul do Brasil. Foto da Wikipédia-Cyclone_Catarina_from_the_ISS_on_March_26_2004.jfif 0,4 MP 800 × 529 115,7 KB
Furacão Catrina, créditos da foto para a Wikipédia. 
Hoje o mundo contemporâneo é movido à tecnologia. É extraordinário quando esta tecnologia avançada vem a serviço da humanidade, é o caso da meteorologia. Os serviços de meteorologia espalhados no mundo inteiro que usam tecnologias avançadas para atualizarem a previsão do tempo constante. E emitirem alertas as populações para tomarem cuidados especiais com os furiosos e descontrolados fenômenos naturais.  


A maioria da população mundial tem acesso fácil à internet e são lá que os centros de meteorologia informam com antecedência uma possível ocorrência incomum em municípios, estados ou até mesmo em vários países simultaneamente. Este é o papel extremamente verdadeiro da tecnologia em ajudar na prevenção e benefícios a humanidade. Quando ajuda no serviço prevenção para que as pessoas possam tomar os cuidados para evitar fatalidades e danos maiores.

É importante utilizar as informações e aletas da meteorologia antes de sair de casa.

Não sou desta área, mas utilizo diariamente a previsão do tempo. Leio bastante sobre este serviço e considero fascinante este trabalho dos meteorologistas. Percebe-se o quanto eles têm um zelo especial em passar para a comunidade um serviço grandioso de utilidade pública e mesmo assim ainda, é incompreendido por muitas pessoas que acompanha este esplêndido trabalho.  Muitos pensam que os meteorologistas não possam errar. O próprio nome já diz previsão do tempo. Pode dar certo ou não as previsões do tempo e os alertas emitidos, que poderão acontecer como também não ocorrer.
Mesmo dispondo de muitos equipamentos, instrumentos, computadores de última geração conectados aos satélites que captam as imagens de toda a movimentação do clima do planeta Terra. Há sempre uma probabilidade dos cálculos minuciosos que são feitos para se chegar a uma conclusão, não darem certos. Isto porque a todo instante o clima muda velozmente e consequentemente a previsão pode mudar e, não acontecer o se previu entre dois, ou em um dia ou mesmo em poucas horas tudo pode mudar.
Muitos talvez nem saibam, mas, para fazer uma previsão do tempo os meteorologistas usam uma parafernália de equipamentos e instrumentos. Quem é leigo no assunto fica pasmo ao visitar uma estação meteorológica. Constatei isso em uma visita que realizei a simples estação meteorológica da nossa cidade.
Como é apenas uma tão simples foi me apresentado alguns instrumentos higrômetro, anemômetro, termômetro, biruta e barômetro cada aparelho tem uma função específica que ajuda a compor a previsão do tempo. Isto utilizando dados das grandes estações meteorológicas do Brasil e até do mundo. Que são bem equipadas e têm seus supercomputadores que processam os mais variados mapas climáticos. Usam modelos e mais modelos para se chegar a um prognóstico para a elaboração de uma previsão do tempo que poderá dar certo ou não, quando é um fenômeno apavorante é melhor mesmo que não aconteça.

O Brasil não está preparado para eventuais catástrofes naturais as furações, ciclones secas e outros.

Aqui entra uma questão social gravíssima o nosso país não está preparado para socorrer vítimas de severo evento meteorológico de qualquer espécie. Nós temos gestores públicos que não estão preocupados com os alertas emitidos pelos os meteorologistas. Há muitas situações que somente tomam providências depois que as coisas aconteceram. Temos uma tecnologia que fazem alertas precisos, mas do outro lado temos administradores públicos responsáveis pela segurança da população que não tomam as providências cabíveis. A população é quem sofre e principalmente os mais necessitados.

A tecnologia precisa da cooperação de todos para dar certo no caso dos alertas meteorológicos.

Portanto, o mais importante é que o planeta precisa da colaboração de todos e auxiliados pela tecnologia de ponta. E principalmente das orientações dos meteorologistas; estes profissionais que trabalham com esmero para entenderem as grandes e contínuas transformações climáticas da Terra. Elas estão acontecendo vertiginosamente a cada dia e se nota visivelmente a cada década. A tendência é piorar se não soubermos utilizar o que a natureza nos proporciona para nossa sobrevivência de forma sustentável e com prudência. A natureza é sábia ela exige do homem que a respeitem, pois ela dar uma resposta à altura das destruições que os humanos fazem em nome do lucro abusivo.  São vários fatores construídos pelo o próprio homem predador.  Rapidamente estamos sentindo os efeitos fruto de uma desarmonia entre homem e o meio ambiente. Resta contar as análises e as orientações dos profissionais que rastreiam as mudanças do tempo através das ferramentas que a tecnologia dispõe a serviço da humanidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc.
As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentaram a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.
Neste simples abc da mãe todos os filhos deveriam sempre observar as qualidades da sua mãe e a valorizar eternamente. Toda…

Você já rotulou alguém de burro?

É uma atitude preconceituosa para ferir o sentimento de outrem e ruim para o convívio social.Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo composta sobre duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Um desenho simplório num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.
Este utensílio domestica há muitos anos foram usados no país inteiro até chegar às primeiras transmissões de energia elétrica nas capitais e aos poucos foram se disseminado para o restante do país.