Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

A trilogia: o tempo, a tecnologia e o homem.

http://www.analiseagora.com/
 O homem tem o controle da tecnologia,menos do tempo.
O tempo supera a tecnologia ou a tecnologia supera o tempo! Você parou algum momento da sua vida e fez uma espécie de retrospectiva da linha do seu tempo e percebeu quanto à tecnologia não consegue acompanhar a velocidade do tempo. Não precisamos voltar muito na história para percebermos quantas transformações e avanços tecnológicos foram realizados. Analise as coisas que temos em casa, seja das simples as mais complexas que usamos no cotidiano, tudo sucedendo dentro da serenidade do tempo, gerando um homem consumista insaciável. Faça um teste, apenas retroceda quatro décadas para verificar o que usávamos de mais sofisticados. Atualmente é peça histórica de museu. Há quatro décadas o que usávamos era o novo, mas passou a ser desatualizado, velho e sem serventia para o nosso tempo atual. O aparelho de hoje que é considerada de última geração a manhã está obsoleto. Assim, nesse ritmo nunca o homem consegue acompanhar o avanço tecnológico e vice-versa.
O que temos hoje e que usaremos daqui a adiante tais como os objetos gerais, os sistemas de comunicações, construções, os eletrônicos, informática, medicações, roupas, calçado, alimentação e máquinas, etc. tudo na mais acurada sofisticação tecnológica, mas o tempo é implacável supera tudo.

Apenas um exemplo prático, para ilustrar em termos de tecnologia.   Quando compramos um aparelho seja da área dos eletrônicos ou informática de último lançamento, o fabricante enche o pulmão e exclama dizendo: este é lançamento de última geração e imbatível! Esta afirmação não vai muito longe e logo tem que repensar refazer e inovar tudo.
No máximo três meses aparece uma estrondosa campanha publicitária de uma nova marca famosa para promover um novo aparelho revolucionário que nenhum outro fabricante terá capacidade de pensar em um novo protótipo para superar este novo produto. 
Neste constante dilema entre o tempo e a tecnologia entra o homem em cena um terceiro fator responsável por esta ação e superação. O homem como ser pensante é quem faz a diferença. A tecnologia somente poderá evoluir para acompanhar a velocidade do tempo, se houver a presença imperativa do homem pensante que faz tudo acontecer ou deixar de acontecer é o homem de fato domina a tecnologia, mas é refém do tempo.

O cérebro humano é o motor, a força, o demiurgo (grego, δημιουργός, demiurgos de platônico) quem pensa e faz criar uma tecnologia apropriada para fazer brotar um objeto, uma máquina, etc. E na sequência de uso é natural que o tempo deixe este invento obsoleto. Todavia a tendência correspondente é sempre pelo melhoramento para adaptar as exigências do tempo e das necessidades humanas. Tendo como meta caminhar em buscar orientação ao aperfeiçoamento na rapidez do consumo da sociedade. Isto significa dizer que jamais o homem o protagonista da dicotomia entre tempo e tecnologia, irá construir uma máquina perfeita. O próprio homem é imperfeito.  Contudo, um criador imperfeito nunca terá capacidade de gerar uma criação prefeita.
Porquanto, diante da impossibilidade do homem, mesmo que fosse um gênio, não consegue construir uma máquina ou um sistema perfeito. Ele ultrapassa seus limites e constrói alguma coisa limitada a tal ponto que se adapte as exigências do homem dentro de seu tempo existencial. Satisfazendo suas necessidades e comodidades como resultado de uma produção tecnológica eficiente, capaz de auxiliar nas tarefas simples e complexas que o homem moderno precisa. Sendo assim, exige: eficiência, habilidade, praticidade e combinação competente entre tempo custos e benefícios.

A vida é uma engrenagem perfeita em continuo movimento.

Concluindo, podemos afirmar categoricamente que nesta trilogia: homem pensante, tecnologia e tempo, o único perfeito nesta história é o tempo. O tempo age com perfeição em sua velocidade serena, tudo se encaixa perfeitamente ou o tempo o faz encaixar tudo sem faltar e nem sobrar uns milésimos de segundos desperdiçados. As coisas em si mesmas do tempo habitam no tempo, o tempo não é falho e jamais falhará. O homem ser dotado de inteligência: falha, fracassa, surpreende seus semelhantes seja nas construções e em todas as áreas do conhecimento. Ainda assim, sendo um exímio conhecedor de um setor do conhecimento é falho no outro, pode construir: supermáquinas, sistemas complexos, programas habilidosos, aplicativos facilitadores da vida. Contudo, está sempre na busca de algo novo. É um dos atributos humanos inovar sempre em tecnologias em benefício da vida. Todavia tem aqueles que infelizmente pensam e criam inventos contra a vida.


O que se constrói hoje como sendo sua obra prima invencível, amanhã sempre será surpreendido por outra invenção que a superou sua obra espetacular e nesta dinâmica insaciável na busca da superação do que já existe, o homem em sua imperfeição está sempre inovando, criando necessidades, superando desafios e mais desafios sem nunca chegar um fim. É a permanente busca pelo novo, o desconhecido, o surpreendente o homem pensante é sempre e será dinâmico.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.