Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

A música barroca transcende os séculos.

A música revela um estilo cultural e artístico de uma época histórica,

Violino um dos instrumentos musicais  importantes da orquestra.
O Barroco foi o movimento cultural e artístico que teve início no século XVI até ao século XVIII. Este prolifero movimento praticamente nasceu na Europa e se expandiu para todo os confins do mundo.  No Brasil o barroco ganhou amplos campos fertilizados pela influência religiosa do período colonial que prosperou o seu desenvolvimento. Principalmente nas cidades do Estado Minas Gerais, tendo como uma figura representativa o aleijadinho e suas obras esculpidas em pedra sabão e suas famosas pinturas e os suntuosos altares das igrejas históricas deste Estado do Brasil.
Da mesma forma aconteceu na música este movimento de estilo único tem sua gênese no velho mundo quando brotou ópera da brilhante mente, de Claudio Giovanni Antônio Monteverdi, na Itália do século XVI e tantos outros compositores, maestros e cantores deste fértil período até o grandioso artista alemão   Johann Sebastian Bach, quando se encerra um ciclo cultural de impressionante produtividade. Isto já era a metade do século XVIII. Apenas os autores morreram, mas suas obras continuam vivas e   transcendendo o tempo, são atualíssimas e inigualáveis. 

Assim como a história universal da humanidade tem suas divisões e fatos. À música também tem seus próprios períodos que revela os fatos e personagens que criaram uma intensa produção no mundo da música arte, dentro de um esplêndido período da história dos humanos.


O período Barroco ratifica ser riquíssimo na produção genérica da arte. Ressaltando a música desta época que se transformou num legitimo ícone de verdadeiras e requintadas composições que retratam uma realidade introspectiva vivida pela população deste período histórico.  Um tempo fértil que poderemos identificar célebres compositores iluminados que pensaram suas obras dentro deste estilo próprio e contemplativo. As obras de arte musical deste momento sublime na história da música se perpetuaram de gerações para gerações. 

A música arte é criação cotejada das imponentes obras artísticas que não se decompõe no tempo. 

Pelo contrário, permanece sedimentada no mundo da música de estilo único; sendo degustada pelos tímpanos de bom gosto, que sabe distinguir e apreciarem as refinadas composições dos grandes mestres clássicos do estilo barroco.

Aqui a música tem  esse  espaço especial  blog analiseagora dedica a essa  ramificação cultural importantíssima da arte. Nessa matéria o momento especifico  para a música do estilo barroca. Esse estilo  revela uma época de harmonia e histórica. Está continuamente  presente na nossa vida cultural e artística nessa contemporaneidade. Obviamente que nem todos gostam deste estilo. Como já falei em outros momentos gostos de estilos musicais é como sentença de um juiz não se questiona se cumpre. Esta sentença da mesma forma serve para a arte. E em relação à música, não se discute se respeita os gostos artísticos e musicais de todos.

Utilizarei o YouTube e apresentarei algumas músicas desta época para todos os leitores e apreciadores deste estilo de música agradabilíssima e de uma sensibilidade única. Como este período foi muito produtivo é impossível colocar todos os vídeos numa postagem apenas irei apresentar cinco nomes deste período e deixarei um link da Wikipédia onde tem um anexo completo de todos os compositores da música barroca, além de outras e suas fases. Óbvio para quem se interessar em pesquisar e ouvir uma música arte que faz bem para a alma. Desejo a todos os apreciadores da música barroca um momento de excelência para curtir uma bela música. Experimente você também ouvir este estilo de música pelo menos uma vez, talvez possa despertar o gosto por este estilo musical que acalma a mente e faz acalentar a alma.   
                                                  
                                                                  
      Mozart - Piano Concerto No. 21 

                 Vivaldi - Gloria.


   Jesus Alegria dos Homens - J. S. Bach


Handel Hallelujah-Aleluia de Handel

                                              

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.