Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

A solidariedade, um valor que deve ser praticado o ano inteiro.

O auxílio só tem seu valor, na prática, durante todos os dias do ano.

 


A imagem de fundo vermelho e caracteres em branco está inscrito no canto direito: A solidariedade natalina precisa ser permante e no canto esquerdo há enfeites de natal.
A solidariedade natalina precisa ser permanente.


 


O Natal é uma época de celebração e reflexão, um momento em que as pessoas costumam se lembrar dos menos favorecidos. É um período em que a solidariedade é especialmente valorizada, mas é importante lembrar que ela deve ser praticada o ano inteiro.

A proteção natalina necessita ser uma ação permanente, para auxiliar a quem precisa e certamente irá enobrecer ao ente humano. Geralmente é neste período do Natal, quando desperta na humanidade este sentimento nobre de compaixão que enobrece a todos. Porém, precisaria ser uma ação contínua para ajudar todas as pessoas necessitadas; todos os dias do ano.

A solidariedade é um valor que é muitas vezes esquecido durante o ano, mas que ganha destaque no Natal. Essa é uma época em que as pessoas costumam se lembrar dos menos favorecidos e se mobilizar para ajudá-las.

 

A solidariedade é um valor fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ela nos permite conectar-nos com o outro e compreender suas necessidades. Quando somos solidários, estamos contribuindo para um mundo melhor.

No Brasil, infelizmente, a desigualdade social é um problema grave. Milhões de pessoas vivem na pobreza e precisam de ajuda para sobreviver. É por isso que a solidariedade é tão importante em nosso país.

 

No Natal, muitas pessoas se mobilizam para auxiliar os necessitados. Elas doam alimentos, roupas, brinquedos e outros itens de necessidade. Essa é uma atitude louvável, mas é importante que a solidariedade não se limite a essa época do ano.

A solidariedade deve ser praticada diariamente. Podemos ser solidários de diversas maneiras, como:



  • Doando dinheiro ou alimentos para instituições de caridade;
  • Ajudando vizinhos ou amigos que precisam;
  • Voluntariando-se em projetos sociais;
  • Simplesmente sendo mais empáticos e compreensivos com o outro.

 

Atualmente são milhões de famílias passando fome e muitas outras necessidades básicas, em razão da crise econômica e da pandemia da covid-19, onde obrigou milhares e milhares de pessoas perderem seus empregos. Além de contar com as mortes dos seus entes queridos, amigos e conhecidos da vizinhança, das ruas próximas e do bairro residencial em geral.

 

Como seria maravilhoso se esta virtude não descontinuasse no fim do mês de dezembro, mas fosse enérgico o ano inteiro. Não esqueçam, no país há muita gente passando fome. Imagine se todos permanecem atentos continuamente sem pestanejar, um segundo ajudaria muitas pessoas se alimentar ao menos uma vez ao dia de maneira humanizada, em vez de pedirem socorro aos lixões das cidades do Brasil.

 

Contudo, a cada segundo do dia que passa, simultaneamente a assistência (solidariedade) humana cai na hibernação do egoísmo e muitos morem de fome, frio, doenças, pandemias e catástrofes naturais no Brasil e no mundo.

 

É importante reconhecer que a solidariedade não é uma realidade constante em nossa sociedade. O egoísmo é um problema grave que precisa ser combatido. É algo negativo na natureza humana.

 

O egoísmo está presente no DNA de todos os homens, sem exceção. O Brasil é um país com uma grande desigualdade social. Em 2020, segundo a Revista Forbes, havia 238 bilionários no país, enquanto milhões de pessoas viviam na pobreza. É um escândalo ou uma vergonha nacional, esse disparate na distribuição de rendas.

 

As pessoas que possuem muito dinheiro muitas vezes são egoístas e não se preocupam com os outros. Elas estão mais preocupadas em acumular riquezas existe a classe dominante e a classe dos dominados.

Todos os que possuem o poder econômico, através dos seus conglomerados financeiros, estes riscam do seu vocabulário a palavra solidariedade. Porém, acrescenta os velhos vocábulos: egoísmo e lucro sem limites.

Estes, porém, pode consumir e consomem compulsivamente sem pensar que existe alguém lá fora, precisando comer, vestir, trabalhar, morar, estudar, etc. Para este o que realmente vale na vida, é o ter e não o ser.

O egoísmo é um problema que afeta todas as classes sociais, mas é especialmente grave entre as pessoas que possuem muito poder e influência. Além destes existem diversas outras subdivisões de classes que dispõem de menores poderes aquisitivos, mas dispõem dos poderes políticos dominantes.

 

Os políticos são parasitas que vivem das desgraças humanas.

 

Na sociedade, existe a classe política, estes são os legítimos parasitas, eles vivem roubando a população, seja os ricos ou os pobres. No entanto, por último, existem, os excluídos e escravos da selvajaria do poder econômico excludente. Aqueles que vivem como os excluídos do poder consumista e político. Não obstante, sonham também em comprar, mas não podem e permanecem apenas no sonho; porque este nunca se realizará. Estes pobres são aqueles que têm o único e grande sonho de consumo, o de possuir apenas o que comer e vestir.

 

Muitas destas pessoas passam o ano inteiro disputando nos grandes lixões das metrópoles mundiais as sobras dos alimentos com os animais, aves, insetos e roedores. Estas sobras que os consumidores avarentos jogaram nos lixos, de suas casas, mais as sobras dos restaurantes, são atualmente o único meio de sobrevivência; para milhares de brasileiros.

Estes restos de alimentos poderão servir de banquete aos marginalizados, para a ceia natalina. Não é mais alimento saudáveis para a vida, mas é uma composição química, de migalhas das mesas fartas da sociedade rica, avarenta, consumista, egoísta e desumana.

 

No Natal brota o sentimento para ajudar em algumas pessoas, mas é fugaz.

 

Nessa época do ano algumas pessoas, talvez por remorso, brotam o sentimento de solidariedade e doam o que tem em excesso, depois se esquecem dos outros dias do ano. É um sentimento fugaz que no fim, só cogita permanecer em paz com sua consciência nesta época do ano, mas infelizmente depois disso endurece o coração rapidamente e nem os parentes próximos que estão passando fome, elas ajudam, essa atitude se configura fingimento de pessoas boas. Evidentemente não são todas que agem assim, são algumas, mas existem e geralmente são da classe dominante brasileira.

Algumas pessoas, geralmente nessa época natalina, são sentimentais, e não se sabe como, mas penetram em suas consciências uma faísca de generosidade e dividem algo do que possuem em excesso. E assim, desperta a comiseração de solidariedade, comumente compartilham alguma coisa, para aqueles que estão abaixo da linha da pobreza. Certamente é para aliviar a consciência, e distribuem o que não serve mais. Comumente se forem alimentos distribuem aqueles que estão quase perto do prazo da validade. É um desrespeito com a dor, de outrem!

 

É óbvio que nem todos fazem isso, mas realmente quando distribuem algo é bom, todavia nunca pensar em quaisquer espécies de retornos. Não condeno esta atitude magnífica. Quem sou eu para fazer isso, sou simplesmente humano e pecador igual a todos, repleto dos mesmos defeitos e talvez mais pecador e imperfeito do que todos. Perfeito mesmo, só e unicamente o nosso Deus Soberano.

 

Tão somente, clamo que esta atitude nobre nuca cesse. Através daquelas pessoas que se desvencilham de seus bens materiais para saciar a quem tem fome, aquecer a quem passa frio e auxiliar a quem está sofrendo com problemas e circunstâncias múltiplas. Esta ação deve ser constante durante os 365 dias do ano; são dias para auxiliar a quem precisa. É um trabalho assistencial, anual e não só meramente, numa data do calendário do ano civil e religioso.

 

O importante é auxiliar a quem necessita.

 

Assim sendo, não importa quem despertou do sono egoísta e acendeu em seu ser à luz da solidariedade, do compartilhamento, da compaixão, e ajudará de boa vontade a quem necessita de colaborações diariamente. Esta luta deveria ser contínua e não somente neste período natalino. Mas se tem condições, está sobrando, não irá fazer falta, repita está nobre ação todos os dias do ano.

 

Isto simplesmente enobrecerá cada vez mais o seu ser. Lentamente começará a perceber que esta ação é tão elegante para a alma e o ajudará desvencilhar de muitas outras coisas que os prendem e os torna escravo do próprio ter e ter.

 

Essa permanente ação, abrirá com certeza várias janelas para o caminho da solidariedade, o fará feliz como ser humano carente de paz e felicidade. Principalmente para as muitas pessoas que choram por comida, roupas, brinquedos, remédios, moradia e não há quem os socorra.

Proponho pararmos de promover desperdícios e pensar em quem precisa pelo menos matar a fome de cada dia. Chutaremos o egoísmo das nossas vidas e abrir portas para a solidariedade na equidade. Que esta meta possa ser realizada daqui para frente todos os dias dos anos da nossa vida. Um feliz natal, repleto de muita paz, harmonia e solidariedade para todo o ano.

A solidariedade é um valor que enobrece o ser humano. Ela nos torna mais completos e nos ajuda a construir um mundo melhor.




Comentários

  1. Bah Cícero, pensamos muito a respeito, mas quando vemos cenas como as do filme, percebemos o quão longe do ideal estamos. O pior é saber que estamos muito distantes de solucionar estes e muitos outros problemas sociais. E eu passo a me perguntar sinceramente o que EU posso fazer para contribuir na diminuição destas tão gritantes diferenças. Eu não gosto disso , mas como diz uma música, "nossa indignação é uma mosca sem assas e não passa da janela de nossas casas..." Deus te abençoe.
    http://mateusemiliomazzochi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cícero. Como vai?
    Espero e desejo que vá melhorando aos poucos.
    Quando vi seu nome no meu e-mail, de repente não soube de quem se tratava. Mas depois de ler o comentário recordei.
    Obrigada por ter respondido e desejo que esteja melhor.
    Sim. Li a sua história de vida, ou seja, o drama que lhe bateu à porta e pensei que só uma pessoa muito corajosa e com uma vontade de "ferro" faria o que o Cícero fez. E acho que fez muito bem.
    Calculo que o que lhe aconteceu tenha "mexido" muito com a parte física (isso nem se pergunta) mas também com a parte psíquica, mental e psicológica. Uma pessoa que goza de todas as suas capacidades mentais ver-se reduzida, de um momento para o outro, deixa qualquer um de rastos. Acredito que o mesmo lhe tenha acontecido a si. Porém, o Cícero não baixou os braços e foi à luta. E para ir à luta foi necessário UMA GRANDE FORÇA DE VONTADE que nem todos possuímos.
    Sim. A sua história, ou seja, o que lhe aconteceu comoveu-me muito. E ainda mais por ser (imagino) uma pessoa ainda muito jovem. É claro que todos os dias vemos pessoas que sofrem, que são massacradas, a viverem horrores. No entanto, quando "falamos" com pessoas que sofrem o que o Cícero está sofrendo, é algo que mortifica as pessoas de coração sensível, que é o meu caso. Porque eu consigo meter-me na "pele" daquela pessoa que sofre. Quando vejo ou oiço casos idênticos, acidentes, doenças eu só penso: "e se acontecesse com os meus filhos ou com aquelas pessoas que amo?" Não penso em mim mas naqueles que amo. Mas sei que há pessoas que não páram um segundo para pensarem que tal ou tal doença lhes pode bater à porta. E é por isso que o egoísmo e o egocentrismo grassam pelo mundo. E há coisas muito dolorosas.
    Como escrevi no comentário, já não sou jovem. Dentro de dias farei 60 anos. 31/12.
    No entanto gosto de andar a par do que sepassa à minha volta.
    Desejo que continue com o seu blog. Pelo menos vai escrevendo o que sabe e o que vê e isso não está ao alcance de todos. Vi os seus artigos, apenas, mas não li nenhum, porque aproxima-se uma fase muito envolvente com as Festas de Natal e Ano Novo. Mas logo que tudo esteja mais calmo e eu tenha tempo vou ler os seus artigos desde o início. Nem que leia apenas um por dia. E depois deixarei ou não um comentário. Mas prometo que não vai ser "ENORME" como este.
    Já fiz isso com o blog duma pessoa por quem tenho muita simpatia e que conheci através da blogosfera.
    Quanto ao meu blog, logo que termine uma história que comecei a escrever, vou desistir porque um blog requer muito tempo, muito trabalho, muita disponibilidade para gerir as redes sociais, as mensagens, os comentários, etc. a juntar à vida duma dona de casa que trabalha fora. Mas não é grave. Continuarei a visitar alguns blogs/sites quando o meu tempo o permitir.
    Quanto ao meu blog deixo o endereço:http://www.o-cantinhodasletras.blogspot.pt.
    As duas primeiras histórias são inéditas e as duas últimas (a última está quase a terminar) foram retiradas do livro que publiquei.
    Peço desculpa pelo grande comentário, desejo-lhe as melhoras, muita força e coragem e vá em frente com o seu blog uma vez que lhe dá tanto prazer. E estou certa de que o senhor tem muito para ensinar. Tal como ESTA GRANDE LIÇÃO DE VIDA.
    FESTAS FELIZES DE NATAL E ANO NOVO.
    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga!
      Estou muito feliz por ter postado um comentário e recebestes. E mais feliz por ter recebido notícias da minha amiga da blogosfera. Gostei muitíssimo do seu comentário. O mesmo serviu como energia para continuar lutando de acordo com minhas limitações físicas e neurológicas. Este mês passei por vários exames tediosos e uma sequela em um dedo da mão piorou está mais adormecido. Estou fazendo fisioterapia e tomando medicações indicadas pelo neurologista, poucas melhoras. Dificulta-me a digitar, mas mesmo assim, continuo com meu blog. É o meu grande amigo das horas difíceis. Estou triste porque está pensando em encerrar com o seu blog, penso que deverias continuar mesmo em um ritmo, lento de acordo com suas possibilidades. Desejo um feliz aniversário e muitos anos de vida e conectada na rede.Também desejo um FELIZ NATAL E UM ABENÇOADO ANO NOVO! abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.