Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Fim de férias inicia o ano letivo.

Depois das boas férias merecidas, chegou o momento de recomeçar tudo outra vez, trabalho e estudo para todos.

A foto mostra o sol nascendo radiante sobre as águas da praia. Geralmente muitos pais e filhos aproveitam as férias em viagens e lindas praias do Brasil e do mundo. Outros se divertem com outras maneiras e de acordo com as possibilidades financeiras.
Lindo nascer do Sol sob as águas da praias.
Sempre foi assim, o ano no Brasil só inicia para valer na prática no início do ano letivo. Nesta época, principalmente quando, a criançada, os jovens e todos os estudantes voltam às salas de aulas desde o maternal a universidade. Movimentando de uma forma geral os demais setores da sociedade. Momento exuberante e singular para todos que vislumbram um futuro promissor.
Um tempo especial onde os sonhos, os planos, os projetos são feitos e lançados para a concorrência da vida. O período de férias é salutar e de extrema importância para que possamos descansar e repor nossas energias e voltar às atividades com muita disposição e alegria para mais uma jornada até o fim de mais um novo período de labuta e estudos.

Os reencontros e as novidades das férias.

A imagem diz;férias tempo de descanso e descontração.
Férias tempo de descanso e descontração.
Chegaremos aos momentos dos reencontros entre antigos e novos colegas de aula, novas turmas, novas séries. Para muitos a alegria de iniciar uma nova escola, faculdade ou universidade. Contentamento de reencontrar novos mestres e principalmente, com todos os professores veteranos e funcionários. É o momento de contar as novidades das férias. Isso sem falar dos novos materiais e a grande disposição para o início de mais um ano, repleto de novas expectativas para este período letivo.
Esmerados jovens é chegado o momento da seriedade.
Porquanto, analisem agora todos os caminhos a serem percorridos. Pois somente vencerá a maratona aquela melhor souber aproveitar com sabedoria e muita prudência este período tão peculiar para todos os estudantes que visam uma vida melhor.
Tempo que não volta mais e que poderá ficar simplesmente na recordação como uma ocasião distinta. No entanto, quem com sabedoria treinar e aperfeiçoar e se dedicar neste período de aprendizagem com certeza colherá bons frutos.   O melhor e competente profissional será aquele soube com sabedoria zelar pelo tempo de estudos. Quem se dedicou em qualquer área do conhecimento, e que tenha afinidade, logo permanecerá realizado e feliz. Quem não utilizou esse momento com confiabilidade poderá permanecer no eterno lamento e ressentimento. Há! Deveria ter agido assim, ou se estivesse aproveitado, caprichado melhor no tempo com os estudos, e se não houvesse desperdiçado tempo com futilidades, se pudesse ter administrado as oportunidades que a vida oferece, mas infelizmente deixei passar, talvez hoje não estivesse nesta situação e assim por diante, se conseguisse voltar atrás faria tudo diferente, mas agora é tarde, não tem mais como voltar etc. etc. Ainda assim, poder com muita dedicação recomeçar tudo outra vez e consciente dos objetivos a serem almejados.

Tempo de obter conhecimento para a vida.

A foto mostra alguém concentrado nas pesquisas e redigindo os trabalhos escolares.
Alguém concentrado nas pesquisas e redigindo os trabalhos escolares.
Portanto, todos aqueles desde agora, estão se preparando e adquirindo conhecimento tem uma missão especial e de muita responsabilidade para serem administradores de uma nova era em suas vidas. Principalmente como futuros trabalhadores, administradores e construtores de uma nova sociedade. Mais sofisticada, concorrida onde todos pode e deve lutar para ser o melhor do que agora sobe todos os aspectos. Tudo vai depender de qual modo irão aplicar o saber se a serviço da vida ou de outros interesses contrários a vida. Todos passam por esta realidade esplêndida da vida e que fazem parte das etapas do desenvolvimento da aprendizagem, desde os anos mais tenros aos emolduramos neste círculo natural do ser humano até completar o processo finito de nossa vida física.

 Os estudos precisam ser prazerosos aos estudantes.

Deste modo, quero chamar a reflexão aos educandos de todas as faixas etárias a assumirem com entusiasmo este momento nobre. Mesmo que alguns achem chato estudar, anulem este pensamento. E façam dos estudos prioridades prazerosas de suas vidas. Apreciem projetos para o futuro, pensem nas responsabilidades e atos que terão que responder como agentes da sua própria história. Não permitam que estranhos fora de sua formação possam intervir no seu processo de aprendizagem. Seja genuíno na construção de sua personalidade e tornem-se seguros de si mesmos, sempre com a orientação de quem tanto os amam, seus pais e essencialmente seus mestres que estão presentes diariamente neste ano letivo que se inicia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.