Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

A primavera a estação da serenidade e contemplação.

Primavera a estação das flores multicoloridas.

A foto mostra as flores da primavera embelezando a natureza e trazendo perfume para todos.
Na primavera os jardins ficam lindos e coloridos com muitas flores.
Primavera é uma nova estação, uma nova forma de observar as multicores desta linda época do ano.  A primavera é a próxima estação do ano no hemisfério sul, segundo a Astronomia começa no equinócio de setembro e finaliza no solstício de dezembro. Significa que exatamente a nova estação iniciará às 04:00 do dia 23 de setembro de 2019. Até às 19:23 do dia 21 de dezembro de 2019, quando iniciará o verão.
No hemisfério norte também se dará a troca de estações lá termina a estação do verão e começa o outono.   Não irei permanecer nos aspectos técnicos deixo esta tarefa para os profissionais da Astronomia e da Meteorologia. Quero ponderar sobre outras características maravilhosas desta estação do ano que me chama atenção e por isso mesmo traz inspiração para falar do ponto de vista leigo.

Considero esta estação como a mais alegre, serena e romântica do ano. Podemos perceber estas características na alegria dos cantos dos pássaros e suas revoadas para seus ninhos e as festas de acasalamentos. O romance dos humanos talvez floresça intensamente, instigado pelo colorido e poder do perfume das flores. O brilho do sol é resplandecente que nos convida ao passeio calmo e observador das lindas paisagens típicas desta estação do ano. É a estação do ano mais perfumada, repleta de lindas flores que brotam nos campos, nas florestas e jardins das nossas casas, ruas e florestas. Os ipês roxo, amarelo e branco, são os primeiros a florirem para mostrar que a primavera chegou. Por conseguinte, na sequência outras flores acompanham o espetáculo da natureza cada planta em seu ritmo de embelezamento da nova estação que se renova a cada ano, sempre trazendo algo novo, em especial aos olhos e a sensibilidade humana.

As ruas e avenidas das nossas cidades ganham pinturas naturais especiais multicoloridas. Surgem diversas plantas que embelezam de maneira radiante praças, ruas, avenidas, campos, matas e jardins. Tudo se renova e tem mais vida. As abelhas fazem festas dançando e colhendo o néctar das flores para a produção do mel. Os insetos também fazem seu trabalho de reprodução das plantas levando os grãos de polens até os órgãos reprodutores das flores ovário, estilete e o estigma. Os mesmos colhem neste trabalho sua alimentação. É natureza em plena ação continua e cíclica.

As temperaturas na primavera geralmente são amenas no Brasil.

A foto mostra as flores da primavera embelezando a natureza e trazendo perfume para todos.
Na primavera as flores são multicores.
Neste período do ano em quase todas as regiões brasileiras a temperatura é amena. Há excessos de precipitações acima da média normal. A primavera do hemisfério sul prepara o ambiente da serenidade e da alegria para todos viverem em paz e em harmonia com a natureza. Todos são convidados a contemplar a arte primaveril, se animam para exercitarem fazer belas caminhadas, corridas, esportes e tudo que venha a proporcionar o   cuidado mais rigoroso e alegre com a saúde visando qualidade de vida.
Como tudo neste mundo nada é perfeito esta estação do ano tem uma imperfeição que castiga uma grande maioria da população. São as temidas e famosas alergias que estão presentes em todos os ambientes.

A proliferação de doenças alérgicas neste período é muito maior devido à ampla quantidade de pólen que circula no ar.  Os alérgicos sofrem muito nesta temporada. Por isso, os alérgicos devem ter cuidados especiais para não sofrerem muito com asma e outras doenças respiratórias que se aceleraram nesta época. Há casos extremos de pessoas com históricos de alergias respiratórias acentuadas que correm sérios riscos de parada cárdia respiratória. No entanto, é recomendável sempre ir ao médico desta especialidade e seguir corretamente as orientações que o médico determinar para evitar transtornos indesejáveis e perigo à vida.

O período da primavera oferece ao   homem a serenidade para contemplar a natureza.  

Portanto, a primavera é esta maravilhosa estação do ano e suas características próprias que estão aí para tranquilizar a alma.  É mais uma etapa da natureza e suas belezas que são oferecidos a todos os seres humanos e também os animais e vegetais. Para os humanos são episódios bons à vida e que devemos viver intensamente.
Nesta época o ar está perfumado naturalmente com as flores.
Portanto, a primavera é esta maravilhosa estação do ano e suas características próprias que estão aí para tranquilizar a alma.  É mais uma etapa da natureza e suas belezas que são oferecidos a todos os seres humanos e também os animais e vegetais. Para os humanos são episódios bons à vida e que devemos viver intensamente. 

Por isso, devemos aproveitar saudavelmente o melhor desta nova etapa do ano que interfere diretamente no nosso cotidiano. Vamos sair de uma estação gelada e entrar em uma nova estação agradável uma espécie de antessala para o verão. A estação da agitação e do calor intenso. Vamos então vibrar com a primavera e ser feliz o máximo possível, observando cada detalhe especifico e maravilhoso que ela oferece a vida. Através de seu colorido e perfume especifico que exala alegria, disposição e contemplação de tudo que a natureza nos dispõe gratuitamente.


A primavera de Vivaldi.


Comentários

  1. Um comentário excelente e que se fosse lido poderia fazer bem a muitos e ensinar algo mais. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por ter lido e amado o texto.
      A primavera realmente é serena,perfumada,alegre e nos chama a refletir sobre os detalhes perfeitos da natureza. Cada estão tem suas peculiaridades e muitos gostam e outros não gostam. Afinal, o ser humano é assim mesmo, eu mesmo não gosto muito do verão, que é quente,agitado e sufocante, mas é necessário passarmos por ele para nos prepararmos para o outono a estação da calmaria.

      Excluir
  2. Amei sua postagem. Linda primavera pra todos nós!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda ao nosso blog volte sempre.
      Muito obrigado por ter lido e gostado do texto. Eu amo a primavera a estação das flores e do perfume das mesma no ar. Clima ameno, o período alegre em si mesmo. Todo esse conjunto de fatores nos convidam de maneira natural a contemplar cada detalhe perfeito da natureza, que somente o Criador Deus; que é perfeitíssimo faz para todos nós admirar. É de fato esse tempo sereno que nos prepara para a chegada da estação da alegria intensa o verão.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.