Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Os jogos paralímpicos são emocionantes.

Os jogos paralímpicos são emocionantes exemplos de superações.

A foto mostra os anéis dos jogos olímpicos e paralímpicos entrelaçados que simbolizam os cinco continentes para maior competição esportiva do mundo.
A maior festa paralímpica de 2016 é no Brasil,RJ.
As emoções das olimpíadas são complementadas aos jogos paralímpicas realizados desde sua primeira edição em 1960 na Itália. Cada edição realizada é um momento ímpar na vida de todos os portadores de deficiências físicas, poderem mostrar para o mundo suas habilidades esportivas.  São esportistas aguerridos em tudo o que fazem. Oportunidade fundamental para que todos possam poder mostrar o seu potencial atlético e a ser exteriorizado em todas as atividades esportivas. Tudo serve para a valorização como ser humano em atividade. Além disso, ainda poder aumentar mais a autoestima de cada participante.  Também incentivar a outros a fazer o mesmo de acordo com suas limitações.  Se percebe nestas competições a ousadia e o contentamento na face de cada atleta para conquistar uma medalha e representar seu país com muito orgulho.

Cada medalha é uma vitória contra as barreiras dos deficientes físicos.

Cada medalha conquistada representa uma vitória grandiosa e mostra a vontade incomensurável de todos os participantes possuírem em seu ser uma grande vontade e exultação   para derrotar as barreiras que os impedem de serem felizes. As paralimpíadas provam mais uma vez, que todos os seres humanos têm capacidades incríveis de reerguer-se diante de quaisquer deficiências físicas ou psicológicas que à priori os deixam incapacitados para fazer simples atividades. Todos têm sim capacidades extraordinárias para superar as mais inusitadas situações nas quais porventura poderá se deparar na vida.
As emoções destes jogos paralímpicos mostram como   todos nós somos dotados de atributos especiais de superações. Porém, até nós mesmos os desconhecemos. As competições paralímpicas estão aí para dizer que independente da deficiência ainda assim, o paciente tem sim, condições de superações para desenvolver suas habilidades normais. É óbvio com formatações adaptadas às suas deficiências.  Todos os jogos paraolímpicos são realizados em equipamentos adaptados e com toda a segurança que a tecnologia dispõe de mais moderno atualmente. 

Todas os jogos são realizados com equipamentos adaptados e seguros.

A foto mostra o cadeado que simboliza segurança onde todas as atividades paraolímpicas são realizadas com segurança.
O cadeado simboliza segurança durante os jogos.
Estes jogos paralímpicos revelam também para o mundo o grande número de pessoas portadoras de deficiências físicas.  Com a ajuda da ciência e da tecnologia, atualmente vários portadores de alguma deficiência física, se adaptam as modalidades esportivas que mais as amam. É algo magnífico para essas pessoas incluírem em suas vidas, esta oportunidade de inclusão no esporte. Contudo se abre grandes possibilidades para outros setores de atividades onde todos podem exercer tarefas com excelência a inclusão ao trabalho precisa avançar muito. Ainda hoje tem muitas empresas que precisam acolher os deficientes e adotarem políticas de inclusões para estas pessoas talentosas aos quadros funcionais.
Este momento esportivo ajuda a lembrar e ver quantas espécies de deficiências físicas existem e que atormentam milhões de pessoas em todo o Planeta Terra. Este evento extremamente importante não ocorreu o glamour da divulgação na mídia como nas olimpíadas, pouco se ouve e se mostra as competições os canais de televisão fechado apenas fazem pequenos noticiários   e   reportagens mínimas. Um evento que merecia uma grande badalação da mídia, mas não aconteceu talvez em outros países seja maior a divulgação. 

Ainda há na sociedade pessoas que não respeitam os portadores de deficiências físicas. 

A foto mostra os anéis olímpicos entrelaçados que simbolizam a união dos cinco continentes para a grande festa da paralímpicas do rio de 2016.
Os continentes unidos para festa dos jogos paraolímpicos.
Infelizmente ainda existe na sociedade pessoas que falta com   respeito, consideração e valorização a esta população destemida. Quem faz este tipo de barbárie são pessoas arrogantes, desumanas, preconceituosas e ignorantes que não respeita a dor e sentimento do semelhante.
A partir das amostras dos atletas portadores de deficiências, nestas paralimpíadas se pode ter uma ideia de quantas pessoas sofrem com suas deficiências físicas ou psicológicas. Certamente   muitos perdem esperança de reação. Em contrapartida existem muitos que não se deixaram vencer e procuram de todas as maneiras se reerguer e viver feliz. Outras infelizmente se deixam abater e convivem com a dor da deficiência e não sabem mais se libertar das barreiras de suas deficiências.

Também sofro com minhas deficiências físicas.

A imagem mostra os anéis dos jogos olímpicos entrelaçados que simbolizam a união dos cinco continentes do mundo.
A foto mostra os anéis entrelaçados que representam os 5 Continentes do Planeta Terra. 


Após uma PCR (Parada Cardiorrespiratória) no ano de 2000.   Poderia permanecer o resto da vida fazer grandes lamentações sobre este evento cruel causou-me sequelas irreversíveis. Porém com incentivo do meu médico neurologista, procurei canalizar toda a vontade de viver na elaboração, produção e edição do meu blog. Enfrento na realidade as dificuldades como se fossem   verdadeiras paralimpíadas habituais. Ele me conduz diariamente a um treinamento contínuo do buscar e do pensar na criação de mais um novo post. Sempre avalio cada postagem publicada é como se fosse uma medalha de ouro conquistada. Mesmo que para muitos não tenha valor nenhum. Todavia considero como mais uma conquista e sobretudo, mais uma superação. Vivo numa competição permanente em busca de novas vitórias.  Certamente os atletas paraolímpicos também têm esta mesma meta no seu cotidiano de treinar para conquistar medalhas em todas as paralimpíadas, mais uma vitória, mais uma medalha e principalmente grandes superações. 
Todos os que ganham medalhas e aqueles que não ganham, mas a sua   participação no evento, servem de bons exemplos para milhões de portadores de deficiências espalhados pelo mundo. É um enorme incentivo para todos os portadores começarem a ver que tem capacidades iguais de superar as suas deficiências e viver feliz, com qualidade de vida. A capacidade de superação é   o grande legado das paralimpíadas.  Desde sua primeira edição passando por todas as demais, até esta do rio 2016 e as próximas das futuras gerações. Elas servirão como ícone para ensinar a todos os portadores de deficiências físicas reaprender a escrever uma nova história de glórias. 

Todos são passíveis de ser deficientes físicos.

A foto mostra os anéis olímpicos entrelaçados que simbolizam a união dos cinco continentes para a grande festa da paralímpicas do rio de 2016.
Anéis olímpicos entrelaçados para a festa 2016,RJ
Portanto, ninguém está imune ser portador de alguma deficiência a qualquer instante. Muitos já nascem deficientes, mas a grande maioria contrair alguma deficiência física ao longo da vida em várias circunstâncias inusitadas.   Todos necessitam de compreensão e muitíssimo incentivo da família e amigos para começar a se aceitar para iniciar a caminhar rumo a superação. O sofrimento é igual para todos, mas no momento que existe inclusão, respeito e valorização humana. Então, começa a   se abrir portas para recomeçar a ver a vida a partir da deficiência e encarar como realidade com vigor. Somente assim se aprende a escrever uma nova história. Uma história escrita dia após dia, sempre levar em considerações os limites que cada deficiência impõe e a partir deste ponto se iniciar a reescrever cada página da nova história pacientemente e viver feliz rumo aos jogos da próxima paraolímpicas do próximo dia.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.