Pular para o conteúdo principal

A inflação saiu realmente do controle é preocupante.

Muito cuidado, porque a inflação está solta no país.

A foto mostra a cédula de R$ 100 (Reais) que está desvalorizada em razão da inflação brasileira.
A foto mostra a cédula de 100 Reais, desvalorizada pela inflação.


Inflação chegou para valer e os cuidados todos precisam ter, para não prejudicar a saúde financeira e sobretudo a mental. Os brasileira amargam índices inflacionários mensalmente, históricos e ajustadores. Sempre com forte tendência de voltar os fantasmas do passado, a elevação dos preços, estão nas alturas. São números mutáveis para cima, contudo vem a causar efeitos negativos e imagináveis nas vidas das pessoas.  Começa aparecer à inadimplência, endividamento e consequentemente o empobrecimento e a população.

Não dar para tapar “o sol com a peneira”, seus raios ultravioletas penetram através dos furos e causam queimaduras na pele insuportáveis. Assim, está a pesada realidade inflacionária, querer maquiar é querer enganar o povo.

Os números dos últimos doze meses, os preços apurados pelo IPCA já acumulam uma alta de 8,89%. Porém esta taxa de crescimento anual é 0,42% maior que a variação registrada no mês precedente 8,47%, e 2,37% maior que a medida em junho de 2014 na época 6,52%. Portanto a inflação acumulada entre junho de 2014 e junho de 2015 é a maior variante, anual registrada desde dezembro de 2003, quando era o índice de 9,30%. (Fonte e mais informações no IBGE).

É a função da equipe de governo acalmar a população e atenuar a situação.

A equipe econômica do governo procura dizer que está sobre controle e vai voltar à normalidade. Todos do Ministério da Fazenda procuram de alguma maneira procuram explicar, atenuar o problema da atuação inflação, mas quem sofre é a população diariamente.  Entretanto o que se percebe a cada dia é o desespero do povo e das pequenas, médias e grandes empresas, muitas delas, a gerarem demissões e até mesmo ao ponto crítico, de fecharem as portas.

Não obstante, se ver realmente o contrário, todos os dias se anunciar os aumentos dos juros dos bancos, cartões de créditos, dólar devorando o real e ser arrastado, através dos aumentos da energia elétrica, combustível e alimentação. Todavia, está mesmo tudo descontrolado, porém a recessão na economia é visível, e sem previsão da volta do crescimento econômico brasileiro. 

Não adianta teorias e mais teorias dos economistas tentando justificar o injustificável, ou seja, afirmar: que não existe avanço extraordinário e preocupante da inflação brasileira. Infelizmente a crise econômica arrastada através da inflação é real e está aí, a prejudicar a todos; de maneira direta e indiretamente. Todos estes índices que são divulgados pelos institutos de pesquisas econômicas, mesmo usando métodos científicos, ainda que estejam corretos nos números, mas na realidade é bem diferente. Os altos preços inflacionados na cadeia produtiva até o consumidor final; pesam muito mais no orçamento dos que os números divulgados. Esta equação dos índices não fecha entre a teoria e a prática.   

Eles procuram abonar uma inflação geral concentrando em alguns itens em específico da alimentação que compõe a cesta básica do brasileiro. No entanto, a inflação é generalizada. A inflação não se concentra apenas em alguns itens como a alimentação; ela contaminou a economia brasileira. Para constatar esta cruel realidade, não precisa ir muito longe. Bastam irem as compras seja para adquirir alimentação ou para comprar outros produtos de médio e grande porte; percebe-se claramente que tudo está inflacionado.  

O fato é inflação e exige-se cautela, na hora de comprar.

Portanto, a situação está mesmo ruim, mas é fundamental, que todos possam usar de prudência no momento, para pensar em fazer qualquer compra. É imprescindível reaver o orçamento doméstico permanente, para não ter problemas futuros e nem dor de cabeça que medicação nenhuma possa curar.

Todavia, é melhor fazer a prevenção da saúde financeira do que adoecer física e psiquicamente de verdade. Agora não é a melhor hora para comprar ou fazer empréstimos, mas é o momento de ter controle mais que rigoroso, para evitar sérios problemas de ordens financeiras e, sobretudo da saúde pessoal e familiar. Viver sobre o controle financeiro para não ficar doente física e psicológica, para não gerar sequelas irreversíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le