Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

O não de hoje faz educar para o amanhã.

O não no momento certo é educativo e vai transformar a criança de hoje em adulto responsável e com limites.


A imagem -de- fundo preto-letras -em- vermelho -está- escrito-não.
A imagem de fundo preto letras em vermelho está escrito não.
Muitos pais tem uma extrema dificuldade para dizer um não aos seus filhos, pensando eles que vai magoar e deixar as crianças traumatizadas. Erram e sempre fazem as vontades mais absurdas que uma criança exige. Esta atitude não é educativa, pelo contrario deseduca e deixa a criança birrenta, chorona e egoísta; querendo todas as atenções o mundo somente esteja voltado a ela. As consequências são desastrosas para o resto da vida, tanto da criança quanto para seus progenitores. Se este comportamento permanecer assim sem nenhuma alteração visando uma reeducação.
É natural para os humanos em qualquer época da vida sentir quando recebem um não.
Entretanto, quando crianças, se aprenderam receber uma negativa na hora certa, os futuros episódios de um não, geralmente causa menos dor ou até mesmo revolta e frustração. Agora se tivéssemos sempre recebido sim em tudo e em todas as horas, seria muito difícil aceitar uma rejeição ou um não durante as fases consecutivas da vida.

Grande quantidade de pais se arrependem amargamente por quer nunca deram um não aos seus filhos durante a infância. Esta maneira de criar e educar seus filhos não contribui em nada para a formação de uma pessoa de caráter, madura e responsável na fase adulta, por quer nunca souberam o peso uma recusa em qual quer situação na infância.  Jamais aprenderam a ter limites durante a vida, no que podiam fazer sem pensar nas consequências, falar palavrões sem ser corrigida ou receber todas as coisas sem saber o valor e o sacrifício que os fizeram para adquirir e logo perde o encanto e vai para o lixo.  Muitas crianças são mal-educadas por conta dos próprios pais, que nunca ousaram dizer um não verdadeiro em situações que exigem da parte dos progenitores esta responsabilidade: de dizer com firmeza e autoridade em uma única vez não e já mais voltar atrás do que foi imposto.

Uma criança criada sem regras e sem limites claros tende ser uma pessoa não aceita entre os colegas da mesma faixa etária, entre os familiares, parentes distantes e principalmente entre os amigos dos seus pais. Elas fazem passar grandes vexames nos momentos importantes de convívio social. São nestas situações que uma criança sem limites em seu lar, que gostam de mostrar suas pirraças e chantagens no grande grupo. E os pais passam vergonha do que elas fazem para conseguir o que querem, ainda que seja impossível atender a vontade de uma criança sem limites, sem noção do que é um não em casa. Elas em sua mente pensam que pode querer fazer e dizer tudo, sem ser incomodadas. Em situações assim a culpa recai infelizmente não na criança, mas em seus pais que educaram pessimamente mal e sem limites à criança do que pode ou não fazer.


Este comportamento ruim faz derivar problemas na escola, e o professor tem muitas dificuldades em trabalhar com criança que demonstram claramente não ter limite em casa.  Geralmente é o aluno problema na escola e prejudica uma sala completa com suas atitudes e revela o que é em casa. A criança sem limite cria uma extensão negativa na convivência social e facilmente é reconhecida pelas suas atitudes. Ela não aceita as regras apropriada e estabelecidas para a convivência do grande grupo onde participa.
Para mudar um comportamento negativo deste é imprescindível que os pais mudem urgente a forma de lidar em casa com seu filho (a) para que esta criança possa mudar de atitude em casa e em qualquer ambiente que frequentar.

Portanto, dizer um não a uma criança no momento e hora certa vai fazer dela um adulto educado, responsável, equilibrado e maduro. E que sabe enxergar seu limite até onde pode ir ou não e assumir compromissos responsavelmente, criando laços de boas amizades. O não de hoje faz educar para o amanhã. Não é necessário e nem pode sempre dizer não para tudo, o fundamental é transformar este não como forma clara de dar limites na hora adequada como fator educativo. E não deixar que as pessoas alheias possam notar que esta o aquela criança, vive sem limites no lar e prejudica as relações sociais de convivência por aonde chegar.  

Comentários

  1. Excelente .Difícil educar com o mundo virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! O professor tem uma concorrência enorme diante dessa ferramenta revolucionária a internet. Porém o professor precisa se atualizar permanente para ao menos, não ficar aquém dos alunos, mas se utilizar dessa ferramenta para desafiar os alunos a pensar, uma tarefa difícil, não impossível. A internet não pode em hipótese alguma ser o único meio de conhecimento, mas ser mais uma das ferramentas para ajudar na contribuição do conhecimento.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.