Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Em 2012, o Brasil terá eleições municipais.

Eleições municipais de 2012, todos os cidadãos convocados a votarem.

Eleições municipais 2012
Este ano de 2012, o Brasil, mais uma vez convocará a população através do poder judiciário ((TSE), para que, todos os cidadãos residentes desde, Oiapoque ao Chuí. Se estiverem aptos a votarem Venham, através do poder de seu voto, com total e livre arbítrio, exercer seu direito e dever de votar e ser votado. Os eleitores terão a grande oportunidade para escolherem seus representantes para os podres executivos e legislativos municipais em todo o Brasil.
São momentos de suma importância para que cada indivíduo, célula constituinte da democracia brasileira, possa assumir a responsabilidade ímpar na vida, para escolher através do voto seus representantes municipais, nos poderes legislativos e executivos.


Para saber escolher com transparência, quem serão os seus futuros representantes e administradores e legisladores em suas cidades; durante o período de   quatro anos. Sendo assim, precisa-se desde já, abrir espaço para que todos tenham, tempo suficiente para refletir sobre este período especial do país. 

O que pensam os filósofos sobre a política como ciência.

Evidente que muitos gostam e outros nem podem e nem querem ouvir, ler e muito menos minutar sobre algo tão complexo e para isso é fundamental que recorramos aos pensadores do berço da civilização antiga o que já pensavam algo sobre isso.

Vamos voltar a alguns pensamentos do filósofo Platão, (427 a. C.) para verificar o que escreveu em seus diálogos sobre a política. "Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graça, ponham-se a filosofar verdadeiramente." (Platão, Carta Sétima, 326 b). Esta afirmação de Platão deve ser compreendida com base na teoria do conhecimento, e lembrando que o conhecimento para Platão tem fins morais. (Wikipédia)"Todo o projeto político platônico foi traçado a partir da convicção de que a Cidade-Estado ideal deveria ser obrigatoriamente governada por alguém dotado de uma rigorosa formação filosófica.” (Platão - Wikipédia) hoje o que vemos na nossa política vem totalmente contra o que pensava o nosso amigo Platão.

A política como arte de governar para o bem comum tornou-se uma configuração medíocre de administrar para si mesmo. Cada político com exceções de uma pequena parcela deturpou de uma maneira mesquinha a ideia de Platão, em vez de planejarem e zelarem e serem os guardiões daquilo que é público legisla ao seu favor com a velocidade de um ano luz.
Quando se propõem ou, melhor são cobrados pela sociedade, a fazerem o mínimo a que venham aliviar a consternação do coletivo social, eles trabalham com uma velocidade menor que uma tartaruga prestes a falecer. Aqui merece um profundo questionamento, porque o homem como um ser político reage desta forma, vil e deplorável quando estão no poder.

A politica é o melhor meio do cidadão participar diretamente do governo.

Não sou contra a política, pelo contrário gosto deste meio de participação democrática e popular. É lamentável como os nossos representes nos desanimam, tanto a nós veteranos quanto, os jovens que gostariam de poder participar com maior entusiasmo para cooperarem num processo de transformação desta triste realidade. Como diz Platão, quem pensa em administrar deveria ter a consciência ou pelo menos "noções de conhecimento e principalmente da ética" para saber governar para coletividade com justiça e amor a tudo o que é público. Com toda certeza Platão se vivesse hoje teria muitas decepções ou revisaria seus diálogos. Provavelmente, talvez mudasse ou não suas ideias. Prefiro afirmar que não mudaria suas convicções. Porque haveria uma tremenda contradição do seu pensar. Mas vamos permanecer no campo das suposições.
Portanto, podemos com toda a transparência alertar para o período de extrema responsabilidade, que teremos daqui para frente, em cada unidade federativa deste Brasil. Neste procedimento impactante, também só teremos o direito de cobrar ou exigir algo dos nossos posteriores representantes, se também participarmos diretamente de todo o processo eleitoral.
Mesmo tendo consciência das mazelas dos protagonistas da política nacional, temos o direito de peneirar o “joio do trigo” e fortalecer a cada pleito a democracia. Quem permanecer na neutralidade, se exime do direito de cobrar democraticamente, das mudanças ou transformações em sua rua, em seu bairro e principalmente em seu município e no país.👍

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.