Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Reunir para relembrar e confraternizar.

Reencontro Memorável entre Amigos da Faculdade Um encontro memorável entre amigos da época acadêmica   A beleza da Serra Gaúcha em um dia de outono, cenário inspirador para o reencontro de amigos que vieram desta região. A vida é tecida por momentos únicos que guardamos no coração como preciosidades. Dentre eles, estão os reencontros com aqueles que caminharam ao nosso lado em etapas marcantes de nossa jornada, como os amigos dos tempos universitários. Esses encontros transcendem o tempo e a distância, renovando laços e reafirmando a importância de celebrar histórias compartilhadas. Foi exatamente isso que aconteceu no inesquecível encontro do dia 21 de abril de 2015, um evento que fortaleceu amizades e trouxe à tona memórias que jamais se apagarão. O reencontro: memórias e novas conexões  No restaurante “Paraíso da Gula”, em Novo Hamburgo-RS, amigos e familiares ...

O Eterno Debate: A busca pela verdade na filosofia antiga

A busca pela verdade: Sofistas, Platão e Aristóteles


Os filósofos e sofistas numa escola filosófica grega declamam poesias filosóficas ao som de instrumentos: Protágoras com sua lira, Górgias dedilhando uma guitarra elétrica, Hipias com seu aulos, Platão tocando pandeiro e Aristóteles dando o tom final com um berimbau brasileiro.
Filósofos e sofistas num duelo poético em busca da verdade.


Em tempos de relativismo, a busca pela verdade parece mais urgente do que nunca. A poesia que se segue nos transporta para a Grécia Antiga, onde grandes pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles debatiam a natureza da realidade e a possibilidade de conhecermos a verdade absoluta. Através de seus versos, convidamos o leitor a refletir sobre as diferentes perspectivas filosóficas e a construir sua própria compreensão do mundo.

Em tempos de sofistas, a verdade era um jogo, Palavras adornadas, um show a enganar.

Máscaras da Verdade: Sofistas, Platão e Aristóteles em busca da sabedoria



Platão e Aristóteles, um novo algo, A razão buscavam, a verdade desvendar.

Os sofistas, mestres da retórica astuta, Com belas falas, a mente iludiam. 

Platão, no mundo das ideias, uma luta, A forma perfeita e o bem, buscava e almejava.

Aristóteles, na terra, a ciência a guiar, a lógica e a ética, um caminho a seguir. 

A verdade, na natureza, a encontrar, com observação e análise, à luz a surgir.


Os sofistas, com seu relativismo, negavam a verdade, um jogo incerto. 

Platão, no mundo das ideias, um abismo, A realidade material, um mero deserto.

Aristóteles, na terra, a razão para guiar, a ética e a política, a sociedade a moldar. 

A felicidade, o bem supremo a alcançar, Com a virtude e o conhecimento, a vida a florir.

Em cada época, a busca contínua, A verdade, um enigma, a ser desvendado.

A filosofia, a eterna companheira, no caminho da sabedoria, sempre guiando.

O caminho em busca da verdade é iluminado pela filosofia.


A busca pela verdade, um labirinto sem fim, onde cada resposta gera novas perguntas. A filosofia, nossa eterna companheira, nos guia nesse caminho, iluminando a escuridão e expandindo nossos horizontes. Em um mundo cada vez mais complexo, a filosofia nos oferece ferramentas para compreender a realidade e construir um futuro mais justo e equitativo. As ideias de Platão, Aristóteles e dos sofistas continuam a inspirar e desafiar as novas gerações. A verdade não é um destino, mas um caminho a ser percorrido individualmente. Cada um de nós carrega a responsabilidade de construir sua própria compreensão do mundo, guiados pelas ideias dos grandes pensadores. A jornada em si, a busca incessante, é o que nos torna verdadeiramente humanos.

__________
Referências:

[1] PLATÃO. A República. Tradução de Bento Prado. São Paulo: Abril, [Coleção Os Pensadores], 1972.

[2] ARISTÓTELES. Obra Completa. Tradução de Mário da Gama Kury. São Paulo: Abril, [Coleção Os Pensadores], 1973.

[3] SOFISTAS. Textos selecionados. Tradução de João Cruz Costa. São Paulo: Abril, [Coleção Os Pensadores], 1974.

[4] [BARROS, Cícero]. Entre a areia e as estrelas. [Disponível  em: https://www.analiseagora.com/2024/10/entre-arreia-e-as-estrelas.html [Acesso em: 23, de outubro, 2924]. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A família Barros no Brasil e no mundo.

Família Barros: Uma História de Tradição e Sucesso no Brasil O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude d...

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

ABC da Mãe: Uma Tradição Cultural que Celebra a Maternidade As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   criada no PowerPoint em 5 de maio de 2012, ilustra o conceito do ABC da Mãe, onde as letras 'abc' servem como ponto de partida para explorar as diversas qualidades que definem a maternidade. As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho...