Pular para o conteúdo principal

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Você já rotulou alguém de burro?

É uma atitude preconceituosa para ferir o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo composta sobre duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Um desenho simplório num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.
Este utensílio domestica há muitos anos foram usados no país inteiro até chegar às primeiras transmissões de energia elétrica nas capitais e aos poucos foram se disseminado para o restante do país. 

Páscoa é a vitória da vida sobre a morte.

A ressurreição gloriosa de Jesus deveria ser o sentindo pascal.

Páscoa é a passagem da morte para a vida eterna.
A Páscoa é a celebração da vitória da vida sobre a morte, através da Ressurreição Gloriosa de Jesus Cristo. O Único Salvador da humanidade, Ele nos libertou da escravidão do pecado.
Para que possamos entender melhor o sentido desta celebração cristã, é fundamental entendermos o significado desta palavra. Páscoa tem uma derivação do hebraico. O vocábulo Páscoa Pessach que traduzindo literalmente significa passagem. O mesmo significado pode encontrar no grego Πάσχα que é igual à passagem.


Esta passagem se refere à saída do povo judeu pelo Mar-vermelho libertando-se da escravidão do Egito. Os Israelitas caminharam sob os cuidados e a provisão de Deus que repassava as orientações a Moisés. Moisés e Arão conduziram essa peregrinação da multidão no deserto, durante o longo período de 40 anos, rumo a Terra de Canaã; a terra prometida por Deus.
Durante esse longo tempo de caminhada ocorreram muitos os episódios de desobediências aos preceitos de Deus.
Aquela geração morreu no deserto.
Apenas os dois líderes entraram na terra prometida. Segundo a Bíblia foram Josué e Calebe.  
Moisés apenas foi lhe concedido ver a beleza dessa terra onde brotava leite e mel. Hoje o povo continua a caminhar sob tropeços, em erros e desobediências rumo à nova terra prometida, (no sentido espiritual) ou a Jerusalém celestial; a vida eterna.

No entanto, a festa da páscoa é uma das celebrações que remota aos tempos de Moisés dentro da história da salvação. Esta data Tem um sentido peculiar onde marca o fim da antiga aliança que Deus fez com seu povo através de Moisés no Monte Sinai, prescrevendo todos os preceitos a serem seguidos pelo povo de Israel. Ao mesmo tempo marca também o início de uma nova aliança, que o Próprio Deus faz ao seu povo através de seu Filho Jesus Cristo. Filho unigênito imolado em sacrifício de cruz, mas ressuscitou resplandecente, no terceiro dia para salvar a todos que creem.

A salvação é a graça de Deus e aceita em Jesus para todos aqueles que creem nessa verdade divina. Tudo é o resultado e exclusivo daquele último sacrifício pascal, onde o Filho de Deus morreu e ressuscitou   como prova de amor a toda a humanidade. Principalmente aos que aceitarem Cristo, como o único caminho; para a salvação. Essa é a nova aliança que Deus fez em defesa do homem pecador e a redenção da humanidade. É a passagem da morte para a vida eterna, a vitória da vida sobre a morte provocada através do pecado. 

Pecado esse pago por Cristo através de sua morte na Cruz e consumado por meio de sua ressurreição. Este é o legitimo sentido cristão da páscoa para os que creem neste plano perfeito da salvação de Deus para a humanidade.

Infelizmente ano após ano, o verdadeiro sentido da páscoa, vem se perdendo e gira em torno do comércio.

A  cruz de Cristo vazia é a garantia da Ressurreição de Jesus.
Contudo, o que percebemos na atual sociedade consumista, é exatamente isso vendas e mais vendas, lucros sobre lucros nesse período de celebração Cristã. A Páscoa atualmente tem um sentido totalmente diferente do que deveria ser para muitas pessoas. É simplesmente lamentável, o consumo ofuscou a mente de uma grande maioria dos cristãos, a maioria sequer sabe realmente o porquê deste feriado ou celebração da páscoa. 
Para muitas pessoas a páscoa é simplesmente manter algumas tradições criadas ao longo da história que não tem nada a ver com esta celebração cristã. Tem outro objetivo simplesmente comercial.

Nesta época do ano o comércio planeja aumentar em grandes porcentagens nas vendas de tudo em relação ao ano anterior. Lançam grandes campanhas para triplicar a venda de chocolates, peixes, todos os ingredientes para preparar o almoço de páscoa. Além dos mais variados presentes que muitas pessoas prometem uns para os outros ou os filhos exigem dos pais. Mesmo estando no vermelho no cheque especial e enforcado nos cartões de créditos. Ainda usa um inofensivo animalzinho como mascote das vendas, o coelho.

Hoje o coelho e os ovos de chocolates são bem usados no meio comercial neste período do ano. Já ouvi muita gente fazer o seguinte comentário: “se nesta época não comer pelo menos um peixe ou não ganhar um ovo de chocolate, não existiu páscoa.” São pessoas sem noção do que realmente significa a páscoa e tem muita gente que pensam assim.

É importante uma nova orientação para a população sobre a Páscoa.

Está mais do que na hora dos especialistas em doutrinas teológicas orientarem seus fiéis. Os Teólogos tem essa nobre missão de esclarecimentos e resgatar o verdadeiro sentido da páscoa para todos que buscam a salvação em Jesus. Todos os envolvidos na explanação da palavra de Deus têm esse objetivo nobre de orientarem ao povo o real sentido da páscoa. Essa passagem pascal que se fala tanto, não é uma mera passagem, mas é uma passagem que envolveu quatro gerações repletas de todos os sofrimentos humanos, uma caminhada sobrecarregada de vitórias, derrotas, desvios das propostas divinas até completar o longo percurso da terra prometida.


A páscoa de Cristo também foi completada através desta passagem dolorosa de uma morte de cruz. Na época do Império Romano a pior humilhação que um ser humano podia passar era ser condenado a uma crucificação até chegar à morte. O filho de Deus passou por esta passagem de consternação que não temos ideia do que foi este sofrimento por amor aos seus amados filhos.
Hoje o povo vive simplesmente uma mera tradição sem saber a magnitude do que realmente significa esta data para a vida cristã. O comércio vem a cada ano anulando este legado deixando as pessoas num vácuo do que realmente vem a ser páscoa. É imprescindível resgatar esse sentindo magnânimo da páscoa para os cristãos.

Não é apenas comer peixe, chocolate e outras guloseimas que os comerciantes oferecem na pascoa. O sentido pascal vai muito mais além dessas comilanças e tradições impuseram ao povo. Esta visão comercial contraria este tempo especial de reflexão, introspecção, e preparação para uma súbita passagem pascal individual a presença do Senhor Jesus. 👍

Comentários

  1. Excelente explicação para leigos !
    Superb film/music!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite minha amiga!
      Atualmente o sentido verdadeiro da páscoa está para lá distorcido. Tudo se resume num mero comércio de todas as guloseimas dessa época e além das bebidas alcoólicas que causam sérios problemas e fogem totalmente a esse momento de reflexão e perdão. Páscoa é passagem, libertação de uma vida escravizada pelo pecado. É salvação! Salvação em Cristo que morreu e Ressuscitou em Glória; venceu a morte. Através de sua vitória sobre a morte, também teremos a vida eterna. Obviamente para quem crer nessa verdade Divina. Eu creio!

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.