Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Tradições alegria e reflexões nas músicas natalinas.

Além da tradição as composições natalinas nos impulsionam a reflexão.



A imagem diz: as músicas natalinas convidam a reflexão e a adoração.
As músicas natalinas convidam a todos a reflexão e a adoração.
A música natalina é uma tradição que nos faz alegrar o coração e nos convida a pensar sobre a vida.  Nesta época do natal o cristianismo é envolvido por um som singular, tirado dos instrumentos musicais que traduzem através das composições, uma mensagem de paz, alegria, fraternidade, serenidade, solidariedade, arrependimento e, sobretudo elas fazem tocar profundamente o coração dos homens, num desejo de mudança e nova vida.Todas as músicas conduzem a introspecção existencial do que todos são e do que podem ser.
As composições dessa época especial fazem este chamamento para mudanças de vida. Elas de uma maneira ou outra convidam para a alegria do advento da vinda do Salvador Jesus Cristo, que é Deus (O Emanuel = Deus conosco).

Ele simplesmente nasceu e viveu na pobreza como a grande maioria dos homens da sociedade da época e de hoje. Ainda como Deus menino não nasceu em berço de ouro, mas para dar seu exemplo de humildade nasceu nas estrebarias de Belém. Na sua fase   adulta participou como cidadão da sociedade romana e foi discriminado, rejeitado pelos poderosos de todas as classes sociais.
Ele experimentou de todos os sentimentos humanos, exceto o pecado. Ele sentiu as dores inimagináveis na cruz do calvário por amor a cada um de nós pecadores. Passou por uma morte estúpida da época, mas ressuscitou gloriosamente para vencer em definitivo a morte.

As músicas natalinas são obras de artes históricas sacras, que não se esvai no tempo.

Geralmente as músicas natalinas são festivas, mas tem como pano de fundo o sentimento religioso. Além de serem verdadeiras obras de arte de uma polidez exemplar e nunca se esvai no tempo, mas passa de geração para geração, com mais vigor e alegria. 
Hoje existe uma extensa variedade de composições típicas dessa época e sempre trazem a mensagem da boa nova da salvação, seja no campo tradicional dos primeiros tempos de celebração do natal, pelos católicos e agora no mundo gospel. Neste campo existem uma   intensa variedades de canções incrivelmente fundamentadas nas Sagradas Escrituras, que fazem o chamado a uma profunda reflexão sobre o natal.

Uma data polêmica do natal, mas o importante aqui é a música.


A imagem mostra uma cena da natividade de Jesus o Salvador do mundo. Certamente naquela noite gelada de Belém os anjos do Deus cantaram para louvar o Deus menino o Salvador.
A imagem mostra uma cena da natividade de Jesus Deus Menino. 
Evidentemente, esta data historicamente é simplesmente convencional e polêmica entre os peritos em Teologia, História e outras ciências pertinentes. Cristo não nasceu exatamente neste dia 25 de dezembro do ano I, d.C. Há muitas discussões entorno desta precisão histórica, deixarei estas contestações para os profissionais da Teologia, História, Arqueologia e antropologia discutirem.  Permanecerei no que já se constituiu no imaginário popular esta data do calendário Juliano, as músicas natalinas. Todavia, se sabe que existe outra história da mitologia por trás desta data que foi adaptada a esta comemoração religiosa.
O que me interessa aqui é a música do natal. Ela em seu todo tem sua estética, sua arte e uma sensibilidade perfeita, para transmitir esta mensagem de salvação para todos que Crê e aceitam Cristo; como o único Salvador de sua vida.  Jesus nasceu em Belém, que fica a aproximadamente 10 quilômetros de Jerusalém. No tempo do nascimento de Jesus, Jerusalém era o centro espiritual do mundo. Todos os tipos de atividades espirituais se situavam em Jerusalém. Todos os grandes líderes do mundo estavam em Jerusalém, mas nenhum deles estava procurando Jesus. Somente pessoas de fora os Reis Magos, de uma cultura completamente diferente  estavam procurando para Jesus.
Portanto o setor cultural a música no blog, destina este momento especial deste espaço, para as músicas natalinas no blog analiseagora. Espaço importante para analisar esta parte da arte universal a música sacra e erudita e as canções populares do natal. Irei tentar fazer pequena seleção de músicas natalinas, estilos ecléticos em vista da grande dificuldade de agradar aos gostos de todos. Então, vamos fazer a aventura musical de natal.

E desde já este blog deseja a todos um feliz e abençoado natal para todos os leitores, seguidores e curtidores deste canal de informações e debates. Agora é o momento especial de ouvir a boa música natalina.
 Adeste Fideles 

Noite Feliz - Franz Gruber 


                                          

Gloria in excelsas Deo.

                      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.