Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Amor! Quando vai abastecer o carro?

Ao andar pelas ruas do bairro escutei essa conversa.


A foto mostra o painel luminoso com a tabela de preços dos combustíveis em outubro de 2017.
Tabela digital e iluminada dos preços dos combustíveis.
Durante a caminhada pelas ruas do bairro, em um belo domingo de sol, ouvi esse diálogo, entre um casal amigos politizados, mas homem era acomodado. Não resistir e parei para ouvir por que as vozes que partira daquele lar eram estridentes.
Eles discutiam as altas dos preços dos combustíveis na era do golpe [temista¹].

O carro do casal está parado na garagem desde o golpe de 2016. Não é toque de recolher, mas toque sinalizando que o tanque de combustível está vazio.
A esposa não suportava mais aquela situação.


Num lindo domingo de sol radiante, o amigo ainda estava a dormir e sonhava com a volta da Presidenta Dilma Rousseff ao poder e uma nova democracia. 

O homem despertou com a esposa xingando aos gritos, contra o temeroso. Ela falava e clamava por uma revolta popular. Instantaneamente, acordou e perguntou o que está acontecendo? Tem alguma manifestação na avenida a essa hora da manhã, contra o governo golpista e ilegítimo? Ela tristemente respondeu não! Ninguém mais pensa em fazer manifestações contra esse temeroso. Todos estão a encaramujar nos seus medos! A manifestação é somente minha. 


Respondi para mim mesmo é um bom sinal quando as mulheres se revoltam contra qualquer governo, não tem quem as impeçam da luta.
Qual é a tua manifestação amor? Ora!  Só vou responder por que a revolta me corrói! Pode falar ou gritar se quiser querida.
Energicamente ela, perguntou por que ainda não abasteceu carro? Ele a respondeu, calmamente.
Por que não tenho mais condições de encher o tanque nem de gasolina comum e nem de etanol.

Ela gritou mais forte! Esse carro já está enferrujado, ele precisa urgente de algumas gotas de gasolina para ligar.   Ou será que irá esperar o temeroso ser preso ou sofrer o impeachment?
Ah! O temeroso chefe da quadrilha das propinas, acusado da tal procuradoria-geral da República de corrupção, obstrução judicial e comando de organização criminosa. Sim, é aquele estrupício mesmo, o filho do golpe; entendi.

Amor não abastecer o carro é uma forma de protesto também, né!

Ela fitou para ele e respondeu é por causa desse seu comodismo e de todos os brasileiros, que nunca o golpista será preso e muito menos será processado e sofrerá um impeachment. Esquece com esse protesto sem efeito, se é assim é melhor continuar deitado dormindo, e sonhando que alguém faça alguma coisa por você. Permaneça na cama mesmo por que esperar sentado ou em pé de braços cruzados e protestando nas redes sociais, nunca o temeroso vai sair do poder. Ele e sua corja será capaz de dar mais um golpe e ninguém poderá votar em 2018.

Vamos mudar de assunto e levanta dessa cama e vai dar um jeito para abastecer o carro para irmos passear lá na Cidade de Gramado. Hoje amanheci com desejo de tomar um café colonial. Está grávida? Não sei, só sei que estou com vontade de ir a Gramado e depois a Canela. Entendi!

Eu, imaginei já pensou se ela está grávida em meio a uma crise dessa, aí tudo vai se complicar...aumentou mais a minha angústia sobre aquele casal amigo, para esperar o resultado do teste de gravidez.

Lá do quarto ele gritou. Está bom querida!

Ela perguntou. Amor você já viu os preços dos combustíveis, vi sim, está R$ 2,598 o litro da gasolina comum e aquela outra a mais cara está R$ 2,666, cada litro.
Você está delirando ou sonhando, ela respondeu. É melhor voltar a dormir. Por que amor?  Estes preços não existem mais, isso era na época do governo da Presidenta Dilma.

E agora amor, no governo golpista e corrupto quanto custa mesmo? Está pela hora da morte, mas quanto mesmo? Você já tomou sua medicação contra infarto, ainda não! Então, primeiro toma e quando fazer efeito, vamos aos fatos. Então, a coisa é séria mesmo amor? É muito além de séria, respondeu ela com um ar de preocupação.

Após ter tomado a medicação, já fazia algum tempo, ela disse: agora vamos ao que interessa. Os preços dos combustíveis estão horríveis de carros. Escute bem, até agora apenas falta 0,1 centavo de Real, para atingir o preço de 5 Reais, cada litro.  Pode esperar que terá mais altas de preços continuamente, está tudo descontrolado. Está bom assim ou queres mais notícias ruins do governo temeroso? Não, não, não! Por favor pare por aí. É melhor irmos andar de bicicleta na ciclovia. Também vamos adiar o passeio a Gramado para outro dia. Outro dia quando? Quando o temeroso for preso!  Então, vai ser nunca mesmo.

E o carro, deixa parado, até se restabelecer a democracia no país, não é a sua radical forma de protesto? Está bom querida! Você é bem compreensível, e você é bem acomodado, está bom, mas mesmo assim te amo!  Vamos andar de bicicleta, vamos, vamos. Vá sozinho, eu irei com minhas amigas participar de uma manifestação contra o temeroso…se nós mulheres não fizermos a frente nada acontece nesse país de homens acomodados.

Ele saiu sozinho passear de bicicleta na ciclovia, mas tudo parecia sem graça, preocupado...
Pensei ele irá refletir sob toda a discussão e ao voltar quem sabe, envergonhado fará algo para mudar a realidade brasileira.

Eu já em casa recebi uma mensagem dele, era um convite para uma reunião para discutir ações práticas contra a crise política brasileira. Imediatamente, respondi confirmando minha presença em sua casa ...verei e discutirei quais as novas ideias, depois contarei....

NOTA.

[Temista¹] os temistas são os seguidores e apoiadores do golpista e traidor da Pátria, o Ex-Presidente Michel Temer, que fez todas as manobras políticas de traições, com o Presidente da Câmara Federal, o usurpador e corrupto, Eduardo Cunha.

Ele num ato de traição e revanchismo, em 2 de dezembro de 2015 aceitou o pedido de Impeachment, mas, travestido de golpe, para com a elite dominante da época, destruir a Presidenta Dilma Rousseff do poder.

A cilada da extrema-direita foi desmascarada no dia 22/08/2023 0 TRF-1 e arquivou o processo do tal impeachment de 2016 sobre as famosas pedaladas fiscais, que era o objeto de crime em que não houve delito. Entretanto, se concluiu que foi GOLPE.

O golpista Michel Temer assumiu a presidência da República através da consumação do golpe de 2016. Foi o período horrível da história do Brasil e assim ficou conhecido de era temista.

No entanto, o Brasil começava a mergulhar na nebulosidade sombria e esse tempo horrível, se entendeu a partir de 31 de agosto de 2016 a 1.º janeiro de 2019, quando o Brasil regrediu a idade das trevas.

Foi aí que a sociedade despencou para o ódio, o negacionista, a exclusão, a violência, o desemprego, a fome e a miséria da população. Situações nunca vistas, desde a redemocratização do Brasil em 1985. [analiseagora].

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.