Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Os humanos têm relutância para aceitar suas limitações diante do conhecimento.


As limitações humanas são visíveis no conhecimento.

A imagem no formato de livro e capa cor vermelha e branca e caracteres em branco está escrito: o conhecimento e as limitações humanas.
o conhecimento e as limitações humanas.
As limitações humanas existem é uma realidade presente em todos os âmbitos da natureza humana e em especial no aspecto do conhecimento. No entanto são extremamente difíceis de serem aceitas os entraves, principalmente entre aquelas pessoas que cultivam em sua essência a arrogância.

Como é extremamente complexa para os humanos arrogantes, admitirem suas limitações; a relutância é imensa no que tange ao aspecto do saber universal. Muitos se comportam em relação aos seus semelhantes como os senhores do conhecimento e veem os outros como ignorantes, incapazes de aprender ou dominar algum tipo de entendimento sobre algo específico do conhecer genérico.

Você algum dia já se perguntou e de imediato obteve a resposta do quanto é limitado? Porém, muitos humanos mergulhados na arrogância se imaginam serem os donos do saber. Pensam e se consideram os donos do conhecimento mundial. Apenas porque se especializaram em uma ou várias áreas da compreensão ecumênica.

Os arrogantes pensam que são os donos do saber. 


No entanto, enganam-se os arrogantes por que eles não podem conhecer tudo. Pode-se considerar sábio numa área da instrução, mas é leigo na infinidade da sabedoria absoluta. Todos somos aprendizes permanentes, porque a sapiência é infinita. É simplesmente impossível ser sábio em tudo.   Aqui residem sim as limitações humanas e como é difícil as pessoas prepotentes aceitarem esses percalços. Tudo porque eles querem, ser os sabe tudo e os outros os sabe nada.

É triste! Porém, essa realidade existe e é permanente entre os humanos. Basta alguém ter um pouquinho de sabedoria em determinado setor para iniciar uma relação diferenciada e até preconceituosa com a pessoa que procura alguma ajuda ou até mesmo uma mera informação de certas pessoas que tem uma graduação a mais de quem vai buscar aprender. Muitos humanos são tão prepotentes que ignoram quem sabe menos.

Já presenciei situações deprimentes nas quais pessoas humildes ao irem   em consultórios de alguns profissionais liberais diversos, para buscarem informações; foram simplesmente ignorados e humilhados.  Estes tais elementos (profissionais) na sua soberba, parecem que massagear seu ego como sendo os senhores sabem tudo. No momento os letrados com facilidade falaram de nariz empinado com seus clientes sem muito conhecimentos. mas de pura singeleza de espírito incomparável. As pessoas em sua plena humildade foram de certa forma humilhados.

Geralmente os que se autodenominam de sábios são meramente estúpidos, arrogantes, ignorantes, mas nem percebem essa realidade. Estão cegos pelo rancor da miséria centelha do saber. Isto não é ser sábio, é ser extremamente ignorantes. Estes tipos não admitem que meros humanos limitados e não sabem de nada. Não conhece nada além da ponta do seu nariz. São limitados em absoluto e sem chance de abertura para novos horizontes na vida.
Ainda não se deram conta de que todos os humanos são eternos aprendizes. Se aprende numa simples conversa com uma criança e seus belos exemplos de simplicidades. 

Aceitar as próprias limitações diante do saber é fundamental para o novos aperfeiçoamentos. 


Portanto, a questão das dificuldades para aceitar as limitações humanas perante o conhecimento é real para todos entes mortais. Imprescindível que todos procurem admitir que não sabe tudo e necessita aprender continuamente com os amigos, colegas da mesma área de atividade e conhecimento. Além, disso procurar aperfeiçoamentos do pouco que conhece para aplicar para o bem de todos. 

É fundamental respeitar a todos aqueles que não obtiveram saber em razão de muitas circunstâncias da vida. Entre tantas, a falta de oportunidade de estudar e frequentar uma faculdade ou universidade. Se sabe que a educação no Brasil nunca foi e nunca será prioridade, desde o período colonial aos dias atuais para a maioria da população.   Todavia é imperativo todos procurar de maneira amável e solidária ajudar a quem não sabe com a maior simplicidade possível. Ser sempre humilde, mas profissional com os desprovidos do conhecimento. Agir dessa forma enobrece a alma e promover a socialização do conhecimento e tão somente, assim em comunhão se encontrará caminhos para superar os limites diante do saber universal.📓

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.