Pular para o conteúdo principal

O homem e os caminhos da vida, como escolher o caminho correto?

Homem: seus dilemas nas suas escolhas.
O homem no princípio da sua existência é jogado ao mundo e apresentado diante de si, muitos caminhos, ou várias possibilidades angustiantes para decidir a seguir simplesmente uma e assumir suas consequências. Agora como saber escolher o caminho certo e seguro para ser uma pessoa vitoriosa ou fracassada, é dos grandes dramas de muitos humanos, para se ter   uma vida de qualidade futuramente nesta sociedade movida a concorrência. Tudo será sempre o resultado de uma equação bem resolvida e ocorre desde o início da formação e seguindo as orientações dos pais e juntamente com a dos educadores. Utilizar de seu pleno e livre arbítrio, necessariamente ao longo da existência é obrigado a fazer esta opção e escolha para seguir seu rumo para obter a vitória ou derrota.


Cada pessoa necessita escolher um único caminho correto entre tantas   veredas para trilhar e construir sua história real, dia após pós dia e incansavelmente. A história subjetiva é um claro resultado das escolhas deliberadas. Ninguém poderá andar em dois ou mais caminhos concomitantemente. Porém, é inevitável escolher uma estrada para se chegar a algum lugar de sucesso ou de frustração.

Geralmente quem escolher o caminho do tudo fácil, dos atalhos, queimar etapas terá inevitáveis consequências imprevisíveis.  Inicialmente tudo é parece ser maravilhoso, deslumbrante, mas durante pouco tempo, não vai muito longe, não vingará se perderá nas trilhas íngremes da vida. Certamente não saberá lutar para vencer as primeiras dificuldades, não crescerá e a tendência se vislumbrará para um sofrimento maior. Tudo o que é fácil nesta vida tem seu lado obscuro, que poderá levar a um abismo irreversível. A facilidade dos objetivos e das coisas fáceis traz em seu núcleo uma teia invisível de severas armadilhas, que só serão percebidas depois que a facilidade os prendeu, em certas circunstâncias cruéis da vida para sempre.

O ponto de interrogação sempre presente nas decisões humanas.

Da mesma forma, quem decide pelo caminho aparentemente difícil desde o início terá condições e sabedoria para vencer quaisquer tipos de obstáculos. Este humano aprendeu que a vida não é fácil para ninguém e terá a certeza, como agir com dignidade diante de quaisquer dificuldades. Sempre compreenderá e agirá naturalmente, saberá dar uma resposta autêntica aos problemas, por quer aprendeu a lutar desde cedo sem uso de falcatruas ou jeitinhos para se dar bem. Tem a consciência de que a vida só terá sentido quando se aprende a lutar corretamente desde o início. Quando aprende a andar sonzinho embasado no que ouviu e vivenciou com seus progenitores a darem bons exemplos de lutas e honestidade em tudo, tanto nas coisas pequenas quanto nas grandes.

Nenhuma pessoa poderá fugir da hora crucial para decidir par fazer uma escolha de vida, qual será o seu foco a ser seguido imprescindivelmente. Comumente surge uma intensa dúvida entre todos os humanos no instante de fazer uma escolha. Pois uma decisão na vida vem acompanhada inevitavelmente de inúmeras consequências. Não pensem que uma decisão não tem um preço e um preço altíssimo que durante a trajetória da vida nem se sabe avaliar a sua dimensão, do montante deste preço até o fim da vida neste mundo. Por isso, a importância de todos terem a oportunidade, a sabedoria e a serenidade para saber escolher seguramente o que se quer. Na maioria das vezes uma opção bem pensada, analisada, resultará também em resultados bons, frutíferos e bem-sucedidos.
Além de cada humano, decidir por suas escolhas, necessariamente se travará uma instigante batalha constantemente para que; sejam bem-sucedidos no que se optou a caminhar ao longo da formação e pós-formação.

Portanto, quem decide andar pelo caminho das facilidades momentâneas estará enganado a si mesmo, e sempre andará numa eterna insegurança, devido às inconsequências que esta decisão o trará a qualquer momento.  Esta pessoa permanecerá abandonada ao sofrimento por quer não aprendeu a lutar para defender seus objetivos, sempre foi um mero sonhador, ininterruptamente e confiou no desconhecido, no infortúnio da vida.
A vida é assim composta de grandes batalhas e se aprende a lidar para vencer as irresponsabilidades, a covardia de não ter confiado ir além dos seus limites.  Na maioria das vezes permanecerá se lamentar para o resto da vida por quer não foi um vencedor. Tudo isto acontece por quer desistiu de resistir, mas procurou o caminho fácil que leva a perdição, a desilusão e a frustração e jamais conseguirá ser um vencedor.

O homem sábio é aquele que decidirá destemido a decisão para andar no caminho difícil, fundamentado no estudo sacrificado, trabalho, na competição honesta, na coragem de vencer imediatamente. Nesta trilha certamente surgirão às primeiras pedras. E mesmo que tamanho e o peso das pedras apareçam impossíveis de carregar ao longo da estrada, elas nunca serão mais que suas forças. Todos os humanos que escolhem a andar por estada da vida difícil sempre serão mais fortes do que as circunstâncias lhes apresentam ser.  O maior ato de covardia do ser humano é desistir de lutar e depois permanecer dizendo se tivesse lutado hoje seria um vencedor.

Sonhos!Quais são os teus?Diz a imagem.

No entanto, como não lutei, escolhi fugir sou um perdedor. Essa é uma atitude dos fracos. Mesmo que as coisas apareçam pesadas difíceis, todos precisam   serem mais fortes. Necessariamente a cada instante se precisa tirar uma pedra do caminho e seguir a caminhada rumo à vitória da maratona diária. Nunca se poderá esperar uma vida fácil, isto, não existe, o que existe é muita luta aguerrida, diariamente até o fim da vida. Tudo que consistir e o que se tem em cada história existencial é um prêmio do somatório de tudo o que se faz correto ou se deixa de fazer. Não espere por nada que venha através de vias da facilidade. Lute para obter através dos seus esforços tudo que almejar e sonhar a conquistar via o caminho do sofrimento, da labuta de sempre.

Contudo, existem muitos   caminhos  e sonhos na vida de todos os humanos. E são obrigados a escolher uma opção, porém precisa ficar atentos nesta escolha de decisões. Pois, o caminho da facilidade leva a perdição, a desonra, escravização a derrota total. O outro caminho difícil composto de grandes e permanentes   lutas, mesmo que seja doloroso ele é enobrecedor, vitorioso, glorioso, enaltecer e vencedor. É você dono de sua história que escolhe qual caminho andar, nunca esqueça sua escolha os trará o sucesso ou a derrota.

Todavia, para evitar a derrota e obter o sucesso em meio a tantos caminhos ou possibilidades profissionais que a vida nos oferece, é fundamental é escolher o caminho ou a profissão certa. Para escolher a profissão certa sempre seguir aquela à qual irá fazer feliz. Nunca decidir andar na busca de uma profissão somente em função do dinheiro, mas elementar aquela onde se encontre satisfação e realização profissional. Seguir sempre a voz do coração e não dá razão, por que a razão geralmente pende para o caminho do dinheiro e não da felicidade e não no prazer de tudo o que se faz profissionalmente com dedicação e amor.

Qual seu curso? Qual seu caminho escolhido?

Quem seguir o caminho profissional simplesmente, pensando no dinheiro será um profissional frustrado por quer realizará algo que não gosta e todos os dias seu trabalho será tedioso e não prazeroso. Siga o seu caminho nunca seja influenciado, mas ande com clareza do que quer fazer para sua felicidade pessoal e consequentemente profissional virá.
Esta escolha começará num determinado período da vida e se concretizará quando decidirá entrar na faculdade ou universidade com seu curso já decidido, ainda que venham surgir dúvidas troque o quanto antes, para evitar sofrimentos futuros.

Somente assim, se poderá escolher o caminho correto, entre tantos na vida, para andar com alegria e altivez   visando a vitória pessoal e realização profissional. Ser aquele profissional que ama o que faz, atende seus clientes, em meio as adversidades com sabedoria e sobretudo respeito e ética profissional. E todos irão gostar do seu trabalho. Portanto, siga a voz do coração para se decidir a caminhar com   amor e dedicação no seu caminho escolhido🔎?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…

A quinta sinfonia de Beethoven.

Beethoven e a quinta sinfonia.Beethoven compôs suas obras musicais eruditas na liberdade quebrando velhos paradigmas. O grande gênio da música clássica erudita Ludwig van Beethoven alemão nascido na cidade de Bonn em 1770 e faleceu em 1827 aos 56 em Viena. Um dos grandes compositores do estilo musical erudito, onde no conjunto de sua obra impera a liberdade, ele escrevia suas composições, suas obras quebrando velhos paradigmas da música clássica abrindo novos horizontes para a música erudita.