Pular para o conteúdo principal

A música gospel tem uma longa história de evangelização.

Desde a existência do blog analiseagora a música sempre tem espaço privilegiado. Como amo muitíssimo quase todos os gêneros musicais sempre procuro abrir um intervalo especial para falar sobre os diversos estilos que compõe o universo da música.
A música gospel no blog analiseagora.
A música gospel agora tem seu espaço especial e privilegiado neste blog e fará uma ampla reflexão sobre este maravilhoso estilo do universo musical de louvor a Deus.
Desde a existência do blog analiseagora a música sempre tem espaço privilegiado. Como amo muitíssimo quase todos os gêneros musicais sempre procuro abrir um intervalo especial para falar sobre os diversos estilos que compõe o universo da música.
A origem da palavra gospel vem do inglês. Gospel procedente da língua antiga “God-spell" que significa good tidings, ou good news, em português, "boas novas," referindo-se aos Evangelhos da Bíblia que nos narram as boas novas ao mundo o nascimento de Jesus. Então, “music gospel” é igual à musica dos evangelhos, a boa nova da salvação e traduzindo para o português ficaria linearmente, música evangélica. O mais conhecido pai da música gospel é Thomas A. Dorsey (1899-1993) um grande compositor deste estilo musical do século XX.

A música harmoniosa e diversificada em várias vozes (coral), um solista, piano, órgão, guitarra, bateria, baixo, formando um pequeno conjunto musical. Deste gênero derivaram-se outros como o Rock, Blues, Jazz etc, tendo como o grande representante Elvis Presley e outros representantes deste estilo musical cristã.

Quem trouxe este estilo de louvor ao Brasil foram os evangélicos batistas e presbiterianos vindos dos Estados Unidos em 1882 séculos XIX e introduziram este gênero a partir do próprio estilo americano simplesmente traduziam para a língua portuguesa os hinários e a famosa harpa cristã que ainda é bem aceita por muitos evangélicos. A explosão da música evangélica no Brasil ocorra principalmente nas décadas dos anos 80 e 90 e até os dias de hoje. Esta forma animada de louvar ao Senhor tende a crescer grandiosamente em todo o país. Sempre está surgindo novos grupos que criam letras que não fogem da bíblia e tem também muitos grupos que estão introduzindo um novo ritmo que atraem multidões de jovens em grandes eventos como as ‘caminhadas para Cristo' e os shows dos famosos cantores da música gospel e além dos chamados de rock e sertanejo cristão.

Este gênero musical extremamente reflexivo no mundo evangélico traz uma missão sublime de expressar uma fé religiosa da salvação em Cristo. Este gênero tem uma história remota principalmente do início da colonização dos Estados Unidos, quando houve uma grande aproximação dos antigos estilos musicais afros conectando a gospel.  As pioneiras foram “Negro" “Spirituals” que em português poderíamos chamar de canções espirituais e harmoniosas negras. Estes negros eram escravos vindos da África para colonizarem a América do Norte em situações muito difíceis e principalmente de todo o seu contexto cultural. Eles foram firmes e autênticos em criarem um novo estilo musical que transcendeu aos dias contemporâneos. Há uma grande semelhança entre os negros que vieram escravos da África para o Brasil e conservou a base de muita perseguição sua cultura até hoje.

Nestas matérias que já escrevi sobre músicas no blog está sobre o gênero gospel foi uma das mais difíceis de discorrer.   Um gênero musical extremamente delicado por que está se falando sobre Deus. Nesta realidade sagrada, deve haver muito cuidado especial também para não falar algo que não seja compatível à mensagem que a música gospel quer nos transmitir.
Para escrever este texto levei muito tempo pesquisando, ouvindo e lendo livros e muitas letras deste gênero musical, para não cometer nenhuma espécie de heresia e mesmo assim não estarei isento de qualquer gafe e erros. Isto porque a música gospel tem um amplo campo de evangelização em todas as suas letras.  As letras dos hinos de louvores quase todas têm fundamentos teológicos a partir da Bíblia.  Há uma estreita conexão direta as Sagradas Escrituras. Muito compositor tem sua fonte de inspiração nos livros da Bíblia. Há muitos hinos evangélicos que são um convite à reflexão e a leitura da bíblia. Pode prestar bem atenção nas letras dos hinos evangélicos que são parafraseados de passagens, capítulos ou versículos bíblicos. Por exemplo, verificar na música ''Courageous''(corajosos) de Casting Crowns, Baseado no versículo de 6 “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará".
Deuteronômio 31:6
Muito interessante esta forma de evangelização que é feita através do louvor, louvor e adoração a Deus que vem da própria fonte sagrada a Bíblia.

Gostei desta pedagogia dos hinos evangélicos que nos faz um convite direto a reflexão, conferir a letra da música e comparar com a passagem bíblica nos traz autenticidade do que se está cantando e louvando. Uma bela solicitação para a leitura e a meditação da palavra de Deus.  Este simples trabalho de pesquisa da música gospel foi importantíssimo para minha vida pessoal, conheci outro lado musical que nos apela a uma mudança de vida espiritual por quer proporciona estabelecer uma relação de oração e adoração ao nosso DEUS que tem o controle de tudo e de todos. Ele é o Senhor da nossa história, existem muitas músicas que são fundamentadas no Salmo 139 que fala justamente de alguns atributos divino de Deus onisciente, onipotente e Deus presente, poderoso, zeloso pelos seus amados filhos. Deus como conhecedor da nossa vida antes durante e depois do nosso nascer. Ele tem o controle absoluto da nossa vida isso é simplesmente maravilhoso e inicialmente incompressível ao entendimento dos entes mortais. Que temos um Deus onipotente que cuida de cada humano mesmo sendo pecador imerecido de absolutamente nada. Entretanto, na sua misericórdia e graça que são infinitas Ele está atento e protegendo a nós. Estes louvores evangélicos trazem esta mensagem de esperança, fé, salvação, proteção, provisão de Deus Trino que cuida de cada miserável pecador, indigno de qualquer graça salifica do Deus onipotente, onipresente e onisciente. Levaria muito tempo escrevendo sobre a música gospel, mas, ficaria uma matéria extremamente extensa.

No mundo gospel há uma enorme variedade de compositores, cantores de todas as denominações evangélicas e ficaria difícil elencar todos desde os primórdios aos de hoje. O blog analiseagora deixa livre para que todos os seguidores da música evangélica possam escolher seus grupos musicais prediletos. Apenas irei postar algumas músicas como ilustração usando o YouTube e fiquem bem à vontade para ouvirem as músicas e os grupos que gostam.👍

Gabriel Guedes | NOIVA | Clipe OFICIAL


Deus Bondoso \\ Gabriel Guedes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…

A quinta sinfonia de Beethoven.

Beethoven e a quinta sinfonia.Beethoven compôs suas obras musicais eruditas na liberdade quebrando velhos paradigmas. O grande gênio da música clássica erudita Ludwig van Beethoven alemão nascido na cidade de Bonn em 1770 e faleceu em 1827 aos 56 em Viena. Um dos grandes compositores do estilo musical erudito, onde no conjunto de sua obra impera a liberdade, ele escrevia suas composições, suas obras quebrando velhos paradigmas da música clássica abrindo novos horizontes para a música erudita.