Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

Outono a estação da reflexão e da comodidade.

http://www.analiseagora.com/
As árvores se preparando para a nova estação o outono.
O outono a nova do ano, momento apropriado para a reflexão, a comodidade e a tranquilidade climática. Esta estação do ano terá início no hemisfério sul a partir de hoje. Exatamente as 07:29 (horário de Brasília) do dia 20 de março de 2017. Também conhecida como o período transição entre o verão e o inverno.
Temperaturas amenas, chuva em excesso em várias regiões do Brasil e também com escassez de chuva em outras regiões brasileiras. No Sul e Sudeste se mantém os tradicionais nevoeiros que atrapalham o transito e fechamento de aeroportos.  
Temperaturas amenas, chuva em excesso em várias regiões do Brasil e também com escassez de chuva em outras regiões brasileiras. No Sul e Sudeste se mantém os tradicionais nevoeiros que atrapalham o transito e fechamento de aeroportos.  

A origem desta palavra vem do latim “autumnus” que significa outono em português. Segundo a Geografia, que aprendemos no colegial, o outono no hemisfério sul é denominado de austral para diferenciar do outono do hemisfério norte que é conhecido como boreal. O nosso outono austral tem seu início dia 20 de março de cada ano e entrega seu reinado ao inverno no dia 21 de junho de cada ano. Sucessivamente é esta a roda do tempo e suas características próprias. Uma estação do aconchego a vida torna-se tranquila, reflexiva e introspectiva para observar as lentas mudanças da natureza.


Nesta época do ano principalmente na Região Sul do Brasil ocorrem dias e noites geladas. São nestas noites onde a população começa a ascender as lareiras para se aquecerem e degustar sopas, vinhos e fondue com a família e os amigos. Também, geralmente acompanhado do tradicional chimarrão. Uma bebida típica da região Sul feita a base de erva marte e água quente numa cuia feita da planta da família Lagenária siceraria é popularmente conhecida como porongo, cabaça e abóbora d‘água.  E para tomar precisa de uma haste (cano) de metal na sua extremidade tem uma parte larga semelhante uma peneirinha para filtrar a água da erva.  

Geralmente este período do ano  é marcado de uma forte instabilidade climática, sendo um período de transição entre o fim do verão e uma espécie de preparação para a chegada do inverno.  Ela apresenta algumas caraterísticas importantes tais como dias típicos de verão e dias parecidos aos do inverno, além, da maioria dos dias apresentam temperaturas agradáveis e nubladas.

http://www.analiseagora.com/
A imagem mostra as árvores na entrada do outono.
As mudanças das árvores são visíveis as frutas típicas deste período são mais saborosas, estão maduras e caem para serem degustadas.  As folhas que foram brotadas criadas durante a primavera passada, que protegeram o homem e os animais dos raios solares ultravioletas e escaldantes do verão, perdem seu vigor; amarelam e caem. As árvores ficam despidas para serem purificadas pelas águas e o frio gélido do inverno. Entram num processo natural de renovação, uma pausa para o descanso e a preparação para a próxima temporada de labuta da natureza.

Tudo sincronizado em um ritmo perfeito, sereno de mudanças fantásticas visando grandes alterações, transformações diariamente. Tudo na próxima primavera nasceram com intensidade, novas folhas e flores para embelezarem as florestas, os bosques, os parques e todas as árvores que ainda não foram destruídas pela fúria consumista e predadora dos humanos.
O homem também entra neste ritmo reflexivo percebe que o tempo está passando, está amadurecendo a cada nova estação de sua vida e começa a sentir, carregar o peso da responsabilidade da vida. Assim, agem os humanos acompanhando o ritmo da natureza sem perceber muitas vezes a beleza da vida que é distinta a cada estação.☂🌞


Fogo de chão em analiseagora II



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.