Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Natal Luz de Gramado o mais iluminado do país.

O natal mais iluminado e decorado do Brasil está em Gramado.


A imagem diz: Natal luz da Cidade de Gramado,RS,Brasil.
Natal Luz  da Cidade de Gramado RS-Brasil
Natal Luz realizado no município de Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil nessa charmosa cidade da serra gaúcha. Atualmente é considerado um dos imponentes acontecimentos turísticos do país; é o mais iluminado, ornamentado, animado e colorido do país.
Geralmente   ocorre anualmente desde 1986, entre os meses de novembro, dezembro até a primeira quinzena de janeiro. Normalmente surpreende aos espectadores nas inovações e surpresas tecnológicas em cada edição.  Somente assim para conquistar e fidelizar ano após ano o maior número de público e turistas a prestigiarem este espetáculo emocionante e encantador. Tem a finalidade a divulgação da cidade e visa aumentar a arrecadação em tributos municipais e concomitante   descrever em vários episódios a alegria do natal.



Os organizadores preparam todos os detalhes majestosamente; desde a ornamentação da cidade aos espetáculos um a um; envolvendo centenas e centenas de pessoas anônimas aos profissionais para promoverem um show de natal inesquecível para encher os olhos de lágrimas e brilhos e o coração de fortes emoções a todos que chegarem de longe para admirarem esta colossal festa de natal. Os visitantes veem e sentem in loco, a hospitalidade da comunidade gramadense neste evento natalino.   

A população aumenta com vinda de turistas  para prestigiar o natal Luz.


Neste período a cidade permanece lotada de turistas vindos de todos os Estados do Brasil e também de muitos países do mundo. É um magnífico espetáculo produzido exclusivamente de arte natalina. Todo o conjunto da festa é composto de músicas populares, clássicas e sacras, teatros, shows musicais e os desfiles   dos carros alegóricos que são produzidos com temas específicos relacionados ao espírito do natal. Para a abrilhantar toda esta festa singular da cidade das hortênsias; vem o esplendoroso show de fogos de artifícios e as luzes que iluminam as noites natalinas de gramado. Tudo minuciosamente colocadas em seus devidos lugares para chamar a atenção de todos os visitantes e moradores da cidade serrana neste período do ano.   Neste espetáculo a figura legendária do papai noel aparece em destaque. Eles se multiplicam nesta solenidade em muitos papais e mamães noéis para recepcionar e orientar os visitantes e excursionistas. Eles também têm um trabalho especial dedicados às crianças. Eles têm a missão para as ouvirem seus sussurros emocionantes, suas conversas cochichadas aos ouvidos do bom velhinho, as aconselharem, as abraçar afetuosamente e acolherem   suas cartas e bilhetes, geralmente contendo pedidos diversos.

Geralmente quem vem uma vez a Gramado volta sempre.


Quem vem a serra gaúcha uma vez geralmente se programa para voltar no ano seguinte. É uma programação temática dedica totalmente ao natal. Mesmo que tenha uma formatação fixa do evento, mas em cada ano tudo é renovado para festejar de uma maneira especial as celebrações natalinas.
Gramado não somente é conhecida como a cidade do festival do cinema no inverno e a cidade das hortênsias, e da neve, mas principalmente a cidade; natal luz do Brasil. Para produzir este espetáculo turístico entram em cena os artistas como os bailarinos, os corais de músicas, atores, produtores que são muitos para germinarem esta festa com viés comercial do natal em gramado.
É a época do ano que o comércio local fatura estrondosamente.  Toda rede hoteleira permanece lotada, assim como as pousadas e os campings onde muita gente passa a temporada acampados para não perder nenhum dos shows das noites natalinas na serra gaúcha.

Gramado nessa época natalícia vive a festa das luzes.

Portanto, a cidade de gramado no Estado do Rio Grande do Sul já está vivendo em plena festa do natal. É um momento especial para reunir a família e os amigos e se deslocar até a serra gaúcha para ver de perto o grande show natalino. Comprar artesanato e principalmente experimentar a culinária gaúcha nas melhores churrascarias e degustar o melhor chocolate caseiro do Sul do Brasil.
Natal Luz é inquestionável uma festa natalina esplendorosa. Tudo gira no campo da arte, dos shows, das músicas, teatro, corais, orquestras e etc., todavia ainda é um espetáculo que na sua essência predomina o aspecto puramente econômico.
Todavia, o verdadeiro sentindo do natal não se resume simplesmente na pirotecnia para atrair turistas de todos os lugares do país e do mundo para fazer render a economia de uma cidade. Contudo, a mensagem esclarecedora do verdadeiro sentido do natal pode se esvair nas decorações e na extensa programação. Não se pode esquecer que biblicamente o natal é a comemoração do nascimento do Salvador Jesus Cristo, o Filho de Deus que é o unigênito e primogênito. Jesus Cristo é Deus, que se fez humano. Nasceu numa estrebaria experimentou a pobreza. Viveu na simplicidade e nas dificuldades dos humanos. Viveu a dores, os sentimentos dos humanos; exceto o pecado.  

O natal é o aniversário do Menino Deus, que completou o plano perfeito de Salvação do seu Pai Celestial. Ele entregou seu único Filho, como o último sacrifício na cruz, por amor a nós; para nos resgatar da morte eterna. A ressurreição de Cristo é a nossa garantia da derrota da morte eterna e também a nossa ressurreição em Cristo Ressuscitado. Tudo isso para quem crer   e proclamar Cristo como o único salvador. Pois a Salvação é graça de Deus, não precisamos pagar nada para se obter a salvação.
Neste sentido se deve festejar o nascimento do salvador.  E não simplesmente se apegar a superficialidade das coisas produzidas com a mera finalidade comercial e com a grande intenção de fazer as pessoas se emocionarem momentaneamente.
Após cada espetáculo voltar o vazio existencial é sinal que algo está errado. O natal fundamentalmente precisa ser pensado, além de toda fantasia superficial e comercial. Produzir algo uma celebração que realmente gere no íntimo de pessoa uma alegria plena porque nasceu o Salvador. Feliz natal para todos. 

Comentários

  1. Es un tema muy bello Cicerón...Y tienes razón,no debemos permitir que el espíritu de la Navidad se vuelva sólo comercial...Muy buenas reflexiones,gracias por compartir,te mando abrazos con cariño y los mejores deseos para esta Navidad,felices fiestas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas noches mi querido amigo!
      Me he dado cuenta de que año tras año el espíritu de la Navidad legítima, que es el nacimiento del Hijo de Dios para salvarnos, es distancinado, los hombres han distorsionado este sentido nonre de Navidad y todo lo que se convirtió en un gran comercio de Navidad.
      Les deseo un feliz y bendecido de Navidad en el que Jesús es el centro y no el mito de Santa Claus.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.