Pular para o conteúdo principal

Na era da informação digital viabilizou-se o sedentarismo para a humanidade.

http://www.analiseagora.com/
A imagem diz: a era digital criou uma geração sedentária.
O sedentarismo é um hábito ruim que vem perseguindo o homem desde quando deixou de ser nômade. Basta olhar os anais da história para constar esta realidade. A tendência humana é partir para a acomodação, o conforto e o bem-estar sem pensar na saúde.  Esta situação vem se agravando acentuadamente na conhecida era digital. Neste momento no auge da tecnologia da informação a humanidade adaptou e viabilizou-se rapidamente ao perigoso sedentarismo

Muitas pessoas que nasceram antes da era digital conservam um estilo de vida completamente diferente de quem nasceu após a era da tecnologia da informação. Porém, mesmo quem nasceu precedente a internet está indo para o mesmo caminho.

Por quer as novidades da web que são enormes e atraem todos a permanecer no comodismo, do que fazer algo que seja útil a saúde e nesta mudança de comportamento simultaneamente se anda na direção ao sedentarismo.  Uma rotina totalmente prejudicial à saúde de todos que ficam horas e horas em frente ao computador ou nos dispositivos móveis conectados à internet.

As consequências deste péssimo hábito de permanecer sentado, seja no trabalho ou em casa, perante ao computador quase a maior parte da vida; é muitíssimo perigoso para a saúde física e mental. Certamente todos terão resultados desastrosos em relação a qualidade de vida. Os efeitos colaterais são muitos, alguns já são bem conhecidos. Especificamente estresse, angustia, irritação e obesidade. Entretanto, ainda existem outros males desconhecidos e danosos a vida, agem silenciosamente contra a saúde de todos os humanos; conhecidos internautas compulsivos. Em meio a tudo isso existem muitas alternativas para todos criar equilíbrio quanto ao uso da internet e manter um estilo de vida saudável. Tudo irá depender da atitude firme de cada pessoa a não se deixasse ser vencido pela força da web, mas criar costume intenso e mudar o estilo parado e sair da inercia. Partir para a rua caminhar, ir as academias de educação física, para se exercitar-se sob a orientação dos profissionais, fazer natação, dançar e correr para colocar o corpo em movimento.   Lentamente se obterá também uma vida saudável.


Com a invenção da rede de computadores o mundo nunca mais foi o mesmo. Uma nova geração se criou conectada a web e muitas consequências nas relações pessoais e familiares ocorreram além de gerar uma nova geração sedentária.
A imagem mostra os três www uma invenção que mudou o mundo. 

Porém, não existem mais desculpas inaceitáveis para procurar justificar a imobilidade. Exceto aqueles que realmente apresentam enfermidades que não permitem mais se locomover. É simplesmente simplório demais, afirmar que não existe nada de atraente para se movimentar tranquilamente em seu meio social.  Preste bem atenção! Em todas as coisas em que seu município lhe oferece para eliminar a estagnação física. Ora!   Hoje em quase todas as cidades do país e do mundo existem as belas e seguras ciclovias para os ciclistas e todas elas podem ser utilizadas pela a população fazer suas caminhadas. Elas são   bons meios para expulsar o sedentarismo da vida. Mesmo quem trabalha deve se programar e separar algumas horas durante o dia para se locomover de bicicleta, caminhadas, corridas, praticar diversos tipos de esportes com os amigos nas quadras esportivas públicas.

Também exercitar-se nas academias ao ar livre que são públicas e melhor ainda com profissionais da área da educação física que são orientadores especializados, tudo gratuitamente. Agindo desta forma permanente a população eliminará a inatividade e como prêmio incomensurável todos   ganharão saúde e obviamente viverão melhor e mais tempo.

Na era da tecnologia da informação a grande maioria da população passa a maioria das suas vidas sentados diante do computador ou em algum dispositivo móvel conectados a internet. As consequências para a saúde são desatrosas.
A imagem mostra alguém sentado  digitando trabalhos da empresa  

Portanto,o sedentarismo nesta era da tecnologia da informação é uma realidade pressente na vida de todos os humanos. Imprescindível que todos sejam cautelosos quanto ao uso da internet e pensem mais na saúde física e mental. Fundamental estabelecer limites de horários para os filhos e os convidar para passear, jogar um futebol com os amigos da escola. Promover caminhadas diárias nas ciclovias da cidade com a família. Fazer algumas trilhas ecológicas em lugares apropriados com a orientação do guia do parque. Fazer apequenites nos parques da cidade ou em outros lugares específicos para manter mais horas possíveis as crianças, adolescentes e jovens fora da internet para curtir a natureza e respirar ar puro. Estas e outras   são medidas simples, mas eficazes para expulsar da vida o mal do século o sedentarismo.  

Não se pode permitir ser escravo da tecnologia, mas pelo contrário, a tecnologia da informação, necessariamente precisa ser dominada pelos humanos. E saber a utilizar como uma ferramenta útil para as atividades do cotidiano. 

Comentários

  1. En determinadas empresas ya emplean un tiempo dedicado a hacer ejercicio y mantener una relación de desconexión para hablar y relacionarse con el fin de evadirse y crear mejor ambiente y productividad. Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Buenas noches amigo!

      Bienvenido a analiseagora blog.

      Si todas las empresas fissessem esto con sus empleados, que sin duda inciando gradualmente un proceso de bienestar de los trabajadores y por lo tanto aliviado el estrés y tener una mejor productividad de calidad sin lograr que la gente agotamiento. Aquí en Brasil son muy pocas las empresas que adoptan es la política de calidad de vida de sus empleados. La gran mayoría todavía ven a sus empleados como esclavos. Los empleadores sólo buscan ganancias a cualquier precio, sin pensar que los trabajadores están hechos de carne y hueso, no de hierro.
      Agradecido por sus comentarios y volver a nuestro analiseagora blog. Un fuerte abrazo.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença sentimento negativo presente nas relações humanas.

A indiferença está presente na vida humana e   setores da sociedade. A indiferença um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimentonegativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos.
Podemos perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. No plano social há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos humanos reagirem indiferentemente frente os problemas alheios. No âmbito governamental o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente entre nação dominante …

Quando a ganância vem ofuscar a razão.

Quando a razão é ofuscada pela ganância do ter, o homem caminha para autodestruição do ser.A ganância um dos sentimentos inatos dos homens carregados de muitas perversidades próprias de sua natureza pecaminosa e insaciável para querer tudo que os sentidos percebem. Averiguada, desde o início da humanidade até os dias de hoje, tem causado muitas dores e sofrimentos ao ganancioso e a sociedade. Na atualidade surge com mais intensidade e métodos extremamente nefandos para conseguir os desejos materiais impossíveis, muito dinheiro e poder sem limites. O brilho das moedas recebidas de maneira fraudulenta vem ofuscar a razão deixando a entorpecida para qualquer tentativa de chamar a reflexão, a sanidade humana, fundamentada nos valores éticos e morais.