Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Dezembro o mês da agitação da população brasileira e mundial.

O mês da agitação e ansiedade entre os brasileiros para concluir os trabalhos e fazer compras.


Dezembro o mês da agitação da população.
A correria para concluir os trabalhos atrasados a ansiedade para fazer as compras e mais as festas transformam dezembro o mês da agitação da população brasileira e também mundial.
O mês de dezembro deveria ser de calmaria e serenidade, mas é extremamente agitado para uma grande maioria da população brasileira. Esta situação provavelmente também deve está se repetindo em quase todos os países. Esta realidade é simples de ser verificada in loco.
Não precisa ir muito longe basta sair do lar para fazer uma simples observação e perceber o movimento do povo nas ruas, nos bairros comerciais, nos pequenos e grandes centros urbanos, onde têm as ruas somente destinadas as feiras ao céu aberto, onde se vende de tudo que se possa imaginar. Desde alfinetes aos eletrônicos de última geração e o mais grave todos são piratas. Além dos shoppings em todo o país que recebe uma intensa movimentação de consumidores.
Na época que antecede o natal a movimentação ocorre desde os pequenos comércios aos grandes shoppings, redes de supermercados e as lojas de roupas. Os Outlets que estão chegando ao Brasil com muita força. As lojas de eletros, eletrônicos, informáticas, perfumarias e cosméticos, estão lotados de consumidores vorazes para garantir a tradicional troca de presentes na noite de natal. 

Os bancos e as financeiras de cartões de créditos estão em pleno vapor lucrando através das maiores taxas de juros abusivos do mundo. O povo cada vez mais se enforcando em dívidas comprometedoras dos seus rendimentos para o ano todo.

Os brasileiro criaram a cultura do atraso e se acumula tudo para última hora.

Como os brasileiros criaram a cultura do atraso então é de praxe deixar tudo para fazer em última hora e geralmente o resultado sempre é estressante. Todos têm a mesma finalidade de concluir em poucos dias uma avalanche de atividades deixadas para traz e somadas as do trabalho normal, que aproximar-se encaminhar para a exaustão física e psíquica. A agitação começa pelo trânsito desorganizado e perigoso. 


A maioria quer chegar aos locais de trabalho e de outras atividades extras; em alta velocidade como se estivessem pilotando um carro de formula I. E como o sistema viário em nosso país é extremamente precário todos permanecem num desgastante e irritante “engarrafamento” de carros que não andam para lugar algum. 


Em muitas situações acontecem os mais trágicos dos acidentes nesta época do ano no Brasil. Muitos condutores fazem uma combinação perigosa: álcool e direção, mais uma pitada de negligência e estresse extremo geralmente termina em grandes tragédias. Estas inconsequentes tragédias ceifam vidas precocemente de outrem, em situações tranquilas.
No mês de dezembro que era para ser mais tranquilo se aumenta o estresse entre a população.

O mês da agitação prejudicial a saúde mental,  física e financeira das famílias. 




A trocam joias  e outros presentes valiosos na noite de natal.

Portanto, o mês de dezembro aqui no Brasil é o mês da correria, da agitação onde a população permanece em um grau de estresse que pode chegar a exaustão pessoal e também atingir uma enorme maioria do nosso povo. Isso é muito ruim por quer as consequências são imprevisíveis para saúde de todos. Eu penso que tudo está vinculado a alguns aspectos que as pessoas poderiam repensar e melhor. Primeiro há uma falta de planejamento para se cumprir nos prazos estabelecidos as metas e não deixar acumular tudo para a última hora. Segundo a tradição natalina exige coisas desnecessárias. As pessoas deveriam redescobrir que a pressa é um péssimo negócio para si e a sociedade. 


Pensar em deixar quase tudo para fazer, nos últimos segundos certamente; termina em grandes prejuízos. Então agora é um momento de confraternização e somente será possível dentro de um clima de paz e tranquilidade. Temos que ter claro que enquanto vivermos sempre terá final de ano. 


E para que tenhamos um final de ano sereno é fundamental fazer as tarefas dentro das metas a serem cumpridas diárias, semana e mensalmente para evitar acúmulos de compromissos. Ainda bem que já estamos praticamente em férias um excelente momento para descansar e repensar na vida e nos compromissos que o ano seguinte nos traz.

Comentários

  1. Este mes de Diciembre suele motivar a ese exceso de actividad comercial, llenando los centros comerciales, tiendas y establecimientos públicos de una gran muchedumbre ansiosa por conocer las novedades para intercambiarse regalos en estas fiestas navideñas, o simplemente para disfrutar de la animación, decorados, luces e ilusión popular.
    También en España se acostumbra a realizar dichas compras a última hora, lo que ocasiona múltiples atascos y problemas de aparcamiento. Suelen darse trágicos accidentes por exceso de alcohol, debido a estos festejos y a que la gente no es muy responsable a la hora de conducir.

    Finalmente diría que tanto en Brasil como en España hay demasiadas ganas de diversión o de vivir emociones intensas durante las fiestas navideñas, parece como si la gente necesitase esta válvula de escape o disculpa para dar rienda suelta a todo lo que no ha tenido tiempo de hacer antes o que no se dieron las circunstancias propicias.

    Me ha gustado mucho tu artículo, Cicerón.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.