Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

A palavra espere! Irrita as pessoas da era digital.

Atualmente as pessoas vivem sob a pressa da tecnologia da informação.

A imagem de fundo vermelho e letras em azuis diz:por favor espere.
Por favor Espere!

A expressão espere nos dias de hoje soa como uma sentença de condenação numa sociedade onde tudo é movida a alta velocidade. Ninguém mais tem a paciência de saber esperar tudo tem que andar de acordo com a velocidade do som ou da luz.
A própria sociedade moderna em sua organização social, gerou mecanismos apropriados para acelerar a agilidade em todos os setores que se possa imaginar. Tudo tem seu objetivo capitalista, lucrar sem limites, pois como é dito o aforismo popular ‘tempo é dinheiro', pois, quem não entra no corre e corre frenético não pode ganhar dinheiro, somente poderá ter grandes prejuízos.


Porém, em nosso país esta palavra espere não causa tanto transtorno. Por que a população está acostumada a esperar nas filas intermináveis de quaisquer repartições públicas e também privada. As pessoas estão condicionadas a enfrentar grandes filas para tudo. Se algum dia em qualquer lugar como por exemplo os bancos, hospitais, prefeituras, cinema, teatro, restaurantes, correios, casas lotéricas e etc; se não tem uma extensa fila, as pessoas consideram estranho e anormal, por que o normal é ter as irritantes filas para tudo que se vai fazer. Os guichês já expõem a frase em letras garrafais, entrem na fila única!

A tecnologia ainda não eliminou este velho e péssimo hábito no Brasil, talvez em   outros países não existam filas iguais a do nosso país. Tem capitais brasileiras que até criaram a lei da fila que determina o tempo que os usuários podem permanecer nas filas bancárias. Se aplicam multas em caso de   reincidências, pode perder o direito de funcionamento, mas como sempre nunca são respeitadas e fica o dito pelo não dito, mas quem sofre é a população.

Os avanços da era digital, porém, os problemas da pressa do povo não se resolvem.

A imagem mostra o simbolo gráfico @ (arroba) que um dos ícones da era da tecnologia da informação ou era digital
O caractere @ é o ícone da era digital.
A tecnologia da era digital avançou, mas nem sempre todas as engrenagens modernas dos seus sistemas funcionam perfeitamente para massagear o ego dos capitalistas.  Evidentemente, na hora de vender uma produção resultado da criação da tecnologia de última geração se fazem comerciais além da capacidade do que os produtos são capazes de fazer. O homem da era digital confia demasiadamente nas máquinas, mas elas falham. 

No momento em que falham não pode mais atender as necessidades das pessoas que querem tudo para ontem e não pode esperar. A quão promissora e badalada ferramenta tecnológica, para solucionar os problemas e otimizar todos os trabalhos e serviços de um determinado empreendimento de pequeno, médio e grande porte de qualquer área de atividade de investimento econômico. Em muitas ocasiões se transforma num grande problema para estas empresas e usuários.

Os meios operacionais estão disponíveis num mundo onde se respira tecnologia para fazer avançar as coisas além da capacidade humana, que visa só e somente só lucros. Contudo, os inventores esqueceram que ainda a maioria da população está em fase de adaptação para acompanhar o ritmo da urgência tecnológica da informação. Mesmo diante de todas as parafernálias que existem atualmente em certo momento tudo volta ao ponto zero. Ainda que, nada funcione devido uma pane no sistema, a palavra espere irrita todas as pessoas. Evidentemente, que existem aqueles que são compreensíveis e outros pelo fato de não compreender como tudo funciona se irrita facilmente e ocorrem situações de conflitos entre os operadores de quaisquer sistemas e os usuários.
Já presenciei amigos destruírem seus computadores simplesmente porque ocorreu falhas na conexão e no instante de ímpeto jogaram seus notebooks no chão e quebraram com martelo, mas depois que passou a raiva se arrependeram amargamente. Nestas situações ocorreram várias causas; pressão do chefe para aumentar a produção, falha de conexão da operadora de internet e o descontrole emocional da própria pessoa que não se conteve com as mais diversas pressões. Demonstrou a incapacidade de administrar situações que ultrapassam todos os seus limites de controle sobre o funcionamento das máquinas. Faltou a sabedoria de esperar pacientemente uma solução.  Não soube usar de prudência e pensar que não sabe tudo e depende da colaboração de outrem nestes momentos críticos. Não tem serenidade para resolver os problemas no tempo certo, isto é não soube esperar. 

Este exemplo real é simplesmente para mostrar como as pessoas não conseguem ter a virtude da paciência para ser aplicada em muitas circunstâncias da vida. Não tem como condenar pessoas assim, porque elas estão vivendo num legítimo turbilhão de pressão causada através de uma cadeia de falhas dos próprios sistemas da contemporaneidade.

Hoje as pessoas não podem mais esperar em função da tecnologia veloz.

Este e outros tipos de situações certamente ocorrem constantemente em todos os setores de trabalhos, serviços e também nos lares. Ninguém consegue mais esperar, tudo deve ser feito em plena pressa se não perde para a concorrência de mercado, mas tem um tempo que todos são obrigados a esperar!   É o grande paradoxo desta vida atualizada, através de tudo que se produz e vende velozmente para obter lucros em tudo, visando o consumismo patológico.

A modernidade promete conforto e comodidade em tudo o que se produz, lança rapidamente   e vende, mas não consegue se cumprir com o prometido porque as coisas são feitas para durarem pouco tempo e com isso consumir mais e vender mais. Sem poder esperar todos entram como refém das grandes incorporadoras fabricantes de produtos descartáveis. Tudo passa desapercebida por que ninguém tem paciência de esperar e pensar para comprar algo melhor e seguro, se é que existe neste mundo da pressa!
Levando em consideração a toda a explanação se pode chegar à conclusão   que algumas pessoas odeiam a esperar porque imaginam que todos os sistemas funcionam perfeitamente. Ora!  Uma grande e pura ilusão da modernidade. 
É imprescindível pensar que nada é perfeito, mesmo que o fabricante faça ilusório comercial da perfeição de seu produto em todas as mídias. Perante este panorama nada trabalha em plena perfeição. Normalmente não se atende as necessidades do povo. Em vista a tudo isso também ninguém suporta esperar porque a própria sociedade moderna conclui que esperar é prejuízo e esta mentalidade está entre as pessoas.

A burocracia irrita e fazem as pessoas esperar soluções.

O sistema de organização social conduz as pessoas não suportar a esperar. Todavia nem tudo se consegue fazer na hora marcada. Outro fator que necessariamente é preciso levar em consideração é o ingrediente ruim conhecidíssimo como burocracia. Certamente na nossa e em muitas sociedades atrapalham demais as vidas dos contribuintes. 
Aqui no Brasil já houve épocas ainda mais ruins, onde a burocracia emperra tudo. Melhorou um pouco, mas existe muitos resquícios burocráticos que inviabilizam as coisas andarem rápido e não há jeito de mudar esta realidade. Com esta situação as pessoas que estão acostumados a viver com a ligeireza da tecnologia da informação, se irritam com a lentidão da burocracia estatal. 

O esperar contribui de maneira forçada a ter paciência.

A imagem mostra uma placa de aplicativo móvel e está escrita a frase. A angustia da era digital.
A angústia da era digital.
Portanto, esperar é uma realidade do dia a dia e quem não suporta com a espera procure fazer o exercício da paciência. Ainda que vivemos submergidos de tecnologia para tudo, mas até agora, ainda não criaram um aplicativo que viesse eliminar em cem por cento, o tempo de espera que as pessoas exercem para fazer as coisas que gostam e também aquelas que não são agradáveis. Exemplos, como permanecer horas e horas nas filas dos hospitais, supermercados, departamentos públicos para resolver questões burocráticas e tantas outras coisas que realmente quem não gosta de esperar necessariamente tem que esperar e esperar até chegar à sua vez para receber um não e ouvir espere mais umas horas, dias, meses e anos para que o seu caso seja solucionado. Nestas circunstâncias todas as parafernálias tecnológicas, são inúteis e se transformam em sucata porque não ajudam em nada na angústia humana de ver seus problemas solucionados. 

                                          
As engrenagens de ferro desenham o ritmo da vida.


Comentários

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.