Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

Grafite é o maior museu de arte urbana ao ar livre.

A arte popular das ruas.

O grafite é a arte urbana que embeleza os espaços públicos nas cidades do Brasil e do Mundo.
0  grafite transforma as ruas em galerias de arte.
O grafite é a arte urbana que embeleza os espaços públicos nas cidades do Brasil e do Mundo. Quando se fala em grafite é imprescindível deixar bem claro a diferença entre os grafiteiros e os pichadores. Os grafiteiros são grandes artistas que embelezam os grandes espaços das cidades e capitais do nosso país e do mundo com autorização prévia. Transformando estes espaços públicos em enormes museus de arte popular. Composto pelos os artistas anônimos e principalmente aqueles já reconhecidos mundialmente, através das suas obras de arte do grafite.

Os grafiteiros conseguiram depois de muitos anos de persistência quebrar o preconceito que a sociedade tinha sobre eles e construíram sua marca através do grafite, como a arte urbana da modernidade. Estas marcas artísticas podem ser observadas em diversos locais do nosso país e do mundo.  A presença dos grafiteiros é constante e deixam nos muros cedidos pelos poderes públicos ou empresas particulares.

Lá os artistas do grafite livremente podem desenvolver e deixar gravados belos quadros que representam a seu pensar, seu protesto e expressar seu talento artístico. Eles conseguem registrar a história utilizando várias facetas sempre de acordo com o contexto histórico e social do momento.

 A linguagem e os principais grafiteiros.

Hoje os grafiteiros criaram sua linguagem própria e principalmente a forma de expressar através de sua arte visual. Exteriorizando seus protestos da realidade a partir da arte do grafite.
Av. Sumaré,  a Arte Fora do Museu.Foto por André Deak
Hoje os grafiteiros criaram sua linguagem própria e principalmente a forma de expressar através de sua arte visual. Exteriorizando seus protestos da realidade a partir da arte do grafite. O que antes era considerado contravenção pelas autoridades, hoje pode ser classificado como arte urbana de uma expressão visual linda. Todos demonstram em suas pinturas em grafite verdadeiros artistas capazes de imprimir nos espaços urbanos seus talentos artísticos que devem ser respeitados e admirados por todos. Óbvio que jamais se agradará a todos os povos, infelizmente ainda tem aqueles que os consideram como vandalismo a arte dos grafiteiros. É a predominância do preconceito que grita mais alto e assim, não permitem a estas pessoas mesquinhas   terem uma visão ampliada da arte e também do futuro.

Em nível mundial se pode destacar os principais grafiteiros como: Banksy (Inglaterra), Kurt Wenner (Alemanha), Eric Grohe (Estados Unidos), Smug (Escócia), Edgar Mueller (Alemanha). E no Brasil os mais conhecidos são Eduardo Kobra e Ramon Martins. Mas em nosso país existem muitos grafiteiros trabalhando no anonimato, espalhados em quase todas as cidades brasileiras.

Eles produzem grandes obras de artes em muitos espaços cedidos sejam eles públicos ou particulares. Todos eles são verdadeiros artistas natos que devem ser respeitados e suas produções de grafites valorizadas e conservadas por todos que amam a arte. Este estilo artístico de pintar o contexto histórico e social de cada época faz romper barreiras e paradigmas preconceituosos e cria uma nova mentalidade de pensar a história da arte humana.

Origem dos grafiteiros.

Grafiteiros das ruas de Porto Alegre-RS, Brasil.
Portanto, a arte do grafite muitos historiadores remetem para o Império Romano. Entretanto, posso está completamente errado, mas até ariscaria dizer que as pinturas das cavernas, aquelas tão bem conhecidas gravuras rupestres, já era a verdadeira expressão da arte do grafite. Analisando bem não deixa de ser o início da arte do grafite feita com muita perícia e com os recursos da época.
Todavia, esta expressão artística permanece viva até os dias atuais, certamente continuará mais valorizada e respeitada como arte urbana ao ar livre. Atualmente existem renomados artistas do grafite espalhados em toadas as pequenas, médias e grandes cidades e destaque para as metrópoles   tanto do Brasil quanto no mundo inteiro.

Comentários

  1. Eu acho que a alegação de que a pintura rupestre poderia ser uma expressão da arte do graffiti é um pouco arriscado

    ResponderExcluir
  2. Boa noite meu caro amigo! Seja bem-vindo ao blog analiseagora.
    Importantíssimo seu questionamento. Esta referência as pinturas rupestres simplesmente procurei traçar este paralelo histórico dos homens da atualidade e suas necessidades de gravar e deixar suas marcas a onde passam. Assim eram os homens das cavernas. Eles também faziam o mesmo. Todos eles deixavam suas marcas nas cavernas tão importantes que começaram a escrever a história a partir da sua arte das suas lindas pinturas. Agora é uma questão totalmente aberta as discussões. Quem sabe aparecer algum historiador para contribuir com o debate? A dúvida foi traçada. Todavia, não está solucionada e permanece totalmente aberta a novos questionamentos eles são fundamentais para ajudar a compreender a história da arte neste campo do grafite para retroceder a arte dos homens das cavernas.

    ResponderExcluir
  3. De fato, as expressões artísticas são surpreendentemente expontáneas i eu acredito que tudo está relacionado e mais no campo de evolução artística. No entanto, este paralelismo sugerido entre graffiti e pinturas rupestres acho circunstancial. Eu acho que seria muito bom a opinião de um especialista neste assunto. Bom Dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade a opinião de um historiar talvez resolveria esta e tantas outras dúvidas que a arte no quesito pintura nos abre portas importantíssimas de questionamentos. Em relação as pinturas de ontem e de hoje. Sempre contextualizar o momento histórico. Volte sempre! Bom dia.

      Excluir
  4. Excelente texto sobre a arte de Grafite .
    Muitas vezes extravagante aos nossos olhos que queremos tudo tradicional .
    Mas se analisarmos cada pintura veremos que tem uma interpretação /intenção ,de chamar nossa atenção de algo que está politicamente incorreto.
    No Irã ,país ,eles fazem muito grafite nos muros /prédios
    O grafite é uma linda arte visual ao ar livre ,e de graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida a arte do grafite embelezam os muros e partes de paredes de prédios das nossas cidades. O nosso país precisa valorizar os artistas do grafite. Muitos grafiteiros tem uma dificuldade imensa de produzir sua arte nos locais públicos. Há a proibição de vários setores conservadores que são fechado ao novo modo de se produzir arte. Além disso, os artistas não são remunerados pelo seus brilhantes trabalhos. E o mais abominável são os pichadores que destroem quadros belíssimos de grafites. Certamente os artistas grafiteiros são desiludidos por que não existe respeito e valorização dos trabalhos pelo poder publico e principalmente pela mente fechada do nosso povo. O país tem muito que andar para entender e respeitar essa área da cultura popular.

      Excluir
  5. E no Brasil os mais conhecidos são os gêmeos: Eduardo Kobra e Ramon Martins. Errado, O Eduardo e o Ramon não são irmãos nem gêmeos, Os Gêmeos é uma dupla de irmãos esses sim gemeos famosos no mundo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela correção amigo do Jardim Secreto! Certamente fiz confusão com os nomes, mas irei corrigir e mais uma vez muito obrigado pelo alerta e volte sempre ao blog. Qual que erro que encontrar em outras postagens é só me avisar que terei o maior prazer de refazer. Boa noite,abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.