O blog analiseagora abre o espaço cultural para a valsa.

http://www.analiseagora.com/
Neste espaço cultural se conhece a história dos gêneros musicais. 
Nesta matéria irei escrever sobre a valsa um gênero musical antiquíssimo, mas   muito usado em momentos especiais das nossas vidas. Este estilo clássico tem uma longa história que vem passando de geração para geração desde o século XV até a nossa atualidade. A sua leveza no ritmo dos compassos da construção dos tons e sobretudo o seu glamour no jeito dançante nobre e animado tem marcado presença permanente na história da música arte. Esta elegante música tem sua origem da Europa, mais precisamente na Alemanha e Áustria e depois se espalhou definitivamente para mundo. Até que chegar em terras brasileiras primeiramente no RJ e depois para o restante do país. 
Chegou em nosso pais  junto a bagagem cultural da família real portuguesa em 1808. Certamente este atuante ritmo das nobres cortes do outro lado do mundo, fazia muito sucesso   e grande alegria nas festas da corte portuguesa. Contudo, repentinamente ocorreu uma pausa para uma nova dança, mas como num compasso mágico, viajou para uma nova terra e se transformou o som predileto da corte tupiniquim.

Entretanto a valsa até este período histórico brasileiro já tinha um amplo desempenho nas cortes europeias e foi difundida pelos grandes compositores da música clássica universal. Os primeiros a desenvolverem este estilo foram os Strauss e suas mais famosas valsas conhecidas como vienenses e em sequência histórica os principais clássicos como Chopin e tantos outros. Os clássicos foram os grandes responsáveis para a perpetuação destas composições até os nossos dias. Atualmente em nossa sociedade a valsa somente é executada em festas de ritos de passagens como nas glamorosas festas das debutantes e também nos casamentos. Tem muitos bailes que em certo momento se abre espaço para a valsa e muitos casais dançam orgulhosa e apaixonadamente, pois se lembram do dia do casamento etc. Muitas composições modernas são produzidas com os compassos da valsa original e desta forma continua atuante em grandes momentos da vida festiva da população. Ainda que muitos desconhecem a história da valsa ela continua viva e atuante na sociedade brasileira e mundial.


Então, vamos ouvir algumas valsas para aguçar o estilo de dançar. Sempre o blog analiseagora abrirá este espaço cultural dedicado à música de todos os estilos e gêneros. Para atender os pedidos dos leitores que amam a cultura da música que agrada todos os gostos.


VALSA DO IMPERADOR
 







GRANDE VALSA BRILHANTE (CHOPIM)






Judith Jáuregui Valsa da dor de Heitor Villa Lobos