Pular para o conteúdo principal

A semana do meio ambiente deve ser repleta de atividades pequenas e grandes, mas constantes.

http://www.analiseagora.com/
A imagem mostra árvores do que restou da mata atlântica brasileira 
A semana Mundial dedicada ao meio ambiente geralmente fechar-se no dia 05 de junho de todos os anos. O calendário foi definido pela ONU em Estocolmo, na Suécia desde 1972. Porém, cada nação foi colocando em prática ao longo dos anos.    O nosso país somente instituiu em lei a partir de 1981. Como sempre será uma semana repleta de muitas atividades elaboradas pelos governos de todas as esferas governamentais brasileira e também do mundo. Todas as atividades têm função de conscientizar os humanos a utilizarem civilizadamente os recursos que natureza os oferecem gratuitamente para a preservação da vida neste Planeta Terra.

Estas atividades no meu ponto de vista devem serem práticas e contínuas e não simplesmente algo teórico, abstrato impraticáveis, pois imediatamente caem no esquecimento as 23: 59 do dia 05/06, pelo contrário, os membros de cada comunidade, município, estado, país, e mundo, deveriam pensar para fazerem algo pequeno, mas que fosse prático e com condições de serem realizadas diariamente, somente assim se consegue também fazer e notar a diferença onde as pessoas têm suas residências.

As ações maiores, obrigatoriamente devem partir dos governantes e seus órgãos públicos que zelam pelos ecossistemas. Por quer estes têm o poder de constituírem políticas públicas de grandessíssimas envergaduras, para impactar a relação entre homem e natureza. Sempre com o objetivo de visar o uso dos recursos naturais de maneira sustentável. Tanto os recursos naturais renováveis e principalmente usar com cautela os recursos não renováveis. Saber usar conscientemente para que um dia não venha faltar para as próximas gerações deste Planeta Terra.  Até agora os humanos em nome do lucro a quer preço destruíram quase todos ou partes dos biomas da terra. Todos   são fundamentais para a continuação de todas as espécies e inclusive os humanos avarentos, egoístas que somente pensam no aqui e agora e não pensam no futuro de seus filhos, netos, e bisnetos e as demais gerações.


Vídeo  alusivo a semana mundial do meio ambiente  


Portanto, esta semana alusiva ao meio ambiente tem esta finalidade prática de promover uma reeducação permanente para todos os humanos exploradores e predadores dos recursos naturais.  Muitos simplesmente nem pensam que algum dia pode terminar tudo e também finalizar com o próprio homem egoísta onde o dinheiro, em suas vidas, fala mais alto.
Pode ser os bilionários deste mundo que mesmo dormindo estão ganhando dinheiro, mas se eles não pensarem em atividades práticas para ajudar a recuperar o ecossistema que suas empresas gigantes, destruíram e continuam a poluírem o meio ambiente a partir dos seus parques industriais, colaborando fortemente na contaminação do solo, lençóis freáticos, e do ar.Se não criarem políticas que venham usarem os meios naturais com equilíbrio, estes bilhões podem não servir para absolutamente nada daqui há alguns anos, podem virar pó.     

Este alerta vale tanto para os bilionários, milionários, quanto para todos os assalariados. Sem exceção todos tem a missão de colaborarem da melhor forma possível com o planeta Terra. Sejam a partir das pequenas e valiosas ações as impactantes neste momento qualquer ação vale ouro para melhorar a relação dos humanos com a natureza. 
Todavia, todos tem o dever de fazer alguma coisa que possa ser útil na preservação ambiental. Todos os humanos são responsáveis pela preservação do ecossistema. Estas ações podem serem como por exemplos:  jogar o lixo no lixo, não na rua, nem nos rios. Principalmente, os cuidados precisam serem minuciosamente redobrados naquelas gigantescas, operações para a   explorações dos recursos naturais. Onde se inclui a fauna e flora, construções de rodovias, e moradias habitacionais. A exploração dos continentes para extrair os minérios preciosos e todos os demais essenciais para o desenvolvimento econômico. A extração do petróleo, gases, carvão e todos os recursos hídricos.
Nunca esquecer também dos diversos tipos de poluições complexos que atingem diretamente a todos os humanos, como por exemplo: a poluição do ar, da água, e sonora tudo isso deve ser repensada por todos e manter uma convivência adequada com o lugar onde existem habitações e criar uma boa convivência com   a natureza.