Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Água da Terra está escassa e homem continua a poluir o restante.

O pouco de água doce que é escassa o homem polui e só resta a salgada.
A quantidade das águas salgadas e doces no Planeta Terra.
A escassez da água no mundo parece mesmo uma grande ironia da natureza para com os seres vivos entre eles os humanos, que não economizam e ainda poluem a água essencial para terem uma vida com qualidade neste mundo.
Coisas básicas que todos apendem na escola como os percentuais e a distribuição da água existente no Planeta Terra, permaneceram gravados na memória de muita gente, para aqueles prestaram bem atenção durante as aulas.  Naquela época escolar estes dados muitos alunos não consideravam tão importantes, apenas gostavam de rodar o globo terrestre e observar as cores azuis que a professora de geografia explicava zelosamente que eram as águas que cobriam a superfície terrestre   e apenas 29% do restante se constituíam de terra, era simplesmente deslumbrante estes valores.
Ora! Sem muita noção da importância da água e sua insuficiência que já é existente em muitos países do mundo.
Somente para relembrar aqueles números parece não mudaram muito, mas muitos cientistas dizem que pode sim, e um dia poderá faltar água potável para todos os seres vivos dependentes deste líquido precioso.

Sempre aprendemos que a superfície terrestre é coberta com 71% de água. Porém deste total da quantidade de água em nosso planeta está distribuída na seguinte divisão: os oceanos e mares contém 97,4% das águas que são   totalmente salgadas e improprias para o consumo humano. As geleiras são quase inacessíveis detêm apenas 2, % das águas doces.  Os Rios, lagos e fontes subterrâneas tem uma parcela que corresponde a 1, % das águas potáveis. 

Analisando este último percentual é assustador pois a cada década certamente o consumo de água potável aumentará por que também o número de habitantes no mundo também cresce desproporcional ao percentual de água potável disponível ao consumo per capita mundial. Nesta situação existe um agravante a grande quantidade de água impropria ao consumo por quer alguns humanos avarentos poluíram os rios, lagos, e lençóis freáticos indispensáveis para abastecer as capitais e as grandes, pequenas, cidades e todos os povos do mundo.

http://www.analiseagora.com/
Imagem fonte de água potável
Tem muitos países que a falta de água é um assunto sério e as pessoas sofrem muito com a falta deste liquido precioso.  O nosso país é privilegiado pela grande reserva de água doce subterrânea que possui através do gigantesco aquífero guarani, que é ainda pouco explorada, mas muitíssimo cobiçado pelas multinacionais que pretendem privatizar (isto é, o governo entregar de bandeja a preço simbólico) e depois   estas mesmas empresas explorarem o maior reservatório subterrâneo de água doce do Brasil e vender está mesma água a preço de ouro aos consumidores. Como está acontecendo com o setor elétrico, telefônico, mineradoras e todas as empresas brasileiras que foram vendidas a preços irrisórios.

Outro setor preocupante em relação a água em nosso país são as grandes poluições dos rios e lagos que abastecem a população. Infelizmente os maiores rios do país estão poluídos e as empresas gastam muito dinheiro para despoluir e deixar essa água potável. Porém, a água tem a aparência de ser potável, mas os habitantes ingerem uma água que está repleta de resíduos químicos invisíveis a olho nu e que são prejudiciais à saúde a longo prazo.

Portanto, nesta semana do meio ambiente, não poderia de enfatizar está realidade da água que realmente é preocupante agora e para as próximas gerações. Tem que se haver uma ampla campanha educacional na mídia e nas escolas ensinar didaticamente para economizar água no uso diário da casa. Esta inciativa precisará partir da iniciativa do governo e se juntar aos órgãos educativos oficiais do município, estado e país responsáveis pelo consumo da água adequadamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.