Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

O Brasil tem diversos sons musicais regionalistas.

Brasil é rico em som, letras e músicas entre as suas cinco regiões.  

O violão mostra a diversidade da música regionalista brasileira.
O violão mostra a diversidade da música regionalista brasileira. 
A música regionalista brasileira é uma área riquíssima a ser estudada pelo nosso povo. Todos cantam, dançam e preservam este gênero musical, mas poucos conhecem realmente, as origens e seus significados das letras, de cada canção que expressam; a vida de cada povo, dos seu Estado das regiões do país.

Importante salientar que   existe uma imensa multiplicidade de composições de cada região específica. Esta abundância merece ser estudada intensamente e compartilhada entre todos os brasileiros.
Por isso, que somente assim, os moradores de cada região, terão a oportunidade de conhecer as suas músicas e os seus significados de cada palavra, frase contida nas letras das composições musicais; após um profundo estudo.

País continental em território, costume e   cultura musical.

O Brasil é este gigante continental e cultural com os seus 8.515.767,049 km² de território distribuído em cinco regiões bem distintas, forma uma nação rica através dos   costumes, culinária, clima e existe uma grande mistura de músicas tradicionalistas, folclóricas conhecidas como regionalistas que completam a alegria do nosso povo.
Cada região se preserva a beleza de muitos sons musicais que identifica também o esforço dos habitantes destas regiões em expressarem seu jeito de ser através das canções regionalista brasileira. Há um acervo de melodias regionalistas que daria para fazer um amplo e excelente estudo para conhecer melhor as raízes de cada composição das regiões do Brasil.

A cultura musical do Brasil é excelente objeto de estudo.

Considero como ótima sugestão para se produzir uma tese de mestrado ou doutorado na área da cultura regionalista, entre os estudantes do ensino superior que estão a se especializarem em algum aspecto da cultura em especial a música do Brasil e suas raízes regionais. 
Como o nosso país é continental também suas riquezas culturais expressam de certa forma o tamanho deste país.  Há um campo amplo a ser explorado pelos habitantes de cada região e compartilhar entre as demais esta troca de conhecimento das músicas folclóricas de cunho regionalista.  
Portanto, neste post vamos ouvir ao menos uma música de cada região brasileira para mostrar quanto existe uma riqueza contrastada em relação a nossa cultura e perceber que existe uma infinidade que define a identidade cultural de cada região brasileira. É impossível expor todas, mas as mais conhecidas de cada região. 🎵🎼

Música do Sul do Brasil.


Música da Região Sudeste.
 

Música do Centro Oeste.

Música da Região Nordeste.


Música da Região Norte. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.