Num passeio uma descoberta, uma linda surpresa, flor de bananeira ornamental.

http://www.analiseagora.com/
Flor de bananeira ornamental
A nossa cidade tem que ser mais explorada pelos seus habitantes. Isto para se descobrir as coisas belas que a natureza nos oferece e nem as percebemos.    Num destes belos passeios nos arredores da nossa cidade de Campo Bom, região metropolitana de Porto Alegre, rs, Brasil. Observando as ruas e suas flores, porém numa rua um tanto abandonada descobri uma preciosa e belíssima flor de bananeira ornamental, claro ela tem outras várias denominações populares de acordo com os lugares onde-se encontra. Considero esta herbácea rara nesta cidade por quer ela é tipicamente da região da Amazônia. No entanto, foi uma grande surpresa encontrar em um certo ponto da cidade está maravilhosa de flor de bananeira ornamental raríssima nesta cidade. Estava acompanhado de alguns amigos e familiares os mesmos não a conhecia e por isso mesmo como tantas pessoas não deram muita importância. Imediatamente cliquei algumas fotos com meu celular, mas como possuí uma câmera de baixa resolução, as fotos não saíram perfeitas como gostaria. Contudo o registro foi feito e vou postar nesta matéria.

Algo que observei onde a bananeira se encontra dar para entender que também os donos do local não conhecem a grandiosidade ornamental, pelo fato de a mesma não estar bem cuidada como deveria ser uma flor exótica para a Região Sul do Brasil. Ora! Da Região Sul até a Região Norte do Brasil ou melhor entre Porto Alegre a Manaus tem uma distância de 4.789 km via BR 319 de carro leva 61 horas e tempo de voo com 1 ou mais paradas é de aproximadamente 6 h e mais horas.  (Dados do Google Mapas).Mostra que o nosso país é realmente um continente riquíssimo em tudo, na mistura de etnia, cultura, costumes, sotaques, clima, fauna e flora, etc.
http://www.analiseagora.com/
Tabela das temperaturas de janeiro de 2014,foto da Metsul metereologia.

Esta planta da família herbácea rizomatosa de porte alto pode crescer até crescer até 3,0 metros de altura. Não sei como veio nascer aqui na nossa cidade onde é bem conhecida no verão como um verdadeiro forno de tão quente, em 2014 foi um dos verões que bateu todos os recordes, houve dias que os termômetros atingiram a casa dos 35,9°C, mas a sensação térmica era de 50°C sem exageros, mas parecia um legitimo forno a lenha.  Porém, no inverno cai geada, muito frio, e a temperatura cai para os -5°C graus negativos ou mais. Observe esta tabela do calorão de janeiro de 2014.


http://www.analiseagora.com/
Um pé de bananeira ornamental e uma bela flor ao centro. 

Portanto, como já a conhecia lá mesmo na Região do Amazonas há alguns anos que passei férias em Manaus e outras cidades e notei a presença desta flor, mas muito exuberante e logo foi fácil de a reconhecer. Veio em minha mente as majestosas recordações daquele passeio de férias.  E amei saber que em nossa cidade existe uma flor tão bela, porém sem muito valor pelos seus próprios habitantes. É compreensível, pois quase ninguém sabe de sua existência, todavia, não podem a conhecerem e admirarem.  Por esse motivo não podem dar o devido valor.
Eu e minha esposa vamos combinar para irmos até a casa dos proprietários onde se encontra esta bela flor, conhecê-los e explicar para os donos sobre a grandiosidade desta planta para ornamentar qualquer jardim. Vamos procurar que o dono nos venda uma muda daquela planta ornamental para que possamos a cultivar no nosso jardim e multiplicar para doar para outras pessoas que se interessar obviamente.