Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

Peru a ave típica para a ceia natalina.

O peru é a ave da ceia natalina e de ações de graças em outros países.

 

A foto mostra o peru criado na roça o legitimo para uma excelente ceia natalina.
O peru criado na roça ótimo para a ceia natalina.

Antigamente era criado na roça para consumo próprio, hoje tudo é industrializado em escala comercial. O tradicional peru esta ave é servida na ceia natalina tem uma história muito antiga.

Segundo os pesquisadores, o peru é originário das florestas da América do Norte. Ave galiforme do gênero Meleagris, da espécie Meleagris, gallopavo, conhecida vulgarmente como peru-selvagem. O nome peru tem a sua origem provavelmente no topônimo Peru, por acreditar-se no século XVI que era dali que se exportava a ave para Portugal.

Em algumas famílias brasileiras a ceia natalina não pode faltar ao famoso peru. Esta ave é típica da América do Norte, mas se adaptou facilmente em todas as Américas do Sul e Central.

Ela é muito consumida nesta época do ano na noite do Natal e no dia de ações de graças nos EUA e na Europa.

Aqui no Brasil o consumo ainda é baixo, em média de 6% sendo que o país é segundo maior exportador e o terceiro grande produtor desta ave.

O que se nota é um leve aumento nestas últimas décadas no consumo do peru? Ainda é uma carne muito cara. Um peru que pesa em média 4 quilos custa setenta reais, este preço dá para fazer um belo churrasco de carne bovina para a família e alguns amigos especiais convidados.

 

Na tradicional virada do ano o cardápio muda conforme o gosto de cada família e região do Brasil.

 

A foto mostra o peru criado na roça o legitimo para uma excelente ceia natalina.
O peru criado na roça ótimo para a ceia natalina.

Muitas famílias geralmente se reúnem e já preferem comer peru na ceia natalina. Durante a noite da virada de ano se muda o cardápio e passam a consumir, as carnes de suínos e bovinos. Contudo, no sul do país tanto na noite de Natal quanto no “réveillon” se consome muitas outras carnes, principalmente o famoso churrasco típico gaúcho feito de carne bovina.



Antigamente as famílias que habitavam na roça cuidavam com muito zelo dos perus e galinhas durante o ano inteiro para serem degustados na noite de Natal e em momentos especiais. Quando se reuniam as grandes famílias para a realização da confraternização natalina, serviam os deliciosos perus e galinhas caipiras. Hoje, normalmente pelo fato de produzirem em escala comercial, são aves totalmente transgênicas, muito diferente daquelas criadas nas chácaras.

 

Atualmente as famílias já não são enormes como em décadas passadas. Além de serem pequenas normalmente comemoram sozinhas as festas de fim de ano. Muitas delas vivem bem longe dos filhos e seus descendentes. Estas comidas típicas da ceia vão também diminuindo e resta apenas uma espécie de saudosismo nesta noite onde se festeja o nascimento do Menino Jesus.

 

Atualmente as indústrias criam perus em escala comercial para atender o consumo interno no país e para a exportação. Estas aves crescem em pouco espaço de tempo com rações especiais, que aceleram o crescimento e deixam a carne macia e com sabor também especial. Os consumidores já as compram prontas e temperadas, sem se preocupar muito com o que fazer ou incrementar com receitas diferentes. O sabor não é o mesmo do peru criado na chácara. As aves como peru e tantas outras que são criadas na roça, são alimentadas à base de milho, gramas, minhocas e insetos. Por isso tem um sabor diferenciado daquelas produzidas nas granjas para o consumo interno dos brasileiros e para a exportação para os países que também adicionam esta ave, no cardápio de ações de graças.

 

Em qualquer período do ano sempre uma ave peru, preparada a gosto é sempre bem-vinda à mesa.

 

Portanto, seja durante ou depois do Natal o consumo da carne de peru é sempre bem-vinda. É uma carne tenra, saborosa e que faz a alegria de todos. Obviamente, nem todos são fãs da carne desta ave peru, mas particularmente gosto muito, e dos derivados do peru, saboreados durante o ano. Pense! Naquele gosto que não se discute, vamos logo ao supermercado para ver se ainda tem algum, para comprar e preparar para a ceia deste Natal em família. Procure a melhor receita para preparar esta saborosa ave de acordo com a marca comprada ou simplesmente utilize o cardápio da vovó que geralmente é a mais autêntica e deliciosa.

Sobretudo, comemorem esta celebração natalina juntos aos familiares e tenham sempre em mente o nascimento do Menino Jesus o Nosso Salvador. Este é o único sentido que faz unir todas as famílias ao redor da mesa para cear e dar graças, louvar ao nosso Rei Jesus. Agradecer a Deus porque Ele mandou o melhor presente para o mundo o seu Filho primogênito e unigênito como o redentor da humanidade.

Desejo um Feliz natal a todos, com ou sem peru! 🎅🎅

 

Escolha a sua receita.

 

Edu Guedes vai preparar o Peru natalino.

 


INGREDIENTES:

01 Peru de bom tamanho.

1/2 copo de manteiga derretida.

02 cebolas grandes picadas em 4.

04 cenouras cortadas em rodelas.

04 talos de salsão picados.

01 colheres de tomilho fresco.

01 folhas de louro.

02 copos de vinho branco seco.

01 copos de sal.

Pimenta do reino moída na hora a gosto.

 

MODO DE PREPARO:

Coloque o sal no interior do Peru, coloque-o em uma vasilha grande e cubra com água gelada.

Leve ao refrigerador por 12 horas.

Pré aqueça o forno a 180 graus e coloque o Peru com o peito para baixo em uma assadeira antiaderente.

Pincele o Peru com metade da manteiga e recheie-o com metade da cebola, cenoura e temperos.

Disponha a outra metade na assadeira e regue tudo com um copo de vinho branco.

Deixe assar nesta posição por uma hora e depois vire-o cuidadosamente, pincelando-o com o restante da manteiga.

Deixe assar por mais 3 horas, até que esteja completamente assado e dourado.

Retire-o do forno e remova a cebola e as cenouras do interior, levando ao fogo com o líquido da assadeira.

Coloque um copo de vinho e deixe reduzir. Coe o caldo e sirva sobre o Peru fatiado.

Observação: Caso utilize Peru temperado, reduza o sal a uma colher.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.