Pular para o conteúdo principal

O voluntariado quebra os velhos paradigmas do egoismo.


http://www.analiseagora.com/
A imagem mostra que o voluntariado tem o poder de transformar vidas.

Hoje dia 28 de agosto dedicado ao voluntariado, àquelas pessoas que fazem atividades voluntárias nas ONGs, em regra sempre no anonimato e não remuneradas. Uma prática incomum para algumas pessoas que se desvencilharam de si para ajudar seus semelhantes em dificuldades. O trabalho voluntário transforma lentamente a sociedade egoísta em solidária. 
  
Geralmente a grande maioria dos humanos vive mergulhada simplesmente em seu ego, no seu próprio mundo. Além disso, não conseguem a sair de si, ver o sofrimento alheio. E o pior já mais vai pensar em tirar um tempo para ajudar os outros que estão passando por necessidades de todos os tipos. Convenhamos! Esta nossa sociedade moderna da era digital, tudo flui para construção do egoísmo.  Pensam assim! Isso aqui é meu, a luta constante para apoderar-se do poder, é ter e ter e mais ter e se esquecem do ser, o ter se sobrepõe ao ser. As coisas materiais tem mais valor do que a as coisas subjetivas como o valor da vida. A regra básica e cruel que muitos humanos adotam é as pessoas vale o que tem de bens materiais. É um absurdo, mas muitas pessoas infelizmente pensam e agem assim.

Atualmente habitamos em uma sociedade onde se predomina é a palavra-chave egoísmo entre os humanos. O que vale mesmo é as egoístas máximas, “cada um por si”, “se virem com seus problemas”, “me errem”, “não me incomodem”, ”não tenho tempo”, “não tenho nada a ver com isso”. Porém, para fazer o contraponto a esta realidade ruim, surgem pessoas com outro rumo e comportamentos diferentes e solidários para inverter a força do ego dominante no mundo contemporâneo.
Estas pessoas dedicam- se habitualmente dias e horas das suas vidas a ajudar pessoas a se erguer de uma circunstância péssima que se encontram na vida, para reaprenderem encontrar o sentido da vida. Muitas pessoas se disponibilizam a praticar algo incomum do ponto de vistada sociedade egocêntrica, atuando no voluntariado. Um gesto nobre e destruidor do velho paradigma do egocentrismo.
Portanto, neste dia dedicado ao voluntariado queremos reiterar a impotência, deste gesto nobre dos heróis que doam uma grande parcela de suas vidas a colaborarem anonimamente para ajudarem outras pessoas a se reencontrarem e redescobrirem o sentido para suas vidas.


A nossa homenagem sincera a estes construtores de uma nova sociedade justa, solidária e fraterna. Estas pequenas ações de ajudar as pessoas necessitadas em todas as áreas se tornam grandiosas e de valor subjetivo incomensurável. Tanto para quem as executam, quanto para quem às recebem. 

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença sentimento negativo presente nas relações humanas.

A indiferença está presente na vida humana e   setores da sociedade. A indiferença um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimentonegativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos.
Podemos perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. No plano social há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos humanos reagirem indiferentemente frente os problemas alheios. No âmbito governamental o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente entre nação dominante …

Quando a ganância vem ofuscar a razão.

Quando a razão é ofuscada pela ganância do ter, o homem caminha para autodestruição do ser.A ganância um dos sentimentos inatos dos homens carregados de muitas perversidades próprias de sua natureza pecaminosa e insaciável para querer tudo que os sentidos percebem. Averiguada, desde o início da humanidade até os dias de hoje, tem causado muitas dores e sofrimentos ao ganancioso e a sociedade. Na atualidade surge com mais intensidade e métodos extremamente nefandos para conseguir os desejos materiais impossíveis, muito dinheiro e poder sem limites. O brilho das moedas recebidas de maneira fraudulenta vem ofuscar a razão deixando a entorpecida para qualquer tentativa de chamar a reflexão, a sanidade humana, fundamentada nos valores éticos e morais.