O voluntariado quebra os velhos paradigmas do egoismo.


http://www.analiseagora.com/
A imagem mostra que o voluntariado tem o poder de transformar vidas.

Hoje dia 28 de agosto dedicado ao voluntariado, àquelas pessoas que fazem atividades voluntárias nas ONGs, em regra sempre no anonimato e não remuneradas. Uma prática incomum para algumas pessoas que se desvencilharam de si para ajudar seus semelhantes em dificuldades. O trabalho voluntário transforma lentamente a sociedade egoísta em solidária. 
  
Geralmente a grande maioria dos humanos vive mergulhada simplesmente em seu ego, no seu próprio mundo. Além disso, não conseguem a sair de si, ver o sofrimento alheio. E o pior já mais vai pensar em tirar um tempo para ajudar os outros que estão passando por necessidades de todos os tipos. Convenhamos! Esta nossa sociedade moderna da era digital, tudo flui para construção do egoísmo.  Pensam assim! Isso aqui é meu, a luta constante para apoderar-se do poder, é ter e ter e mais ter e se esquecem do ser, o ter se sobrepõe ao ser. As coisas materiais tem mais valor do que a as coisas subjetivas como o valor da vida. A regra básica e cruel que muitos humanos adotam é as pessoas vale o que tem de bens materiais. É um absurdo, mas muitas pessoas infelizmente pensam e agem assim.

Atualmente habitamos em uma sociedade onde se predomina é a palavra-chave egoísmo entre os humanos. O que vale mesmo é as egoístas máximas, “cada um por si”, “se virem com seus problemas”, “me errem”, “não me incomodem”, ”não tenho tempo”, “não tenho nada a ver com isso”. Porém, para fazer o contraponto a esta realidade ruim, surgem pessoas com outro rumo e comportamentos diferentes e solidários para inverter a força do ego dominante no mundo contemporâneo.
Estas pessoas dedicam- se habitualmente dias e horas das suas vidas a ajudar pessoas a se erguer de uma circunstância péssima que se encontram na vida, para reaprenderem encontrar o sentido da vida. Muitas pessoas se disponibilizam a praticar algo incomum do ponto de vistada sociedade egocêntrica, atuando no voluntariado. Um gesto nobre e destruidor do velho paradigma do egocentrismo.
Portanto, neste dia dedicado ao voluntariado queremos reiterar a impotência, deste gesto nobre dos heróis que doam uma grande parcela de suas vidas a colaborarem anonimamente para ajudarem outras pessoas a se reencontrarem e redescobrirem o sentido para suas vidas.


A nossa homenagem sincera a estes construtores de uma nova sociedade justa, solidária e fraterna. Estas pequenas ações de ajudar as pessoas necessitadas em todas as áreas se tornam grandiosas e de valor subjetivo incomensurável. Tanto para quem as executam, quanto para quem às recebem.